index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como hidratar o cabelo: saiba a hidratação ideal para o seus fios

Como hidratar o cabelo: saiba a hidratação ideal para o seus fios

Como hidratar o cabelo? A hidratação é o tratamento mais adotado entre as mulheres por ser responsável pela reposição de água dos fios e por mantê-los mais saudáveis.

Mas, apesar de sua popularidade, é muito comum existirem dúvidas sobre qual a hidratação ideal para os cabelos. É comum a gente, por exemplo, colocar a culpa na máscara de hidratação, certo? No entanto, acredite: talvez o processo não esteja sendo realizado corretamente!

Se é preciso hidratar em salão? Não necessariamente! Você pode (e deve!) fazer uma hidratação com qualidade em casa mesmo! Para isso, é primordial procurar por produtos que tenham bons ativos na sua composição. Isso vai garantir que proporcionem um resultado satisfatório. Veja algumas dicas para escolher a máscara hidratante perfeita e como hidratar o cabelo.

Sinais dados pelos fios

Os fios mandam sinais quando precisam de hidratação. Por exemplo, quando estão porosos, ressecados e quebradiços isso pode ser um sinal de perda hídrica e de nutrientes.  Além do mais, o toque é essencial para identificar o problema, uma vez que o cabelo se torna extremamente áspero e rígido quando está ressecado.

Portanto, uma forma de saber se o cabelo precisa de hidratação é passar os dedos ao longo de todo o comprimento dos fios. Caso perceba nós e pontas duplas, isso indica que está na hora de devolver os nutrientes perdidos e a umidade da fibra capilar.

Como escolher a máscara de hidratação apropriada

Antes de aprender como hidratar o cabelo, é preciso escolher o produto mais adequado para o tratamento. A escolha do produto de hidratação deve ser feita levando-se em consideração a textura e espessura do cabelo.

Os cabelos mais lisos e finos, só precisam de hidratações constantes quando danificados. São cabelos mais oleosos naturalmente. Portanto, é possível realizar hidratações em períodos mais espaçados, em intervalos de 15 dias.

Os cabelos finos e cacheados costumam dispor de raiz oleosa e pontas secas, pois a curvatura dificulta que óleo natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Por isso, precisam de máscaras adequadas a esse tipo de cabelo. Utilize o produto após a lavagem com shampoo, seguindo as orientações do fabricante.

Já para os cabelos médios ou cacheados é indicado que se substitua o condicionador tradicional pelas máscaras hidratantes de ação profunda. Mas não é necessário substituir em todas as lavagens. Faça isso uma vez por semana, ou a cada 15 dias, de acordo com o nível dos danos do fio.

Já os fios de textura grossa, cacheados ou crespos precisam de máscaras hidratantes potentes e ricas em nutrientes e ativos reparadores. Dê preferência para produtos que tenham óleos vegetais em sua composição, pois estes ingredientes são capazes de nutrir e hidratar a fibra capilar profundamente. Por isso, ajudam a alinhar e manter a disciplina do cabelo.

Como hidratar o cabelo: aplicação

Mulher aplicando máscara de hidratação no cabelo

Feita a escolha da máscara de hidratação ideal para o seu tipo de cabelo, é muito importante que o cabelo esteja limpo antes do tratamento. Dessa maneira, o cabelo absorve melhor os produtos quando está livre de sujeiras e impurezas.

Use apenas o shampoo antes da aplicação, porque o condicionador fecha a cutícula do fio e não permite que os cabelos absorvam os nutrientes da máscara de hidratação.

A escolha do shampoo também é importante para garantir o bom resultado da hidratação. Dê preferência para shampoos sem sulfatos, pois as fórmulas que possuem este componente limpam os fios de forma agressiva e pouco saudável. Veja só como hidratar o cabelo:

  1. Após a lavagem, retire o excesso de água com uma toalha, deixando os fios úmidos, pois isso permite que a absorção dos produtos seja melhor;
  2. Separe o cabelo em partes com a ajuda de um pente largo;
  3. Comece a aplicar a máscara, mecha a mecha, começando pelos fios próximos à nuca até chegar aos próximos ao rosto. Garanta que todo o comprimento e fios estejam cobertos pelo produto e evite a raiz;
  4. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. Nada de pressa nesse momento, o produto tem o tempo certo para agir!
  5. Em seguida, enxágue retirando todo o produto. É um erro acreditar que resquícios do creme irão fazer bem ok? E preferencialmente, enxágue o cabelo com água fria ou morna;
  6. Finalize como de costume.

Cumprindo todas essas etapas conforme as indicações, você terá a hidratação ideal que tanto deseja!

Se você ainda tem dúvidas de como hidratar o cabelo ou qual o produto certo para os seus fios, temos um conteúdo que explica tudo que você precisa saber para escolher a melhor máscara de hidratação para o seu cabelo.

 

×
chatsimple