Aprenda como cuidar de cabelos crespos sem ter trabalho

Compartilhar
Aprenda como cuidar de cabelos crespos sem ter trabalho

Assumir os cabelos naturais é um ato incrível e essa revolução vem ganhando cada vez mais força. Se você está dando um tchauzinho as químicas e se redescobrindo com seus fios naturais, vale a pena conhecer nosso e-book sobre transição capilar. Mas, ainda há muitas dúvidas sobre como cuidar de cabelos crespos, principalmente sobre como fazer isso de uma maneira simples e prática. 

Por isso, muitas pessoas ainda preferem alisar os fios ou usar produtos químicos de remodelagem. Sim, a vida real não é tão fácil né? Entretanto, esses mesmos produtos que parecem resolver a questão acabam comprometendo a estrutura dos fios. O resultado é um cabelo sem brilho, com queda e – em geral – difícil de ser mantido bonito naturalmente. 

Pensando nisso, separamos dicas valiosas para que os cabelos crespos fiquem livres, leves e soltos. Tudo isso sem que você tenha muito trabalho e para que consiga se sentir bem com seus fios. Veja então o passo a passo abaixo de como cuidar de cabelos crespos!

1 – Entenda a curvatura e a textura do seu fio

Antes de falarmos o que você pode fazer, é importante que você identifique a textura do seu fio. A curvatura e os tipos de cachos estão classificados entre os números 2ABC, 3ABC e 4ABC. 

Os cabelos crespos estão entre o 3C e o 4ABC. Os números representam o nível de ondulados e cachos do seu cabelo. O número 2 representa os ondulados, o 3 os cacheados e o 4 o cabelo crespo. Já as letras são de classificação e identificam se eles são mais soltos (A), abertos (B) ou fechados (C). 

Exemplos:

Tipos de crespos

2 – Como cuidar de cabelos crespos

Agora que você já identificou qual a textura e curvatura do seu cacho, fica mais fácil entender como cuidar dele! Isso é de fato importante porque você vai precisar de cuidados específicos para o seu tipo. Isso quer dizer que vai precisar pensar em produtos especiais e – principalmente – livres de químicas pesadas. Pronta para conferir as primeiras dicas! 

Siga um cronograma capilar 

Todo cabelo precisa de cuidados, hidratação, nutrição e reconstrução. Isso porque, ao longo do tempo, nossos fios costumam ser muito maltratados com secadores, chapinhas e produtos químicos. Se você sente que seu cabelo se encaixa nessa descrição, é de extrema importância que você siga um cronograma capilar. Afinal, é ele quem vai recuperar a saúde do seu fio!

E não pense que estamos falando de algo difícil! O cronograma nada mais é do que uma espécie de “agenda”, na qual você se baseia para usar produtos quem hidratam, nutrem e reconstroem – de acordo com a maior necessidade do seu fio. Esse cuidado deve ser feito três vezes por semana. Lembrando que você precisa de pelo menos uma hora, para lavar e deixar os produtos agirem com tranquilidade. 

Seguindo esse cronograma (e sabendo do que o seu cabelo mais precisa!), você terá um cabelo crespo saudável, com brilho e livre do tão temido frizz. E, dessa maneira, o cuidado diário passa a ficar mais simples, pois você mantém as madeixas sempre hidratadas e livres de procedimentos prejudicais.

Não compare seu cabelo com os demais

“Comparação é ladrão de felicidade”. Você já deve ter ouvido essa frase ou lido em algum post de redes sociais. E quando falamos de cabelos essa frase cai como uma luva! 

Cada fio tem uma textura e um formato diferente. Por isso, é importante que você não você se prenda ao modelo de cabelo de outras pessoas. 

Você pode até encontrar uma textura semelhante, mas não existem regras. Lembre-se: é preciso entender como é o seu fio e aprender a lidar com o seu cabelo, do jeito que ele é. 

Aposte em produtos específicos

Para manter os fios sempre lindos, prefira shampoo’s, condicionadores e máscaras de tratamento que sejam adequados aos seus cabelos. 

De nada adianta usar o produto indicado por uma amiga se ele não for compatível com o seu cabelo. Atente-se a produtos que são feitos exclusivamente para o seu tipo de fio e a ingredientes que atendam às suas necessidades. Isso faz toda a diferença no resultado!

Use e abuse dos acessórios 

Nem todos os dias a gente tem tempo de deixar os fios soltos. Por esse motivo, é bom sempre recorrer aos acessórios que valorizam o nosso crespo de cada dia, como bandana, faixas, turbantes. 

Além de trazer autenticidade para o visual e exaltar a sua personalidade, o acessório também ajuda a improvisar nos dias em que você está com muita pressa para finalizar o cacho. Sem contar que você sai da rotina diária dos fios sempre soltos. 

O que realmente importa: 

Mas…sabe o que é mais importante? Que você goste do que está vendo no espelho e se sinta bem na própria pele, ou seja, com o seu cabelo. Assumir um cabelo crespo é assumir a sua identidade!

 

O que é a famosa escova polvo?

O que é a famosa escova polvo?

Protetor térmico para cabelo: proteja seus fios do calor!

Protetor térmico para cabelo: proteja seus fios do calor!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento