Como finalizar cabelo ondulado? As melhores técnicas!
Entre o cabelo liso e o cacheado, temos… ondas! Também chamados de cabelo tipo 2, eles possuem um charme único! Mas para esbanjar beleza e particularidade, vale aprender como finalizar cabelo ondulado com as técnicas certas.
Esse é o assunto do conteúdo de hoje, pois sabemos a importância da finalização para quem tem esse tipo de cabelo. Afinal, fios ondulados podem parecer rebeldes e com volume excessivo, principalmente pela dificuldade de se manter as ondas mais definidas.
Sem contar que a curvatura faz com que eles tenham mais tendência ao ressecamento do que cabelos lisos, o que pode facilitar o aparecimento do frizz e das pontas duplas, aumentando a sensação de “cabelo rebelde”.
Mas quais as técnicas certas ter ondas definidas e lindas? Vem ver como finalizar cabelo ondulado com a gente!
Como finalizar cabelo ondulado por tipo
Antes de ensinarmos como finalizar cabelo ondulado, precisamos relembrar os tipos de ondas que existem, pois cada uma se dará melhor com um tipo de finalização.
Existem ondas tipo 2A, 2B e 2C.
Cabelo ondulado 2A
É o tipo com menos definição e volume entre os ondulados, por isso, o melhor é apostar em técnicas que conseguem texturizar os fios para ter ondas mais marcantes, mas sem pesar. Afinal, o maior charme dos ondulados 2A são essa leveza e esse ar livre e soltinho.
Técnicas indicadas: coque, rake and shake e amassadinho com mousse.
Cabelo ondulado 2B
O cabelo 2B também tem a raiz lisa, assim como o 2A, mas as ondas são mais evidentes no comprimento dos fios. É aquele cabelo ondulado intermediário, que tem até um jeito meio praiano, sabe?
Para estes fios, o mais indicado são as técnicas que ajudam na definição das ondas, a evitar o frizz e aquele aspecto de cabelo rebelde.
Técnicas indicadas: LOC e dedoliss.
Cabelo ondulado 2C
O cabelo 2C é aquele que está mais próximo do cacheado do que do liso.
É o que possui maior definição e ondas intensas da raiz até as pontas. Porém, mesmo com ondulação mais marcada, a finalização precisa ser bem feita para que o resultado dure por mais tempo, sendo inclusive uma aliada do day after.
Técnicas indicadas: dedoliss e fitagem.
Ficou confusa(o) com os nomes das técnicas que citamos acima? Calma que vamos explicar cada uma delas a seguir e um passo a passo para você evidenciar suas ondas sem erro!
LOC - Líquido, óleo e creme
Essa técnica é uma combinação de 3 ingredientes: água, óleo vegetal e um creme sem enxágue e é uma das mais famosas quando o assunto é como finalizar cabelo ondulado.
Ela é ótima para hidratar, deixar o cabelo brilhoso e ainda definir as ondas. A mistura LOC só tem um ponto de atenção: é preciso usar um leave-in de formulação mais leve e não abusar na quantidade de óleo vegetal, senão, o cabelo pode ficar com aspecto pesado.
Você pode escolher o óleo de acordo com as suas necessidades, o importante é que ele seja puro e 100% vegetal. Quer uma ajuda para escolher? Veja nosso conteúdo sobre os melhores óleos vegetais.
A finalização para cabelo ondulado com LOC é bem simples de fazer.
Você vai precisar de…
- Água;
- Leave-in de textura leve;
- Óleo vegetal.
Como fazer
- Após a lavagem do cabelo, com ele bem úmido, aplique um pouco de óleo vegetal no comprimento e pontas. Se achar necessário, você pode até borrifar um pouco de água no cabelo antes de aplicar o óleo;
- Em seguida, aplique o leave-in em todo o comprimento e pontas e “penteie” os fios com os dedos. Na sequência “amasse” os fios de baixo para cima até sentir as ondas se formarem.
- Deixe secar naturalmente. Depois de seco, se necessário, solte um pouco as ondas com as mãos, delicadamente, para um efeito mais solto e natural.
Dedoliss
Uma das técnicas mais faladas de finalização entre as cacheadas, mas você sabia que ela também é ótima para finalizar cabelo ondulado?
Ela é bem simples e consiste em usar os dedos para enrolar as mechas e estimular a formação de cachos. Nas cacheadas, a definição será maior, mais em formato de espiral mesmo. Já nas onduladas, pelo tipo de curvatura, o dedoliss deixará as ondas mais definidas. Ótimo para ondas tipo 2B e 2C.
Você vai precisar de…
- Leave-in;
- Seus dedos e um pouquinho de paciência.
Como fazer
- Com os cabelos ainda úmidos, divida os fios em diversas mechas;
- Pegue uma das mechas e passe o leave-in no comprimento e pontas.
- Enrole-a no dedo, começando pelas pontas e indo em direção à raiz. Quando chegar no topo da cabeça, segure por alguns segundos;
- Retire a mecha do dedo, sem desmanchar o cacho formado. Não mexa mais.
- Repita este processo com as outras mechas e depois deixe o cabelo secar naturalmente. Se necessário desmanche os cachos delicadamente com os dedos depois que o cabelo secar, deixando as ondas mais soltinhas.
Coque
Quem procura técnicas de como finalizar cabelo ondulado, com certeza já se deparou com o coque, já que é uma das mais simples de fazer.
Ele é ideal para cabelos ondulados do tipo 2A, que geralmente são mais finos, com menos volume e ondas mais soltas.
Você vai precisar de…
- Leave-in;
- Elástico de cabelo ou grampos.
Como fazer
- Com o cabelo levemente úmido (quase seco), junte todos os fios como se fosse fazer uma rabo de cavalo e faça um coque simples, torcendo o cabelo em torno do seu próprio eixo;
- Prenda com um elástico de cabelo largo (para não marcar) ou com grampos e espere secar naturalmente;
- Depois de seco, desmanche o coque e ajeite o visual com as mãos, soltando delicadamente as mechas, sem desmanchar as ondas. Aplique um pouco de leave-in nas pontas e comprimento “amassando” suavemente.
Dica: Essa finalização para cabelo ondulado deixa as ondas bem leves e soltas. Se o seu cabelo não ficar com ondas visíveis e definidas com esta técnicas, tente dividir o cabelo em dois e fazer dois coques, um de cada lado da cabeça. Isso pode definir melhor a ondulação.
Fitagem
A fitagem no cabelo é uma das técnicas de finalização mais usadas pelas cacheadas e também pode ser usada para finalizar o cabelo ondulado, em especial, os do tipo 2C, que tem ondas mais definidas e volumosas.
Existem várias formas de fazer a fitagem, a seguir, vamos colocar um passo-a-passo da técnica tradicional de forma resumida. Se quiser saber mais sobre essa finalização, leia nosso conteúdo que mostra como fazer fitagem no cabelo cacheado com diferentes técnicas.
Você vai precisar de…
- Leave-in;
- Seus dedos ou uma escova para fitagem.
Como fazer
- Divida os cabelos úmidos em diversas mechas;
- Pegue uma das mechas e aplique o seu leave-in ou creme para pentear preferido;
- Pegue a mecha próximo da raiz e a estique no sentido das pontas, dividindo os fios entre os dedos, de maneira a formarem “fitas”, daí o nome fitagem;
- Repita o processo com cada uma das mechas e ao finalizar, “amasse” levemente os fios com as mãos, das pontas para o comprimento;
- Deixe secar naturalmente e o seu cabelo terá ondas super definidas!
Rake and Shake
O rake and shake é um método de finalização parecido com a fitagem, mas que deixa as pontas com ondas mais soltinhas.
Por isso, é indicado para quem tem ondas 2A, com cabelo mais fino e sem volume. Usar essa técnica em cabelos mais encorpados pode deixá-lo volumoso demais.
Você vai precisar de…
- Leave-in;
- Difusor (opcional).
Como fazer
- Siga o mesmo procedimento da fitagem, com uma diferença: quando estiver esticando a mecha entre os dedos, não vá até as pontas. Pare na metade da mecha com os dedos abertos e balance para soltar os fios;
- Faça isso mecha a mecha, ao final, amasse delicadamente de baixo para cima passando mais um pouco de leave-in;
- Deixe secar naturalmente ou seque com a ajuda de uma difusor, que deixará o cabelo com ainda mais volume.
Amassadinho com mousse
Essa é mais uma técnica de como finalizar cabelo ondulado indicada para quem tem ondas mais leves, do tipo 2A. Esse tipo de cabelo tem tendência a ficar pesado com o uso de produtos como cremes para pentear, gelatinas e pomadas modeladoras.
Por isso, o mousse pode ser uma boa opção para esse tipo de ondulado, já que tem textura leve e define sem pesar. Olha que simples.
Você vai precisar de…
- Ativador de cachos de textura leve;
- Mousse finalizador;
- Difusor (opcional).
Como fazer
- Com os cabelos bem úmidos, aplique um ativador de cachos por todo o comprimento e pontas;
- Com a ajuda de uma toalha, preferencialmente de algodão, “amasse” o cabelo de baixo para cima, retirando todo o excesso de umidade;
- Quando o cabelo estiver levemente úmido, coloque um pouco de mousse finalizador na mão e “amasse” novamente os fios, da mesmo forma que no passo anterior;
- Deixe secar naturalmente;
- Quando cabelo estiver seco, você perceberá que o mousse deixa as mechas durinhas em algumas partes. Não se preocupe! Balance as mechas com as pontas dos dedos delicadamente e os fios vão começar a se soltar, dando um efeito ondulado solto e super natural!
Viu só? Maneiras de como finalizar cabelo ondulado não faltam! Tem para todos os tipos de ondas. Mas você sabia que nem só de finalização vive a saúde e beleza dos fios? Para ter cabelos radiantes é preciso cuidar. Então aproveite e veja nosso conteúdo que ensina como cuidar dos cabelos ondulados definitivamente!