index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Manteiga vegetal para cabelo: conheça seus benefícios

Manteiga vegetal para cabelo: conheça seus benefícios

A manteiga vegetal para cabelo é um dos produtos mais utilizados na etapa de nutrição do cronograma capilar. Afinal, ela atua diretamente na reposição da oleosidade dos fios, principalmente em cabelos mais ressecados, como os cacheados e crespos.

O seu uso é essencial, já que todos os dias nossos fios sofrem danos por causa de agentes externos, como a poluição, o sol, a umidade, ferramentas de calor, processos químicos, entre muitos outros, que podem contribuir para a perda de nutrientes, lipídios, vitaminas, água e, ainda, da oleosidade natural do couro cabeludo.

Pensando nisso, o nosso post de hoje vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a manteiga vegetal para cabelo, além de trazer dicas bem bacanas de como usar esse produto em sua rotina de hair care. Vamos lá?

O que é manteiga vegetal?

A manteiga vegetal para cabelo nada mais é do que uma gordura extraída das sementes oleaginosas de plantas que possuem as mesmas propriedades emolientes de óleos vegetais. No entanto, ao contrário dos óleos, que são líquidos mais fluídos, as manteigas são cremosas ou sólidas.

Algumas manteigas vegetais são muito eficazes no tratamento de feridas cutâneas, pois possuem um impacto muito positivo no processo de cicatrização da pele por causa de suas propriedades nutritivas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de estimular a síntese do colágeno, que proporciona a reconstrução dos tecidos e ainda cria uma barreira lipídica protetora contra o ressecamento e demais ações do ambiente.

Já as manteigas vegetais para cabelo acabaram se popularizando como ingredientes cosméticos fundamentais por causa de sua proteção dos fios contra o ressecamento, efeito condicionante e melhora na maciez dos fios.

Para que serve?

Por causa de suas propriedades muito hidratantes, as manteigas são muito utilizadas para proteger a pele e os cabelos, além de serem ricas em nutrientes e usadas em aromaterapia, spa e até mesmo massagens.

As manteigas vegetais para cabelo também são muito usadas em formulações cosméticas. Afinal, sua textura garante aos produtos maior viscosidade e estabilidade de emulsões - facilitando sua aplicação.

Elas são capazes de melhorar a textura de cremes, encorpando sua mistura. Além de possuírem um alto potencial hidratante, nutritivo, reparador e suavizador, o que possibilita o seu uso para proteger os cabelos de diversas agressões externas enquanto garante um visual incrível aos fios.

Indicações

Por causa do seu alto poder emoliente, muitas pessoas acreditam que a manteiga vegetal para cabelo deve ser usada apenas por cacheadas ou crespas. Porém, apesar desses tipos de fio possuírem um aspecto mais ressecado naturalmente, é importante ressaltar que qualquer cabelo que esteja mais seco pode apostar nesses produtos para melhorar sua nutrição e eliminar qualquer dano em sua fibra capilar, como o frizz, as pontas duplas, a falta de brilho e o aspecto quebradiço.

Sendo assim, cabelos quimicamente tratados, tingidos e em transição capilar também podem - e devem - apostar na manteiga vegetal para cabelo para potencializar os seus cuidados com os fios e combater o seu ressecamento.

Benefícios da manteiga vegetal para cabelo

É claro que os benefícios da manteiga vegetal para cabelo são inúmeros, né? Afinal, um ativo natural e com diversas vitaminas e nutrientes não poderia em resultar em outra coisa a não ser vantagens únicas aos nossos fios, como:

  • Redução do frizz;
  • Fortalecimento dos cabelos;
  • Reposição lipídica;
  • Recuperação da oleosidade natural do cabelo;
  • Combate as pontas duplas;
  • Alinhamento e mais brilho aos cabelos;
  • Combate a queda e quebra dos fios, facilitando o seu crescimento.

Tipos de manteiga vegetal

Mulher pegando manteiga vegetal para cabelo em um poteAtualmente, existem vários tipos de manteiga vegetal para cabelo, cada um com propriedades e benefícios diferentes entre si. Dá só uma olhadinha nas principais delas:

  • Manteiga de Karité: essa manteiga vegetal tem o papel de fornecer mais brilho e maciez aos fios, combatendo o seu ressecamento. Além disso, por possuir ácido cinâmico em sua composição, ela também atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção dos cabelos contra os raios solares.

  • Manteiga de cupuaçu: rica em fósforo, ferro e muitas proteínas, esse tipo de manteiga possui alta capacidade de absorção de água. Por isso, auxilia na hidratação dos fios, selando suas cutículas e, assim, acaba combatendo as pontas duplas e devolvendo o brilho aos cabelos.

  • Manteiga de cacau: por causa de sua alta concentração de polifenois, essa manteiga pode ajudar a prevenir o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres responsáveis por isso. Desse modo, quando aplicada no cabelo, a manteiga de cacau pode regenerar a fibra capilar, tornando-a mais macia e maleável.

  • Manteiga de murumuru: esse tipo de manteiga vegetal para cabelo contém muitos ácidos graxos em sua composição, o que proporciona uma ação antioxidante, hidratante e nutritiva a ela. A manteiga de murumuru ajuda a nutrir fios quebradiços e sem vida, especialmente os quimicamente tratados, controlando o seu volume e os tornando mais flexíveis e macios.

  • Manteiga de ucuúba: com propriedades hidratantes e regeneradoras, a manteiga de ucuúba atua na restauração de cabelos danificados, seja por agentes externos naturais, químicos ou mecânicos.

Como usar manteiga vegetal no cabelo

A manteiga vegetal para cabelo é um produto muito versátil e, por isso, pode ser usada de diversas formas. Separamos as nossas 2 maneiras favoritas para você:

Na umectação capilar

Quando aquecida, a manteiga vegetal para cabelo vira um óleo, que pode ser aplicado nos fios à noite e enxaguado apenas no dia seguinte, a chamada umectação noturna.

Para isso, você deve:

  1. Separar a quantidade desejada de manteiga vegetal e aqueça em banho-maria, ou por alguns segundos no microondas;
  2. Aplicar a manteiga derretida nos cabelos já limpos e secos;
  3. Deixar agir por duas horas, ou se preferir, por uma noite inteira;
  4. Enxaguar novamente os fios e lavar como de costume.

Misturada a máscaras hidratantes ou nutritivas

Após derreter a sua manteiga vegetal para cabelo, como ensinamos anteriormente, você também pode misturá-la a uma máscara de tratamento, seja de hidratação ou nutrição.

Para isso, a quantidade recomendada é de apenas uma colher (sopa) para ajudar a potencializar as propriedades emolientes desses produtos.

Ah… É importante lembrar que, para ambos os casos, o ideal é usar sua manteiga vegetal para cabelo toda semana ou a cada 15 dias, tudo vai depender da necessidade dos seus fios.

Manteiga vegetal x Óleo vegetal

Ok, mas qual a diferença entre a manteiga vegetal para cabelo e os óleos vegetais? Calma, a gente te conta!

Os dois produtos são altamente hidratantes, além de possuírem um grande poder de nutrição. A principal diferença entre eles é, justamente, sua consistência, já que a manteiga vegetal para cabelo é mais sólida, como uma espécie de pasta.

Simples assim!

E já que estamos falando sobre manteigas e as suas capacidades de hidratação, por que não entender um pouco mais sobre esse tratamento? Confira o nosso post sobre hidratação capilar e descubra por que ela é tão importante!

×