index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Tonalizante x Tintura: qual o mais indicado?

Tonalizante x Tintura: qual o mais indicado?

O tonalizante e a tintura são muito utilizados pela maioria das pessoas para mudar ou disfarçar um visual. No entanto, eles podem ser facilmente confundidos por possuírem a mesma finalidade. Mas você sabia que existem algumas diferenças muito grandes entre as ações de cada uma dessas colorações?

Para escolher a melhor opção para os seus cabelos, é muito importante entender como cada produto age e as suas principais indicações. Afinal, enquanto as tinturas cobrem 100% dos fios brancos, os tonalizantes permitem uma cobertura mais natural, mas que desbota um pouco mais rápido, sendo mais indicados para quem não deseja perder o aspecto original do cabelo.

Pensando nas inúmeras características que cada tipo de coloração possui, reunimos tudo o que você precisa saber sobre este assunto no nosso post de hoje. Assim, acabaremos com todas as suas dúvidas e você decidirá qual é o mais indicado para os seus fios: tonalizante ou tintura!

Vamos lá?

Tonalizante

O tonalizante é um tipo de coloração semipermanente, que acaba desbotando ao longo das lavagens dos fios. Isso acontece porque este produto não apresenta componentes agressivos, em sua composição, para penetrar severamente nas fibras capilares, justificando sua ação mais superficial.

De um modo geral, o tonalizante serve para trazer de volta a vitalidade dos cabelos ou cobrir os primeiros fios brancos. Porém, ele também pode ser utilizado por quem já passou por processos químicos nos fios, pois é menos agressivo e não altera a estrutura capilar.

Por não conter amônia em sua formulação, este produto é uma boa opção para pessoas alérgicas e, até mesmo, por mulheres grávidas.

Mas atenção: ele não deve ser usado no primeiro trimestre da gestação e deve ser autorizado pelos médicos, ok?

Tintura

Ao contrário do tonalizante, a tintura é uma coloração permanente, capaz de agir dentro dos fios, tendo uma durabilidade maior. Por causa de seus ativos mais agressivos, ela consegue agir dentro das fibras capilares, alterando a cor dos cabelos de forma duradoura.

A tintura serve para mudar a cor do cabelo por períodos mais longos, sendo muito indicada para a cobertura definitiva das mechas grisalhas. Além disso, por conseguir clarear até dois tons dos nossos fios naturais, ela também pode ser utilizada para modificar suas cores, tanto para mais escura, quanto para mais clara.

Devido ao fato de possuir amônia e água oxigenada em suas composições, as tinturas podem acabar danificando os cabelos com maior facilidade, ressecando-os. Por isso, é fundamental investir em uma boa rotina de hair care após utilizar este tipo de produto!

Quando cada um é mais indicado?

Cabeleireira misturando tinturaAgora que já te explicamos a diferença entre tonalizante e tintura, vamos te mostrar qual tipo de coloração é o mais indicado para cada objetivo.

Isso te ajudará a escolher o melhor produto para os seus fios, evitando qualquer tipo de dor de cabeça futura, como ressecamento, quebra e até queda capilar. Olha só:

Opte pelo tonalizante se…

  • Os seus fios estiverem muito danificados ou quebradiços;
  • O seu cabelo for natural e você quiser experimentar um novo tom;
  • Você quiser realçar a cor natural dos seus cabelos e ressaltar seu brilho;
  • Quiser retocar uma cor que desbotou ou reverter o amarelado dos fios loiros.

Opte pela tintura se…

  • Você quiser colorir os fios brancos de forma permanente;
  • Desejar uma mudança duradoura.

Como aplicar cada tipo de coloração?

Apesar de cada coloração possuir uma característica diferente, o modo de aplicá-las é bastante parecido. Sabia disso?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te auxiliar a aplicar o seu tonalizante ou tintura nos fios de forma simples e prática. Dá só uma olhada nesse tutorial!

Você vai precisar de:

  • Tonalizante ou tintura;
  • Luvas;
  • Creme hidratante;
  • Pincel;
  • Camiseta antiga;
  • Prendedores de cabelo;
  • Máscara hidratante.

Passo a passo:

  1. Antes de aplicar o tonalizante ou a tintura em seus cabelos, passe uma boa camada de creme hidratante em suas orelhas, testa e nuca para evitar que sua pele acabe manchada;
  2. Coloque uma roupa mais antiga e utilize luvas para impedir qualquer transtorno durante esta aplicação;
  3. Divida o seu cabelo em quatro partes, a partir do centro da cabeça;
  4. Prenda três partes e divida a restante em outras mechas, isso facilitará uma aplicação mais homogênea;
  5. Comece pelas partes de baixo do cabelo, aplicando o produto a partir da nuca, em direção o topo da cabeça;
  6. Deixe a coloração agir de acordo com as instruções presentes no rótulo da embalagem;
  7. Enxágue os cabelos e aplique uma boa máscara hidratante para tratá-los após o procedimento.

E pronto! Agora é só curtir o seu novo visual!

Manutenção

Mulher pintando a raiz do cabeloO tempo de manutenção do tonalizante e da tintura acabam se diferenciando, justamente, pelo fato de um tipo de coloração possuir químicos agressivos em suas composições e o outro não. Afinal, isso afeta diretamente a sua durabilidade.

A manutenção do tonalizante deve ser feita a cada 15 dias, principalmente pelo crescimento da raiz dos fios. Porém, para diminuir o seu desbotamento, é muito importante utilizar produtos específicos para cabelos tingidos, hein! Eles te ajudarão - e muito - a manter o aspecto do seu cabelo sempre bonito e saudável.

Já a tintura, apesar de durar por 30 dias nos fios, também necessita de cuidados muitos específicos para proteger a sua cor. Nesse caso, apostar na personalização dos seus cosméticos capilares pode ser uma ótima opção. Assim você consegue dar aos seus cabelos o cuidado específico e individual que ele tanto merece!

Não deixe os seus cuidados de lado

Seja um tonalizante ou tintura, é muito importante entender a melhor forma de cuidar dos seus fios tingidos com produtos próprios para eles, assim como aderir a novos hábitos de hair care. Isso te auxiliará a ter bons resultados e ficar satisfeita(o) com o aspecto que os seus cabelos possuirão!

Não deixe de fazer uma boa hidratação capilar toda semana e utilizar um bom leave-in com proteção térmica em suas finalizações. Pequenos hábitos como esses são essenciais para prolongar o brilho e a vitalidade da cor dos seus fios.

Ah… E se quiser saber nossas formas favoritas de cuidar do cabelo tingido, não deixe de conferir o nosso post sobre o assunto. Você vai adorar descobrir como os seus fios podem se tornar ainda mais saudáveis com pequenas ações em sua rotina!

×