Cabelo Natural é tendência! Aposte na beleza natural dos seus fios!

Compartilhar
Cabelo Natural é tendência! Aposte na beleza natural dos seus fios!

A beleza natural ganhou espaço entre o público feminino e se tornou a queridinha nos últimos tempos! Com isso, muitas mulheres aposentaram de vez secadores, chapinhas e abandonaram os alisamentos químicos e - siiiim - assumiram um cabelo natural, e lindo!

Chegou a hora de investir na sua finalização natural!

Para garantir o seu empoderamento nas madeixas, a dica de hoje é buscar os tratamentos e produtos mais indicados para o seu caso! Assim é possível alcançar um efeito natural, saudável e bonito ao mesmo tempo.

Chapinhas e secadores podem prejudicar irreversivelmente a estrutura dos cabelos e os prejuízos são ainda maiores quando os cabelos possuem algum procedimento químico.

Segundo Cibele Lima, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), o calor dos tratamentos térmicos, como a chapinha e o secador, tem a capacidade de “mudar a forma” da queratina.

A queratina é a proteína responsável pelas propriedades mecânicas do cabelo, como elasticidade e resistência dos fios. Portanto, essa modificação na estrutura interna pode afetar de maneira negativa os fios.

Ela também ressaltou, por exemplo, que a tintura e a descoloração, tornam os fios mais porosos, com isso aumenta a vulnerabilidade deles aos dispositivos térmicos, especialmente quando usados em excesso.

Dentre os tipos de cabelo submetidos a pesquisa, observou-se que o cabelo do tipo afro-étnico também demonstrou ser menos resistente em relação aos das demais etnias.

A pesquisadora detalhou que acredita que isso tenha relação com a fragilidade natural desse tipo de cabelo.

Trata-se de um cabelo que tem menor resistência ao estiramento e quebra mais fácil ao ser penteado. Além disso, possui o diâmetro do fio mais irregular e retém menos água.

Com isso, você pode se jogar de cabeça nessa tendência! Pois além de estar na moda, trata também da saúde das suas madeixas. Não fique fora dessa!

Lisos e finos

Mulher com cabelo natural liso e fino

Se você tem fios lisos e finos a finalização natural vai te cair super bem! Afinal, secador e prancha tendem a criar danos profundos nesse tipo de cabelo.

Como resultado geralmente temos cabelos espigados com o temido frizz.

Como forma de reverter essa situação, o ideal é usar finalizadores enquanto o cabelo ainda está úmido.

Mas passe apenas no comprimento e nas pontas, para que os fios não fiquem com a aparência embaçada. Dê preferência para os leave-in que nutrem os fios sem pesar, como de óleo de coco e argan.

Se você deseja dar mais forma para as madeixas, a dica é trançar o cabelo quando ele estiver quase seco. Após algumas horas, desamarre a trança e garanta um visual cheio de ondas e despojado!

Para fechar, aplique um shampoo seco na raiz e use os dedos para modelar e criar volume na região.

Ondulados

Mulher loira com cabelo natural ondulado

Quem tem os cabelos ondulados as vezes se questiona se é possível manter os cabelos alinhados sem o uso de chapinha ou secador, mas eu te digo que é possível sim! Anote aí essa dica!

Aplique uma quantidade pequena de mousse apenas no comprimento e pontas com os fios ainda úmidos. Depois disso, prenda o cabelo em um coque frouxo e deixe assim por algumas horas.

Em seguida, é só soltar as madeixas e usar os dedos para modelar e deixar os fios com o aspecto mais natural passando as mãos por entre as mechas.

Cacheados

Mulher com cabelo natural cacheado

É comum ver mulheres de cabelos encaracolados reclamando do trabalho para manter os fios no lugar. Apesar de levar esse rótulo, os cabelos cacheados são mais fáceis de cuidar do que você pensa!

Pode se dizer que um dos principais truques para o cabelo cacheado está na lavagem. Os cuidados com os fios começam já na hora do banho.

Os cabelos cacheados só devem ser penteados molhados e com pentes largos. Caso você faça isso com ele seco, corre o risco de danificar a estrutura do fio.

Então a dica consiste na seguinte ordem, lavar com shampoo, usar o condicionador, pentear e depois enxaguar até retirar todo o produto.

Feito isso, deixe o cabelo secar naturalmente, quando ele ainda estiver úmido modele-o com as mãos usando de preferência um creme tipo ativador de cachos para definir e equilibrar a umidade natural dos cabelos.

Opte por cremes sem enxágue com fator de proteção solar, pois eles têm mais propriedades hidratantes que amenizam o arrepio dos fios.

Procure fazer hidratação semanalmente, dessa forma seus cachos ficam mais definidos e consequentemente o volume controlado.

Para os dias seguintes a lavagem, existem alguns outros truques para evitar que os cachos fiquem amassados e sem forma.

Use uma fronha de seda na hora de dormir, isso ajuda a diminuir o atrito nas extremidades. Outra dica é prender o cabelo em um coque estilo abacaxi antes de dormir para que acordem mais definidos pela manhã.

Crespos

Mulher com cabelo natural crespo

Por serem mais frágeis e finos, os cabelos crespos precisam de um cuidado especial na hora de modelar para alcançar formas mais definidas e com um visual mais natural.

Um dos cuidados essenciais está na hora do banho, evite ao máximo esfregar os cabelos na toalha, pois isso leva ao atrito e consequentemente à quebra dos fios.

Na hora de decidir os finalizadores, opte por aqueles com fórmulas emolientes, ou seja, com óleos, silicones, sprays de brilho, que atuam na definição das ondas e auxiliam no brilho dos cabelos. Caso o cabelo esteja extremamente ressecado, o mais indicado é procurar um profissional e realizar um tratamento mais profundo no salão de beleza.

Já para os fios saudáveis, os produtos naturais são super indicados, pois tem o poder de devolver os nutrientes necessários e garantir força e beleza para os fios.

*

E aí, pronta para deixar as madeixas ao vento e seu cabelo natural de verdade? Invista nessas técnicas sem medo e seja feliz com a sua beleza única!

Compartilhe com a gente o resultado dessa mudança de hábitos! Você pode encorajar outras mulheres a fazer o mesmo! Caso tenha alguma sugestão de tema para tratarmos por aqui, não deixe de nos escrever logo abaixo! Até mais!

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Cabelos Cacheados: 8 Inovações Para Seus Cachos

Cabelos Cacheados: 8 Inovações Para Seus Cachos

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento