index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Penteados protetores: o que são e para que servem?

Penteados protetores: o que são e para que servem?

Com certeza você já deve ter ouvido falar dos famosos penteados protetores, né?

A maioria das pessoas com fios crespos e cacheados sabem que manter os cabelos sempre saudáveis é um desafio constante. Porém, felizmente, estes penteados, também conhecidos como estilos de proteção podem ajudar - e muito - na hora de combater as pontas duplas e a quebra dos fios.

Isso porque eles são capazes de proteger os cabelos dos agentes externos que podem danificá-los, como os raios solares, a poluição, o cloro e muitos outros. Dessa forma, reunimos algumas ideias de penteados protetores aqui neste post para te inspirar.

Ficou curiosa(o) para entender mais sobre eles? Confira!

O que são penteados protetores?

Mulher com o cabelo presoComo dissemos, os penteados protetores são muito utilizados para proteger os cabelos cacheados e crespos de agressões externas. Eles devem esconder as pontas dos fios, protegendo-as e permitindo que cresçam ainda mais saudáveis, sem a necessidade de um corte.

A melhor parte dos penteados protetores é que eles podem ser feitos em qualquer comprimento de cabelo. E, além disso, possuem pouca necessidade de manutenção - facilitando os cuidados capilares em rotinas mais agitadas.

Benefícios para os cabelos crespos e cacheados

Os penteados protetores, ou estilos de proteção, são fundamentais para manter os cabelos crespos e cacheados com um aspecto saudável e muito mais bonito.

Nos meses mais frios, eles protegem os fios dos ventos, chuvas e ar gelado. Enquanto no verão, esses penteados evitam danos causados pelo sol e cloro. Afinal, as diferentes condições climáticas fazem com que o cabelo se expanda ou contrais, desgastando as fibras capilares, tornando-o mais fraco.

Nestes casos, os penteados protetores ajudam a manter os cabelos saudáveis e possibilitam que os fios cresçam de forma mais saudável. E como eles não necessitam de muita manutenção, também evitam que tenhamos que pentear e desembaraçar o cabelo constantemente, contribuindo para a diminuição de sua quebra durante a escovação.

Ideias de penteados protetores para você apostar!

Mulher com cabelo trançadoOs estilos mais populares de penteados protetores são as tranças, box braids, coques altos e laces. Mas você sabia que existem vários outros tipos para estilizar os seus fios?

Pois é, separamos 7 ideias bem bacanas para te inspirar. Olha só.

Coque croissant

O coque croissant é um dos penteados protetores mais simples de fazer. E o seu segredo é não alisar o cabelo antes de prendê-lo e nem deixá-lo muito apertado, para não danificar seus cachos ou quebrar os fios crespos.

Coques

Sejam eles altos, médios, pequenos, ou bantu knots espalhados pela cabeça, os coques são penteados protetores super rápidos de fazer e, ainda, os mais conhecidos de todos.

Box braids

Apostar nas box braids pode ser uma alternativa excelente para quem está deixando o cabelo crescer. Afinal, com este penteado, é possível ter os fios longos antes mesmo deles alcançarem, de fato, esse comprimento. Incrível, não acha?

Tranças

Coroas de tranças ou qualquer outra variação de penteados com tranças também são exemplos que podem resultar em ótimos penteados protetores.

Mas atenção: não se esqueça de esconder a ponta da sua trança dentro do penteado para evitar qualquer atrito com suas roupas, ok?

Laces

As laces são um tipo de peruca que imita o couro cabeludo, o que faz com que sua aplicação seja ainda mais natural. Este modelo vem ganhando muitas adeptas e tem ajudando bastante quem está passando pela transição capilar.

Twists

Apesar de muito parecido com as tranças, este tipo de penteado protetor é feito apenas com duas mechas. Os twists também podem ser feitos com materiais sintéticos e seu preço costuma ser parecido com o das box braids.

Dreads

Que tal apostar em um modelo removível de dreads para aproveitar todo o estilo desse penteado e ainda manter os seus fios intactos por baixo? E a melhor parte é que eles podem ser feitos com lã, o que garante um ótimo custo benefício para o resultado final.

Atente-se aos cuidados necessários

Preparar o cabelo antes de adotar penteados protetores é fundamental para seu cronograma capilar. Afinal, é importante garantir que o cabelo esteja limpo e livre de qualquer acúmulo de produtos, que poderiam levar à sua quebra.

Uma forma bem bacana de garantir que os seus fios estejam prontos para receber o seu penteado protetor favorito é utilizar produtos personalizados para o seu tipo de cabelo em sua rotina de cuidados capilares. Assim, você atenderá a todas as reais necessidades dos seus cabelos e os preparará para o penteado que irá fazer.

Ah… Os penteados protetores devem ficar intactos por alguns dias. Por isso, busque utilizar uma fronha ou touca de cetim para dormir e evite que o seu penteado acorde amassado. Além disso, sempre opte por deixar os fios mais frouxos para que você não sofra com dores de cabeça, hein!

E se desejar, temos um conteúdo incrível aqui no blog ensinando 8 técnicas inovadoras para cuidar do cabelo cacheado… Dá uma olhadinha!

×