Passo a passo para fazer uma umectação quente nos fios!

Compartilhar
Passo a passo para fazer uma umectação quente nos fios!

Se você adora cuidar dos cabelos, certamente já ouviu falar da umectação capilar. Mas você sabia que existem diferentes formas de fazer este tratamento? E a umectação quente é uma delas.

Aquecendo o óleo, a umectação se torna ainda mais potente, por isso, ela é indicada para cabelos que estejam muito ressecados ou danificados por química e colorações.

Se este é o seu caso, este artigo é para você. Vamos te ensinar o passo a passo para fazer uma umectação quente e aproveitar o máximo dos benefícios que este tratamento pode proporcionar. Confira!

Umectação capilar tradicional x umectação quente

Você deve estar se perguntando… Qual a diferença entre a umectação tradicional e a umectação quente?

Vamos explicar: a diferença que é na umectação quente você aquece o óleo vegetal antes de aplicá-lo nos fios.

A temperatura elevada do óleo vegetal, consegue nutrir melhor a fibra capilar e age de forma ainda mais rápida. O óleo quente faz com que as cutículas do fio fiquem abertas para que os nutrientes possam penetrar nos fios com mais facilidade, deixando o cabelo mais macio, brilhoso e bem longe do ressecamento.

Além disso, o óleo com temperatura elevada age mais rapidamente nos fios, o que é ótimo para quem não tem muito tempo e precisa de tratamentos rápidos: ao contrário da tradicional, em que o óleo fica agindo durante 2 horas nos fios, na umectação quente, 40 minutos é o suficiente.

Benefícios da umectação quente

Mulher cacheada fazendo umectação quente

Rápida, simples, barata e natural. Estas são algumas vantagens da umectação quente. Mas olha só os benefícios que este tratamento pode trazer para o seu cabelo:

  • Mais hidratação e nutrição;
  • Repõe lipídios perdidos por agressões externas;
  • Redução e prevenção do frizz;
  • Cabelo com muito mais brilho;
  • Combate a porosidade;
  • Previne o surgimento de pontas duplas;
  • Controla o volume e ajuda na definição de ondas e cachos.

Dicas para aquecer o óleo vegetal

Agora que você já conhece a umectação quente, vamos a algumas dicas sobre óleo vegetal.

Para começar: qual óleo escolher? Bom, existem muitos óleos vegetais que só fazem bem para os fios, eles são baratos e fáceis de encontrar, geralmente em lojas de produtos naturais.

Aqui na JustForYou somos apaixonados por óleos vegetais e muitos deles estão presentes nas nossas fórmulas personalizadas de produtos capilares. Olha só alguns deles: óleo de coco, óleo de abacate, óleo de gérmen de trigo e o raro e nobre óleo de manketti.

Amamos tanto os óleos vegetais que até temos um conteúdo que fala só sobre eles: os melhores óleos para umectação capilar. Lá você pode ver as principais características de cada óleo e escolher a melhor opção para o seu cabelo.

Uma outra dica para escolher o óleo certo para sua umectação quente: certifique-se de que ele é 100% natural e puro. Estas informações constam no rótulo do produto.

Quando o assunto é umectação quente, é preciso ter bastante cuidado na hora de aquecer o óleo, pois se a temperatura estiver muito alta, o óleo pode queimar os fios e couro cabeludo, danificando e até causando acidentes e queimaduras.

O óleo pode ser aquecido tanto no fogão como no micro-ondas. No fogão, aqueça-o em banho maria, ou seja, coloque o óleo em um recipiente e depois em uma panela com água. Fique de olho e vá testando a temperatura, que deve ser confortável sobre a pele. Se sentir quente demais ou queimando, tire e espere esfriar um pouco.

Se for aquecer no micro-ondas, coloque para esquentar por 30 segundos. Caso não atinja a temperatura ideal, volte para o micro-ondas e vá aquecendo de 10 em 10 segundos até que fique quente o suficiente, mas sem queimar hein?

Como fazer a umectação quente

Vamos ao que interessa? Preparamos um tutorial passo a passo para você fazer uma umectação quente em casa para o seu cabelo.

  1. Aqueça o óleo no fogão ou no micro-ondas seguindo as orientação acima;
  2. Divida o cabelo - seco e “sujo” - em mechas;
  3. Aplique o óleo começando pela raiz até as pontas, mecha a mecha, enluvando bem os fios, para que os nutrientes penetrem na fibra capilar;
  4. Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos para ativar a circulação sanguínea. Isso ajuda a estimular o crescimento do cabelo;
  5. Deixe o óleo agir por 40 minutos;
  6. Enxague os fios, removendo completamente o óleo. Não é necessário usar shampoo e, preferencialmente, enxágue com água fria.
  7. Finalize como de costume.

Sem dúvidas, a principal vantagem da umectação quente é que o óleo em alta temperatura penetra melhor no fio, nutrindo a fibra capilar com mais intensidade e em menor tempo. Como dissemos, 40 minutos é o tempo para que o óleo aja nos fios, ou seja, o tratamento é ideal para quem tem pouco tempo para cuidar dos cabelos.

Se você quer algo ainda mais prático que a umectação quente, a dica é escolher produtos capilares que tenham óleos vegetais em sua composição. Assim, você terá os benefícios de uma nutrição, dentro da sua rotina diária de hair care. Aqui na JustForYou, personalizamos sua fórmula de acordo com as necessidades do seu cabelo e diferentes óleos vegetais podem ser utilizados no seu condicionador, máscara hidratante e leave-in, além de outros ingredientes nobres e naturais.

Ainda não conhece nossos produtos? Preencha nosso teste online e personalize sua fórmula.

Como fazer uma umectação noturna? Passo a passo!

Como fazer uma umectação noturna? Passo a passo!

Como fazer hidratação com babosa: 3 receitas caseiras passo a passo

Como fazer hidratação com babosa: 3 receitas caseiras passo a passo

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento