index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Óleo de coco - e seus principais benefícios para o cabelo

Óleo de coco - e seus principais benefícios para o cabelo

O óleo de coco é um ingrediente que vem sendo cada dia mais usado para tratamentos capilares. E é simples entender as razões. Para começar, ele é uma alternativa natural e saudável para a hidratação e nutrição dos fios! Por isso, virou o queridinho das onduladas, cacheadas e crespas!

Rico em vitaminas e em ácidos graxos, o óleo de coco é capaz de penetrar profundamente nas cutículas da fibra capilar, o que traz benefícios como brilho, maciez e pontas hidratadas. Portanto, hoje vamos falar sobre seus benefícios e em que ocasiões ele pode ser utilizado!

Primeiramente, você precisa saber que o óleo de coco é um óleo vegetal derivado de frutos de uma espécie de coqueiro. Ele é rico em carboidratos, vitaminas e minerais ótimos para o nosso organismo. Essas propriedades são interessantíssimas não só em produtos para o cabelo, mas também na produção de diversos outros cosméticos e na preparação de alimentos

Nos cabelos, o óleo de coco vem mostrando resultados incríveis. Confira os seus principais benefícios:

  • Nutrição e hidratação;
  • Brilho;
  • Proteção contra os efeitos de envelhecimento (perda excessiva dos fios e até mesmo calvície);
  • Camada protetora contra agentes externos (sol, poluição, secador, etc);
  • Estimulo para o crescimento dos fios;
  • Redução do frizz;
  • Ação antibacteriana e antifúngica.

Agora que você já conhece seus principais benefícios e suas propriedades, vamos falar sobre as diferentes formas em que o óleo de coco pode ser utilizado nos fios?

Óleo de coco e a perda de cabelo

Desde a antiguidade, o óleo de coco tem sido utilizado na Índia para evitar a perda de cabelo.

Diversos remédios foram criados por povos antigos com ervas e óleo de coco para evitar a queda. Aliás, um desses remédios continua sendo usado até hoje através da fervura de folhas de sálvia em óleo de coco. 

O composto pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo para evitar a perda de cabelo. 

Frescor e ação antibacteriana

O óleo de coco, quando aplicado diretamente no couro cabeludo tem efeito refrescante. Isso pode colaborar para o alívio de problemas relacionados à sudorese excessiva no couro cabeludo e minimizar problemas como a caspa

Além disso, o óleo de coco possui ação antibacteriana e antifúngica, o que contribui para a saúde e equilíbrio da microbiota capilar.

Retenção de umidade 

Por ser um ingrediente bastante estável, o óleo de coco não evapora facilmente. Por isso, ele tem uma alta capacidade de reter a umidade nos fios, deixando os fios sempre úmidos e macios, o que evita danos.

Por isso, ele é um excelente óleo vegetal para umectação capilar, tratamento queridinho das onduladas, cacheadas e crespas.

Condicionamento dos fios com óleo de coco

O óleo de coco é um condicionador melhor para os fios do que qualquer outro sintético!

Quando usado quente, ele ajuda a manter o cabelo brilhante e macio, reduz o frizz em qualquer tipo de cabelo e ainda ajuda a prevenir o aparecimento de pontas duplas.

O apropriado é aplicar o óleo de coco à noite e lavar os fios na manhã seguinte - a famosa umectação noturna - o que proporciona cabelos saudáveis, fortes e bem condicionados.

Prevenção de caspas  

Uma das causas da caspa é a proliferação de fungos ou leveduras no couro cabeludo. A presença dos ácidos graxos do óleo de coco servem como bons agentes anticaspa, que são bem mais saudáveis do que os produtos sintéticos encontrados no mercado.

Portanto, a aplicação contínua do óleo de coco no couro cabeludo pode ajudar você a se livrar das caspas. Para intensificar o efeito anticaspa, experimente adicionar óleo de rícino em água morna à mistura e massageie bem o couro cabeludo. Outra alternativa é misturar o óleo de coco com óleo de gergelim, passar a mistura no cabelo e deixar agir por meia hora antes de lavar os cabelos. 

Óleo de coco e cocos sobre uma mesa

Finalizador de penteados 

Você sabia que também é possível usar o óleo de coco para finalizar penteados? Isso porque esse óleo costuma se condensar quando resfriado, ficando parecido com um gel ou creme.

Por esse motivo, ele pode ser usado tranquilamente sem enxágue para manter um penteado especial ou para ajudar no efeito liso para quem o deseja! É uma ótima opção para finalizar cachos e cabelos crespos.

Tonificação do cabelo

O óleo de coco ajuda a tonificar os fios, ainda mais se você tem os cabelos secos. A recomendação é aplicar na parte da noite uma mistura quente de óleo de coco com óleo de lavanda no couro cabeludo e lavar os cabelos pela manhã.  

Prevenção às pontas duplas

Se você sofre com pontas duplas e não aguenta mais ter que aparar as pontas para eliminar o problema, usar óleo de coco nos cabelos pode ser a solução.

Misture com o óleo de amêndoas e basta massagear os cabelos por alguns minutos. Isso vai ajudar a condicionar os cabelos e evitar as indesejadas pontas duplas.

Estímulo ao crescimento 

O desgaste diário dos fios causado pela lavagem, pelos penteados, secador e até mesmo pela poluição e sol causa danos que podem dificultar o crescimento do cabelo.

O uso do óleo de coco cria uma capa protetora no fio capaz de protegê-lo contra os agentes citados acima, permitindo que ele cresça mais forte.

Além disso, ele melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que faz com que o fio fique mais forte e resistente, estimulando o crescimento.

Óleo de coco como pré-shampoo

Um dos usos do óleo de coco é como pré-shampoo para proteger os fios e o couro cabeludo durante a lavagem.

A gente explica: muitos shampoos utilizam sulfatos, substância química e agressiva responsável pela espuma gerada na lavagem. A questão é que esta espuma leva, além da sujeira, toda a proteção natural do fio.

Isso é muito prejudicial para o cabelo, especialmente aqueles que são mais suscetíveis ao ressecamento. Para evitar que isso aconteça, aplique o óleo de coco no couro cabeludo antes de aplicar o shampoo. Outra opção é usar shampoos saudáveis, livres de sulfato e que façam uma espuma natural.

E então, surpresa(o) com a multifuncionalidade do óleo de coco? E o melhor é que ele é um ingrediente super acessível e fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e algumas farmácias e perfumarias.

Se você prefere não usar o óleo diretamente no cabelo, pode investir em produtos que tenham este ativo em sua composição. Aqui na JustForYou, temos um tensoativo derivado do coco e ele pode estar presente na fórmula do seu shampoo, caso atenda as necessidades e benefícios que você escolheu no nosso teste online. Que tal experimentar? Personalize o seu!

×