index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Tipos de Shampoo: você conhece os principais?

Tipos de Shampoo: você conhece os principais?

Hoje vamos direto ao ponto… Que tal aprender a distinguir os principais tipos de shampoo e quais são suas funcionalidades? Assim, você consegue descobrir qual o melhor para o seu tipo de cabelo!

Como sabemos, o shampoo tem como função principal limpar os fios e o couro cabeludo, sendo um item fundamental para o processo de tratamento dos cabelos. Mas você sabia que, além de limpar, ele abre as cutículas dos fios e os prepara para receber o tratamento? Isso mesmo!

Porém, seu uso deve ser de forma moderada, pois quando usado em excesso pode provocar o ressecamento tanto dos fios quanto do couro cabeludo. Conhecer essa "variável" é importante, afinal, para que seu cabelo cresça de forma saudável é essencial que o couro cabeludo esteja equilibrado.

Por isso, além de ser importante conhecer cada um dos tipos de shampoo, é necessário entender como usá-los conforme a necessidade dos seus cabelos! Vamos lá?

Shampoo leitoso ou cremoso

Os shampoos leitosos possuem uma aparência mais cremosa e consiste por terem agentes condicionantes em suas composições. Isso faz com que esses shampoos possuam um grande poder de hidratação.

Por causa disso, os shampoos cremosos são indicados para cabelos secos, com química ou fios que não podem fazer uso dos pré-shampoos e similares.

Para quem tem fios oleosos, o risco dos cabelos ficarem pesados e sem movimento é um pouco maior.

Neste caso, opte por lavar duas vezes seus cabelos, mas a primeira com um shampoo leitoso e a segunda com um transparente para evitar o acúmulo de resíduos que deixam os fios sem vida e pesados.

Shampoo transparente

Você com certeza já ouviu falar que os shampoos transparentes são indicados para pessoas que precisam controlar o aspecto oleoso do couro cabeludo, né?

Pois é, esse é um dos tipos de shampoo mais indicados para quem tem cabelos oleosos. Afinal, ele é capaz de proporcionar uma limpeza mais adequada a esse tipo de cabelo sem agredir tanto os fios - nutrindo, equilibrando a oleosidade e conferindo brilho e maciez.

Se você possui fios mais ressecados, é importante sempre alternar esse tipo de produto com os shampoos leitosos, além de hidratar bem os fios após seu uso, ok? Isso diminuirá o aspecto ressecado do seu cabelo.

Shampoo perolado

Para o uso diário, esse tipo de shampoo é o mais indicado. Isso porque eles possuem função de limpeza, mas também de hidratação. Podemos dizer que eles são um meio termo entre os shampoos transparentes e leitosos - limpando e hidratando na medida certa.

Os shampoos perolados são perfeitos para todos os tipos de cabelo e, principalmente, para quem tem o cabelo normal ou misto.

Importante: por mais que exista uma "regra", levar em conta apenas o aspecto visual do shampoo pode ser um erro. Afinal, a limpeza que ele proporciona depende de todas as especificidades de sua fórmula, como os ativos hidratantes e de limpeza existentes em sua composição.

Pré-shampoo

Entre os diversos tipos de shampoo, há o pré-shampoo, um produto aplicado do comprimento às pontas do cabelo antes da lavagem, sendo geralmente um óleo ou creme.

Esse produto tem o intuito de proteger o seu cabelo do shampoo, impedindo que ele agrida os fios. Ele tem um pH mais baixo, ideal para quem tem cabelos mais fragilizados (com química ou com uso constante de secador e chapinhas).

Os pré-shampoos tem a função, como dissemos, de proteger os fios dos surfactantes da maioria dos shampoos - que ressecam o cabelo -, e devem ser aplicados de 10 a 15 minutos antes do banho para garantir maior proteção.

Ele pode ser aplicado sempre! Mas quer uma dica? Ele não precisa ser um produto especifico. O óleo vegetal pode ser usado perfeitamente como um pré-shampoo. Aplique-o nos cabelos secos antes de lavar e pronto!

Shampoo esfoliante

Como sabemos, a oleosidade em excesso é uma das principais causas da queda capilar, caspa e do crescimento lento dos fios. Pensando nisso, a esfoliação do couro cabeludo ajuda a melhorar a oxigenação, circulação local e, consequentemente o crescimento dos fios.

Esse tipo de shampoo é uma espécie de pré-shampoo que age esfoliando suavemente o couro cabeludo, removendo o excesso de oleosidade e as impurezas acumuladas ali. Ele possui esferas que esfoliam o couro cabeludo e auxiliam na retirada de todo excesso de pele morta, em um processo bem similar à esfoliação feita na pele. Isso deixa a região mais limpa e saudável, o que reflete, claro, na saúde e beleza do cabelo.

O shampoo esfoliante é considerado um dos tipos de shampoo para tratamento e, por isso, não pode ser usado constantemente. O recomendado é uma vez a cada dois meses, pois o couro cabeludo fica sensível após o uso. Na dúvida, sempre procure a orientação de um tricologista antes do utilizar o produto.

Shampoo antirresíduos

Mulher lavando o cabelo com shampoo

Conhecido como shampoo pré-tratamento, o shampoo antirresíduos possui um pH mais elevado e, por isso, é o responsável por fazer a “faxina mais pesada” nos fios. Atualmente, você encontra esse tipo de shampoo também no mercado, com a denominação detox.

