Tipos de cabelo: como identificar sua curvatura

Compartilhar
Tipos de cabelo: como identificar sua curvatura

É fundamental saber distinguir os diversos tipos de cabelo que existem e encontrar qual, de fato, é o seu. Afinal, isso serve para que usemos os produtos mais apropriados às características dos nossos fios e para que, assim, possamos cuidá-los corretamente!

Além disso, ao conhecer melhor o seu cabelo, você saberá quais são seus pontos fortes e aqueles não tão fortes assim e tirar proveito de todos eles!

Os cabelos apresentam muitas variações, podendo ser lisos, ondulados, cacheados ou crespos, e para cada um deles há especificações distintas com relação a espessura, volume e brilho dos fios. Pensando nisso, reunimos nesse post tudo o que vocês precisam saber sobre cada um desses tipos de cabelo. Vamos lá?

Os mais variados tipos de cabelo

Como dissemos, conhecer os diferentes tipos de cabelo é essencial para que você busque pelos produtos certos e específicos para tratar o seu tipo de fio!

Os cabelos, de modo geral, são divididos em quatro grandes grupos, sendo organizados do número 1 ao 4. É claro que falaremos especificamente de cada um desses tipos de cabelo, mas, basicamente, o número 1 abrange os fios lisos, o número 2 os ondulados, o número 3 os cacheados e o número 4 os crespos, sendo uma classificação relacionada à sua curvatura.

Há também a classificação acompanhada pelas letras A, B e C que diz respeito às texturas que fio possui. Podendo ser mais grosso ou mais fino, por exemplo.

Tipo 1: cabelos lisos

Mulher aplicando produtos para o seu tipo de cabeloNessa categoria se encontram os cabelos lisos. Esse tipo de cabelo costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir suas pontas devido à falta de curvatura.

E por falar em curvatura, eles são classificados pelo número 1 nesse quesito e subdivididos em subtipos, como o 1A, 1B e 1C, se diferenciando pela espessura dos fios que vão dos mais finos aos mais grossos.

Apesar de serem considerados os mais fáceis de cuidar, os cabelos lisos ainda podem trazer alguns desafios para quem os tem, como o excesso de oleosidade, a falta de volume, frizz, etc. Por isso, os cuidados específicos a esses fios são super importantes!

Ah… Também é importante lembrar que o uso constante do secador de cabelo, chapinha ou babyliss pode deixar o cabelo liso muito seco. Por isso, como forma de evitar o ressecamento, os cabelos lisos necessitam de hidratação a cada 2 semanas e antes de usar o secador ou a chapinha, é importante usar cremes com protetores térmicos para proteger os fios do calor excessivo.

1A - Liso fino

Os fios do tipo 1A são caracterizados por serem bem finos, sem volume e com o aspecto escorrido, que não modela e nem segura, por exemplo, um grampo.

Por causa dessas características, os cabelos lisos 1A são mais alinhados, mas tendem a dar mais nós do que os demais tipos, além de ter muita tendência a ter oleosidade excessiva.

1B - Liso médio

Pessoas com o cabelo do tipo 1B possuem fios de espessura média e mais encorpada do que a anterior. Por causa dessa característica, esses cabelos já possuem um pouco mais de volume e são mais fáceis de modelar, conseguindo segurar grampos e demais acessórios.

Além disso, por serem mais grossos do que o tipo 1A, esses fios se caracterizam por ser um pouco menos oleosos do que o primeiro tipo.

1C - Liso grosso

Entre os tipos de cabelo liso que citamos, esse é considerado o mais grosso de todos, o que faz com que ele tenha um aspecto mais pesado e volumoso do que os outros dois tipos. Por causa disso, esse cabelo tende a armar com mais facilidade e pode ser muito difícil de modelar.

No entanto, geralmente, os fios desse cabelo são mais resistentes e brilhantes que os demais.

Tipo 2: cabelos ondulados

Aqui é onde os tipos de cabelo ondulado se encontram. Esses fios são caracterizados por formarem ondas em formato de “s”, podendo adquirir um aspecto liso quando escovado, ou cacheado quando amassado, formando cachos soltos.

Porém, em todas as suas subcategorias a raiz é predominantemente lisa!

Para manter suas ondas definidas, deve-se utilizar cremes para pentear ou ativadores para cachos, e optar por cortes em camadas, porque eles dão mais movimento a elas.

Esse tipo de cabelo necessita de hidratação profunda a cada 2 semanas, com máscaras ou cremes capazes de hidratar e nutrir os fios. E o ideal é deixar o secador e a chapinha de lado para que as ondas fiquem mais definidas e brilhosas.

2A - Ondulado fino

Esses fios são caracterizados por possuírem um formato de “s” muito suave, além de serem muito fáceis de modelar e quase lisos.

E por apresentarem ainda alguns traços do tipo 1, os cabelos 2A não possuem muito volume, em especial em sua raiz.

2B - Ondulado médio

Esse tipo de cabelo, em especial, possui uma maior tendência a ter frizz. Além disso, não são cabelos fáceis de se modelar, pois o seu formato de “s” já é bem mais definido, assim o cabelo tem uma “memória” da sua curvatura natural mais expressiva.

2C - Ondulado grosso

O formato “s” desse tipo de cabelo é mais fechado, portanto começa a formar cachos mais soltos ao longo do seu comprimento.

Esses fios são mais volumosos que os anteriores. Além disso, não ficam grudados na raiz e tendem a ser mais difíceis de modelar.

Tipo 3: cabelos cacheados

O cabelo cacheado possui cachos bem definidos, como molas, mas dependendo do nível de curvatura ainda podem ter algum traço dos tipos anteriores.

Esse tipo de cabelo, por conta dos cachos, normalmente são mais ressecados, já que sua oleosidade natural - produzida na raiz do cabelo - tem dificuldade de chegar até as pontas.

Além disso, tendem a ser mais opacos, por mais que estejam bem hidratados. Afinal, o brilho é caracterizado pela quantidade de luz que incide sobre os fios e é refletida. Porém, a presença de cachos diminui a superfície disponível e, consequentemente, recebe menos luz, ou seja, ela é menos refletida, resultando num cabelo não tão brilhante.

O apropriado é que os cabelos cacheados sejam lavados apenas 2 vezes por semana com shampoos específicos para este tipo de curvatura, que costumam ter ativos mais hidratantes. Além disso, os fios cacheados devem ser hidratados com cremes de tratamento ou máscaras de hidratação semanalmente. Também é recomendado aplicar um leave-in após a lavagem e deixar o cabelo secar naturalmente, pois o uso de secador e chapinha resseca ainda mais os fios.

Com o intuito de dar forma e definir os cachos, o leave-in pode ser usado diariamente, sempre que houver necessidade de definição. Outro produto indicado é o reparador de pontas, ele dá brilho e maciez a esses tipos de cabelo cacheado e deve ser aplicado sobre os fios secos.

3A - Cacheado fino

Entre os tipos de cabelo cacheado que existem, os fios 3A possuem ainda uma raiz mais lisa e são compostos, normalmente, por cachos grandes e largos, lembrando cachos feitos com babyliss.

No entanto, como possuem traços do cabelo liso e finos, é difícil manter seu volume ao longo do dia e seus cachos se desfazem com muita facilidade.

3B - Cacheado médio

Esse tipo de cabelo cacheado possui cachos que já nascem desde sua raiz, são mais estreitos e bem formados, com uma textura mais áspera.

Como os cachos são mais definidos, eles costumam não se desmanchar facilmente. Além disso, esses fios são caracterizados por serem mais secos e armados.

3C - Cacheado grosso

Nesses tipos de cabelo cacheado, os cachos são muito fechados e estreitos desde a raiz, ficando bem próximos um do outro, sempre com um padrão definido, e são muito difíceis de desmanchar.

Por estarem mais próximos da categoria de crespos, esses fios costumam ser mais finos e frágeis, além de possuírem um nível de ressecamento maior, principalmente nas pontas.

Tipo 4: cabelos crespos

Os cabelos crespos se diferem dos cacheados por se manterem enrolados mesmo quando molhados. Também são popularmente conhecidos por seu volume, já que sua curvatura aumenta tanto nesse tipo, que a última categoria não demonstra forma, assumindo um formato mais ziguezague.

Além disso, esse tipo de fio é ainda mais frágil e seco do que os cacheados, pois sua oleosidade natural não consegue percorrer os fios e, por isso, é preciso hidratá-lo semanalmente.

Para finalizar, a dica é aplicar um creme para pentear ou leave-in e apostar em uma técnica de finalização, como por exemplo, a fitagem. Para quem ama volumão, a dica é finalizar usando um pente garfo próximo à raiz, depois que o cabelo estiver seco.

Se for necessário usar o secador, uma boa dica é usar um difusor para definir melhor os cachos.

4A - Crespo fino

Esses tipos de cabelo, assim como o 3C, possuem cachos mais abertos e definidos. O cabelo 4A ganha volume com muita facilidade, mas por ter suas cutículas super finas, acaba tendo pontas mais ressecadas.

4B - Crespo médio

O famoso black power já é possível com esses fios, pois a principal característica desse tipo é o volume!

Com cachos menores, estreitos e apertados, esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado e propenso à quebra. Como seus cachos se enroscam um no outro, esse é um cabelo que merece um cuidado maior no desembaraço, pois são mais frágeis.

4C - Crespo grosso

Nesse subtipo, os cachos em espiral são quase imperceptíveis, possuindo pouca ou nenhuma definição. Suas cutículas são ainda mais finas que as dos demais tipos, com pouquíssima proteção natural.

Por causa disso, são ainda mais ressecados e frágeis. Além disso, por seus cachos estarem bem mais próximos, os cabelos 4C sofrem muito com o fator de encolhimento. Afinal, ele pode encolher até 75% do comprimento dos fios em virtude da sua estrutura.

Se identificou com alguma das categorias desses tipos de cabelo?

Seu fio se enquadra em mais de um desses tipos de cabelo? Não se preocupe, é muito comum que as pessoas tenham mais de uma textura. Nesse caso busque balancear os tratamentos, ok?

Não se esqueça que o mais importante é tratar os cabelos com produtos que estejam de acordo com a sua curvatura e características! E pensando nisso, não há nada melhor do que investir na personalização dos seus cosméticos, né?

Afinal, produtos feitos especificamente para o seu cabelo são a melhor opção para atender as suas necessidades individuais. Por isso, faça sua fórmula personalizada e viva uma experiência única com cosméticos manipulados para o seu tipo de cabelo!

Como hidratar o cabelo: saiba a hidratação ideal para o seus fios

Como hidratar o cabelo: saiba a hidratação ideal para o seus fios

Separamos 4 penteados para o dia a dia super rápidos!

Separamos 4 penteados para o dia a dia super rápidos!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento