{% comment %}Default{% endcomment %}

Como fazer fitagem no cabelo cacheado: passo a passo

Compartilhar
Como fazer fitagem no cabelo cacheado: passo a passo

Se você está sempre buscando formas de finalizar seus cachos, este tutorial de como fazer fitagem no cabelo cacheado é para você.

Caso você não esteja familiarizada(o) com o termo, fique tranquila(o): a fitagem é uma técnica de texturização para deixar os cachos mais definidos, sem frizz e volume excessivo, usando os dedos (ou uma escova para fitagem) e um leave-in finalizador.

Neste conteúdo, vamos explicar como funciona a técnica na prática e apresentar um passo a passo para você fazer a fitagem em casa e sem complicação. Vamos lá?

Produtos para fazer fitagem no cabelo

No início deste post já falamos brevemente o que é fitagem, mas se você quer se aprofundar no assunto antes de aprender como fazer fitagem no cabelo cacheado, recomendamos que você leia um outro artigo do nosso blog: Fitagem no cabelo: técnica para cachos mais definidos.

Como dissemos, para a fazer a fitagem você precisará de muito pouco: para a técnica tradicional mais simples, você poderá usar seus dedos e um creme finalizador de sua preferência. Para outras versões de fitagem você pode usar um pente de cerdas largas, uma escova para fitagem, óleos vegetais e até uma camiseta de algodão.

A dica aqui é escolher o creme que você usará na fitagem com sabedoria: use um finalizador específico para cabelo cacheado e dê preferência para produtos ricos em ingredientes naturais, como os óleos vegetais, por exemplo, e com formulações livres de químicos agressivos como os parabenos, petrolatos e silicones, principalmente os insolúveis.

Também é importante escolher um leave-in finalizador para cabelos cacheados que tenha proteção térmica e solar, para proteger os fios da exposição ao sol e calor excessivo. A textura também é relevante: apesar de existirem versões em spray, para a fitagem prefira as versões em creme.

Se você optar por usar uma escova, escolha uma específica para a curvatura dos seus fios e finalização. Temos um conteúdo com as melhores escovas para cabelos cacheados e que poderá te ajudar nesta escolha.

Para o óleo vegetal, a dica é ler o rótulo e se certificar de que ele é puro e 100% vegetal.

Como fazer fitagem no cabelo cacheado passo a passo

Fitagem no cabelo cacheado: mulher cacheada com cabelo solto

Vamos ao que interessa: como fazer fitagem no cabelo cacheado.

Para começar, existem 3 tipos de fitagem: a tradicional a estruturada e a plopping. A seguir vamos ensinar como fazer cada uma delas.

Fitagem Tradicional

O que você vai precisar:

  • Seus dedos ou uma pente/escova para fitagem;
  • Leave-in.

Como fazer:

  1. Lave o cabelo como de costume, preferencialmente com um shampoo sem sulfato, que limpa sem agredir os fios. Condicione normalmente e enxágue;
  2. Com os fios ainda úmidos, separe o cabelo em partes para facilitar o processo;
  3. Pegue uma destas partes, começando pela nuca e aplique o leave-in penteando a mecha com os dedos. Evite a raiz e espalhe o creme por todo o comprimento e pontas;
  4. Com o leave-in já distribuído no cabelo, passe os dedos pela mecha com movimentos firmes, dividindo a mecha em fitas entre os dedos, como se estivesse penteando os fios. Ao fim do processo, você terá 4 fitas. Caso tenha optado por usar um pente ou escova, essa é a hora: use-a para fazer as fitas.
  5. Repita esse movimento em todas as outras partes do cabelo;
  6. Ao finalizar, “amasse” cuidadosamente os fios de baixo para cima, em direção à raiz e dê uma suave balançada na cabeça para soltar os fios. Deixe secar naturalmente.
  7. Depois de seco, você verá que cada fita formará um cacho bem definido.

Fitagem Estruturada

O que você vai precisar:

  • Seus dedos ou uma pente/escova para fitagem;
  • Leave-in;
  • Óleo vegetal da sua preferência.

Como fazer:

  1. Assim como na tradicional, na fitagem tradicional, você deve lavar e condicionar os fios normalmente e separar o cabelo em partes;
  2. Feito isso, pegue uma das mechas e aplique o óleo vegetal, enluvando e massageando todo o comprimento e pontas, mas evitando contato com a raiz;
  3. Na sequência, aplique o leave-in, penteando a mecha com os dedos;
  4. Comece a separação da mecha em fitas, com os dedos ou pente/escova para fitagem;
  5. Repita todo esse procedimento, da aplicação do óleo vegetal até a formação das fitas em todo o cabelo;
  6. Depois é só amassar suavemente, movimentar o cabelo para soltar as fitas que estiverem mais grudadinhas e deixar secar naturalmente.

Justamente por levar óleo vegetal na técnica, a fitagem estruturada é mais indicada para cabelos secos ou que estejam ressecados, pois o óleo ajudará também a nutrir e fio e mantê-lo saudável. É preciso ter cuidado com a quantidade de óleo usada, pois ele pode deixar o cabelo com aspecto pesado após a fitagem.

Fitagem Plopping

O que você vai precisar:

  • Seus dedos ou uma pente/escova para fitagem;
  • Leave-in;
  • Camiseta de algodão.

Como fazer:

A fitagem plopping é muito parecida com a tradicional: você vai aplicar o leave-in por mecha, separar fitas com os dedos ou pente/escova e amassar os fios normalmente. A única diferença é que, depois de amassar, você vai amarrar uma camiseta de algodão na cabeça, como se fosse uma touca e deixar “abafando” por pelo menos, meia hora.

Se preferir, você pode deixar a camiseta até o cabelo secar, mas se ela ficar muito molhada, é melhor trocá-la por uma seca.

Depois é só tirar a camiseta com cuidado e curtir seus cachos super definidos!

Quanto tempo dura a fitagem? Dicas para durar mais!

Depois de aprender como fazer fitagem no cabelo cacheado, vem a dúvida… Mas quanto tempo o efeito da fitagem dura?

Bom, isso depende de alguns fatores, mas pode durar de 2 a 5 dias, dependendo principalmente da quantidade de oleosidade natural que o seu couro cabeludo produz e também dos seus cuidados com os fios.

Para que os cachos durem mais, recomenda-se o uso de leave-in em creme, pois eles tendem a segurar mais o formato dos cachos. Escolha produtos que tenham em sua composição manteigas e óleos vegetais.

Também evite prender o cabelo ou passar a mão pelos fios, pois isto desmancha os cachos.

Caso precise restaurar os cachinhos nos dias seguintes à fitagem, a dica é passar o próprio leave-in ou um outro produto umidificador e fazer aquele já conhecido movimento de amassar os fios para que eles retornem à curvatura com mais definição.

E então? Agora que você já sabe como fazer fitagem no cabelo cacheado, está pronta(o) para sair por aí com cachos lindos, definidos e naturais? Aproveite para saber mais sobre como cuidar do seu cabelo com o conteúdo sobre 8 inovações para cuidar do seu cabelo cacheado.

Como dar banho de brilho no cabelo em casa

Como dar banho de brilho no cabelo em casa

4 penteados para Ano Novo para fazer em casa!

4 penteados para Ano Novo para fazer em casa!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}