Como tirar o frizz do cabelo liso?

Compartilhar
Como tirar o frizz do cabelo liso?

O frizz pode aterrorizar qualquer pessoa que almeja um cabelo com aspecto bonito e alinhado. Para quem tem cabelo liso, o arrepiado fica ainda mais aparente, já que qualquer fio fora do lugar chama bastante atenção! Por isso, hoje separamos dicas de como controlar e evitar esses fiozinhos rebeldes que teimam em ficar para cima!

O que é frizz? Porque ele ocorre?

Que tal começar entendendo de fato o que é o temido frizz? Eles são nada mais que fiozinhos novos ou partidos. Também existem os que resolvem aparecer para um “oizinho” por conta do uso de químicas agressivas, excesso de ressecamento ou queda. São aqueles que aparecem junto com os fios novos, mas ficam arrepiados. 

O fim da queda de cabelo é o início do frizz? 

Infelizmente a queda de cabelo é um problema comum, e após o tratamento os fios que voltam a nascer geralmente são mais ressecados. Dessa forma, estão mais propícios a ficarem arrepiados, gerando frizz. 

Tudo são fases...

Sabe aquilo de que na vida tudo são fases? O mesmo acontece com seus cabelos! Há um ciclo capilar natural, sendo assim nosso cabelo pode estar passando por várias fases ao mesmo tempo: existem fios na fase de crescimento, na de queda e fios estáveis. É possível que em determinada época os fios novos fiquem mais notáveis.

Os opostos se atraem

O frizz também pode ocorrer por questão de estática, quando os cabelos estão carregados negativamente. Sabe quando os fios ficam atraídos pelo monitor da televisão? Isso ocorre porque as cargas opostas se atraem, a carga negativa dos fios com a carga positiva do monitor. Mas já é possível encontrar no mercado produtos e aparelhos que fazem esse equilíbrio de cargas.

Tchau umidade, oi frizz! 

Quando o cabelo está ressecado os fios procuram umidade no ar, ou seja ficam para cima por serem atraídos pela umidade que há no ar. Tudo que atinge uma temperatura muito elevada - e acaba tirando a umidade dos fios - faz com que o frizz aumente, como: 

chapinha, babyliss, secador, água muito quente e etc…

Sem pressão

Um outro motivo comum na formação de frizz é manter frequentemente rabos de cavalos ou penteados apertados, pois pode ocorrer queda causada por tração. Então é importante ficarmos atentas(os) na hora da escolha do penteados e também é importante ter cuidado para não forçar muito os fios.

“Ok, entendi…” 

Mulher loira com cabelo liso

Agora que você já sabe como o temido frizz é formado, que tal descobrir como mandar ele embora?? 

Hidrate semanalmente

Essa é uma das principais formas de evitar o frizz, o cabelo hidratado tem peso, disciplina. O tratamento vai repor a água perdida pelas madeixas por conta dos agentes externos, como sol, poluição, além do uso de ferramentas que propagam calor, chapinha, secador e babyliss. Por isso, essa dica deve ser levada a sério! Se você não tem tempo de hidratar o cabelo toda semana, experimente trocar o condicionador pela máscara de hidratação.

Faça umectação 

A umectação com óleos ou manteigas vegetais faz com que o cabelo fique com brilho, alinhado, sela a hidratação no fio e ainda reduz o frizz do cabelo. Ela age no frizz próximo da raiz, abaixo os cabelos novos, onde não podemos usar a máscara. Você pode realizar de uma a duas vezes na semana. Se não tiver tempo, é possível fazer durante a noite também.

Utilize protetor térmico  

Os protetores térmicos são fundamentais, eles ajudam a proteger os fios do secador e da chapinha e ainda reduzem o frizz. Auxiliam no deslize da escova na hora da secagem e deixam os fios mais comportados. No mercado você pode encontrar protetores em forma de leave-ins, com aspecto mais líquido, e em cremes que são mais indicados para cabelos mais grossos e volumosos.

Finalizadores  

Os finalizadores mais indicados para reduzir o frizz são os que possuem na sua composição  óleo de argan. Todos os produtos que envolvem os fios, reduzem o atrito e a eletricidade estática, consequentemente diminuindo o frizz dos cabelos.

Jato frio do secador

Esse é um truque curinga que devemos sempre nos lembrar! Sempre que terminar de secar as madeixas, dê os últimos jatos com o secador no frio, isso contribui para redução do frizz na hora, abaixando os fiozinhos que ficam arrepiados.

Excesso de chapinha e secador

Procure sempre usar o secador em temperatura média e cerca de um palmo longe dos seus fiozinhos, fazendo movimentos circulares.Dessa forma você evita que os cabelos fiquem mais ressecados e armados depois da secagem. Com relação a chapinha, ela fica em contato direto com os fios, por isso use com moderação. Lembre-se, tudo que retira a umidade dos fios favorece o frizz!

Cabelos ao vento

Já reparou que se você sair com o cabelo molhado no vento, o cabelo fica com muito mais frizz que normalmente? Isso ocorre porque os fios que ainda estão molhados são atraídos pelo ar que está seco. Por isso, o cabelo fica armado e cheio de frizz. Procure secar o cabelo antes de sair, nem que seja ao natural.  

Água quente

A água muito quente dos chuveiros é a vilã dos cabelos hidratados. Busque lavar os fios em temperatura morna, assim você evita que o cabelo fique mais ressecado, armado e cheio de frizz depois do banho.

Cabelo molhado

Jamais durma e nem prenda o cabelo molhado! Isso favorece a proliferação de fungos no couro cabeludo e pode levar a queda dos fios. Além do mais, vai deixar seu cabelo todo marcado e cheio de frizz.  

Corte bordado

Elimine as pontas duplas com o corte bordado! Ele ajuda a reduzir o frizz no mesmo instante, removendo as pontas secas e deixando os fios mais alinhados.  

Produtos fixadores

Produtos fixadores em excesso ressecam os fios, por isso é importante evitar! Opte por usar apenas em ocasiões realmente necessárias. É importante lembrar que existem álcoois ruins e os bons para o cabelo, nesses produtos os álcoois ruins tendem a estar presentes, por isso o cabelo fica tão ressecado.  

Acessórios indispensáveis

A fronha de cetim ou seda pode ser uma forte aliada contra o frizz, ela serve para diminuir o atrito nos fios e não remover a hidratação dos mesmos. Outro acessório que você pode investir é a toalha de microfibra, por ser muito delicada, ela agride menos os fios diminuindo a quebra e visivelmente o frizz.

Vamos nos livrar do frizz juntas(os)? 

Você costuma sofrer com o frizz? Se sim, esperamos que nossas dicas possam te ajudar e caso tenha alguma dúvida ou sugestão fique a vontade para nos enviar, é sempre um prazer falar com você! 

Estilos de cabelo: expectativa e realidade

Estilos de cabelo: expectativa e realidade

Aprenda de uma vez por todas como evitar a oleosidade no cabelo!

Aprenda de uma vez por todas como evitar a oleosidade no cabelo!

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento