Como tirar o frizz do cabelo liso?

Compartilhar
Como tirar o frizz do cabelo liso?

Saber como tirar o frizz do cabelo liso pode ser a salvação para muita gente, não é? Afinal, ele aterroriza qualquer pessoa que deseja um cabelo com um aspecto mais bonito e alinhado.

Infelizmente, para quem tem cabelo liso, os fios arrepiados ficam ainda mais aparentes, já que qualquer coisinha fora do lugar chama bastante atenção!

Por isso, resolvemos ajudar vocês com algumas dicas de como controlar e evitar esses fios rebeldes que teimam em ficar para cima! Olha só.

O que é o frizz?

Primeiro, que tal começarmos entendendo de fato o que é o temido frizz?

Se observarmos uma imagem ampliada de nossos fios de cabelo, perceberemos que eles são revestidos por células sobrepostas - como se fossem pequenas escamas. Essas são as nossas cutículas capilares que, além de formarem a camada que temos contato diariamente, também são responsáveis por revestir a parte central dos fios.

O "problema" acontece quando nossos fios passam por situações adversas que os danificam seriamente. Quando isso ocorre, nossas cutículas se ressecam e abrem, podendo perder o seu "sentido correto". E é assim que nossos fios se arrepiam e sofremos com o frizz recorrente. Interessante, né?

O frizz também ocorre por uma questão de eletricidade estática. Ou seja, quando os cabelos estão carregados negativamente! Isso porque os fios danificados se tornam mais eletricamente negativos e, com isso, acabam se repelindo, o que faz com que fiquem ainda mais arrepiados.

Por que ele aparece?

Antes de te ensinarmos como tirar o frizz do cabelo liso, também é importante saber os motivos que levam esses fios a aparecer. Entre suas principais causas, estão:

  • Ressecamento excessivo;
  • Cabelo quebradiço;
  • Falta de hidratação;
  • Uso de pentes ou escovas de plástico;
  • Excesso de procedimentos químicos;
  • Clima úmido;
  • Uso constante de ferramentas de calor;
  • Atrito.

    A queda de cabelo também pode ser um motivo para a ocorrência de frizz nos fios. Afinal, após o tratamento, eles voltam a nascer mais ressecados, o que é um fator influente para o aparecimento do problema.

    Outro fator que pode ocasionar o frizz é o uso frequente de rabos de cavalo ou penteados apertados, pois a tração que eles causam também influenciam no aparecimento desses fios. Por isso, é muito importante ficarmos sempre atentas(os) na hora de escolher penteados e também ter cuidado para não forçar muito os fios.

    Ah… É claro que tudo são fases também, né? Por causa do nosso ciclo capilar natural, nosso cabelo passa por várias fases ao mesmo tempo e, por isso, é possível que em determinadas épocas do ano os fios mais novos e, consequentemente, mais arrepiados se tornem mais evidentes.

    Mas… como tirar o frizz do cabelo liso?

    Mulher loira com cabelo liso sem frizz

    Agora sim… Já te contamos como os temidos fios arrepiados são formados, então que tal descobrir como tirar o frizz do cabelo liso? Vamos lá?

    Use shampoo sem sulfato

    Como já dissemos, cabelos danificados tendem a ser mais eletricamente negativos e, consequentemente, sofrem mais com o frizz.

    Quando utilizamos produtos com tensoativos muito agressivos, como o sulfato, acabamos aumentando ainda mais a carga negativa dos nossos fios, resultando em um cabelo ainda mais arrepiado. Por isso, eliminar o uso desses tensoativos em seus cabelos pode ser uma boa forma de diminuir o aparecimento do frizz.

    Por isso, a dica é investir em shampoos sem sulfatos.

    Hidrate semanalmente

    O cabelo hidratado tem peso e disciplina! Isso porque esse tratamento consegue repor a água perdida pelos fios por causa da exposição a agentes externos - como o sol, poluição, o uso de ferramentas que propagam calor, etc.

    Por isso, essa dica deve ser levada muito a sério! Lembrando que você não precisa fazer uma hidratação de salão toda semana. Crie uma rotina e hidrate os fios em casa. Para isso, basta trocar o seu condicionador por uma máscara de hidratação.

    Aposte na umectação

    A umectação com óleos ou manteigas vegetais é uma dica bacana de como tirar o frizz do cabelo liso. Sua principal função é repor nutrientes e vitaminas importantes aos fios, deixando-os com brilho e alinhados, além de selar a hidratação dos cabelos e, é claro, reduzir o aparecimento do frizz.

    Ela age no frizz mais próximo da raiz, abaixando os cabelos novos, onde não podemos usar a máscara hidratante. E você pode realizá-la de uma a duas vezes na semana, mas se não tiver tempo, é possível fazer durante a noite também.

    Utilize protetores térmicos

    Os protetores térmicos são fundamentais, pois ajudam a proteger nossos fios do calor excessivo dos secadores e das chapinhas, além de reduzirem o frizz enquanto auxiliam no deslize da escova na hora da secagem, deixando os fios mais comportados.

    No mercado, você pode encontrar esses protetores em forma de leave-ins, com aspecto mais líquido - ótimo para os cabelos lisos - ou em cremes - mais indicados para cabelos mais grossos e volumosos.

    Finalizadores podem ajudar

    Os finalizadores antifrizz também são muito importantes, pois são produtos que possuem cargas positivas, o que equilibrará as negativas dos cabelos danificados, reduzindo o aspecto arrepiado dos fios.

    Além disso, esses produtos costumam ter ativos em suas composições que formam uma espécie de película protetora nos fios, que os impede de interagir com a umidade do ambiente e, consequentemente, sofrer com o frizz.

    Use o jato frio do secador

    Esse é um truque coringa de como tirar o frizz do cabelo liso que devemos sempre lembrar!

    Ao terminar de secar os cabelos, dê os últimos jatos com o secador no ar frio, isso contribui para redução do frizz na hora abaixando os fios que ficam arrepiados. E ainda dá um brilho incrível para o cabelo!

    Evite o excesso de chapinha e secador

    Procure sempre usar o secador em temperatura média e cerca de um palmo longe dos seus fios, fazendo movimentos circulares. Dessa forma, você evita que os cabelos fiquem ainda mais ressecados e armados depois da secagem.

    Com relação à chapinha, não tem como fugir, pois ela fica em contato direto com os fios, por isso use com moderação. E lembre-se: tudo que retira a umidade dos fios favorece o frizz!

    Cabelos ao vento nunca mais

    Já reparou que se você sair com o cabelo molhado no vento, o cabelo fica com muito mais frizz do que normalmente?

    Isso ocorre porque os fios que ainda estão molhados são atraídos pelo ar que está seco. E com isso, o cabelo fica armado e cheio de frizz.

    O aspecto mais arrepiado dos nossos fios também tem muita relação com a umidade do ambiente, sabia? Isso porque um cabelo danificado acaba deixando suas cutículas mais entreabertas, o que facilita a interação da umidade com nossos fios, deixando-os mais eriçados.

    Por isso, procure sempre secar o cabelo antes de sair - nem que seja ao natural - e tratar seus fios para que a umidade não os atinja, ok?

    Esqueça a água quente

    A água muito quente dos chuveiros é a vilã dos cabelos hidratados. Afinal, sua alta temperatura tende a deixar os fios ressecados, pois retira sua proteção lipídica, o que acaba deixando o cabelo mais suscetível a danos, além de estimular o aumento da oleosidade no couro cabeludo.

    Por isso, uma dica importante de como tirar o frizz do cabelo liso é lavar os fios em temperatura morna ou fria. Assim, você evita que o cabelo fique ainda mais ressecado, armado e todo arrepiado depois do banho.

    Evite dormir com o cabelo molhado

    Jamais durma e nem prenda o cabelo molhado!

    Isso favorece a proliferação de fungos no couro cabeludo, prejudicando a microbiota capilar, e pode levar à queda dos fios. Além do mais, vai deixar seu cabelo todo marcado e cheio de frizz. E nós não queremos isso, não é?

    Não esfregue os cabelos

    Nunca esfregue seus fios, seja na lavagem ou na hora de secá-los com a toalha!

    Isso carrega ainda mais negativamente os cabelos, os deixando mais instáveis em relação a suas cargas elétricas, o que aumenta seu atrito e, consequentemente, o frizz - além de favorecer a quebra.

    Invista no corte bordado

    Elimine as pontas duplas com o corte bordado! Esse estilo de corte ajuda a reduzir o frizz no mesmo instante, pois remove as pontas secas e ainda deixa os fios mais alinhados.

    Deixe os produtos fixadores de lado

    Produtos fixadores em excesso ressecam os fios, por isso é importante evitar! Opte por usar apenas em ocasiões realmente necessárias.

    É importante lembrar que existem os álcoois ruins e os bons para o cabelo. Nesses produtos, os álcoois ruins tendem a estar mais presentes, por isso o cabelo fica tão ressecado. 

    Use os acessórios certos

    A touca ou fronha de cetim ou seda pode ser uma forte aliada na hora de tirar o frizz do cabelo liso. Isso porque ela serve para diminuir o atrito nos fios e não remove a hidratação dos mesmos enquanto você dorme.

    Outro acessório que você pode investir é a toalha de microfibra que, por ser muito delicada, agride menos os fios durante a secagem, diminuindo sua quebra e, visivelmente, o frizz.

    Vamos nos livrar do frizz juntas(os)? 

    Esperamos que nossas dicas de como tirar o frizz do cabelo liso possam te ajudar!

    Ah… E caso tenha alguma dúvida ou sugestão, fique a vontade para nos enviar, é sempre um prazer falar com você!

    Quer saber mais sobre os cuidados necessários com os fios lisos? A gente tem um post incrível sobre o assunto aqui no blog. Dá uma conferida!

    Estilos de cabelo: expectativa e realidade

    Estilos de cabelo: expectativa e realidade

    Aprenda de uma vez por todas como evitar a oleosidade no cabelo!

    Aprenda de uma vez por todas como evitar a oleosidade no cabelo!

    Empty content. Please select article to preview

    Personalize seu Tratamento