Pense assim: ele é responsável por abrir as cutículas do seu cabelo antes de um processo de hidratação, nutrição, reconstrução, ou até mesmo de uma química. Através dessa "abertura", ele promove uma limpeza profunda e a melhor absorção dos nutrientes no cabelo, resultando, consequentemente, em um melhor resultado.

Por ter uma composição mais forte, esse tipo de shampoo não é indicado para quem tem cabelos sensibilizados - com química ou tintura -, pois pode ressecar ainda mais os fios, desbotar a cor, reduzir o resultado do tempo dos alisamentos, etc.

Além disso, ele não deve ser utilizado constantemente, pois - além do que já te contamos - também pode resultar em um cabelo mais armado, opaco e sem brilho. O ideal é utilizá-lo em intervalos bem espaçados, no máximo uma vez ao mês - somente para limpezas profundas.

Shampoo sem sulfato

Os sulfatos são muito utilizados na indústria cosmética, e eles geram muita espuma e limpeza.

No entanto, podem causar irritações, escamações, ressecamento dos fios e um possível efeito rebote - quando a limpeza do couro cabeludo é excessiva e seu corpo entende que está faltando óleo ali, ou seja, seu couro cabeludo vai ficar mais oleoso do que o normal.

Os shampoos sem sulfato têm um pH mais equilibrado e, por isso, fazem uma limpeza mais suave (e saudável) sem ressecar os cabelos. Esse é um dos tipos de shampoo ideal não só para quem tem cabelos secos ou normais, mas para mistos e oleosos! 

É importante lembrar que, apesar desses shampoos não fazerem espuma ou fazerem menos espuma do que os shampoos tradicionais, isso não tem nada a ver com o seu potencial de limpeza, ok? Inconscientemente, acreditamos que espuma e limpeza estão relacionadas, mas isso não é verdade. Além disso, também existem algumas opções de espumas mais saudáveis - geradas por ingredientes naturais -, como a nossa Espuma Natural. Pois é, existem muitas opções para deixar o sulfato de lado e cuidar melhor dos seus fios.

Uma dica? Ao optar por ele, evite usar reparadores de pontas, leave-Ins e máscaras que contenham silicones insolúveis em suas composições, pois esse tipo de shampoo não vai conseguir removê-los.

Co-wash

Na realidade, o co-wash é uma técnica que consiste em lavar o cabelo apenas com o condicionador, só que para realizá-la é necessário um condicionador específico. Assim, para você colocar em prática essa técnica, é essencial que você elimine do seu dia a dia óleos minerais, reparadores de pontas e qualquer outro produto capilar com silicones insolúveis, parabenos, petrolatos e outros químicos agressivos para o seu cabelo.

Se você optar por esse tipo de lavagem, perceberá que a limpeza será mais suave, seu cabelo ficará mais hidratado e sedoso e a cutícula dele deve permanecer fechada. 

Os condicionadores para limpeza se encaixam perfeitamente para quem tem cabelo seco e ressecado. E por isso, muitas cacheadas e crespas realizam o co-wash, mas nada impede o uso por pessoas de cabelo liso ou ondulado.

Ah… Não precisa ter receio do cabelo ficar oleoso, porque isso não vai acontecer! O condicionador co-wash é próprio para isso, com agentes de limpeza que não fazem espuma e também não agridem o cabelo, limpando e tratando os fios simultaneamente.

Shampoo a seco

O shampoo a seco é um dos tipos de shampoo que está ficando cada vez mais importante na rotina de muitas pessoas por causa da praticidade que oferece.

Sua principal finalidade é absorver o excesso de oleosidade do couro cabeludo e fios. Após seu uso, ele recupera o aspecto limpo, leve e perfumado dos cabelos em questão de segundos. E por isso, esse tipo de shampoo se tornou um grande aliado para manter o visual em dia entre uma lavagem e outra.

Em cada aplicação, ele também proporciona mais leveza, volume e perfume aos fios, deixando de lado o aspecto pesado e sem vida que o acúmulo de resíduos pode provocar na região do couro cabeludo.

Shampoo sólido

Entre os diversos tipos de shampoo, temos o shampoo sólido que pode ser considerado como uma versão sólida do produto líquido.

Ele tem exatamente a mesma função da versão líquida, agindo sobre os fios e dando a eles limpeza, hidratação, brilho e outros benefícios para o couro cabeludo e para o cabelo.

Sua diferença, obviamente, é sua apresentação e a forma de usar. Afinal, ao invés de estar engarrafado, o shampoo sólido vem no formato de uma barra. E, ao contrário do shampoo líquido, sua forma de usar é esfregando a barrinha diretamente sobre o couro cabeludo, fazendo com que o produto entre em contato com o cabelo e passe a agir.

Shampoo matizador

O shampoo matizador é um produto que neutraliza a cor dos cabelos, removendo pigmentos indesejados nos fios e, por isso, é muito usado após a descoloração para chegar ao tom esperado.

Ele foi desenvolvido especialmente para neutralizar o pigmento amarelado que aparece em cabelos grisalhos ou descoloridos, promovendo um efeito platinado. Afinal, esse shampoo proporciona efeito imediato nos fios por possuir pigmento violeta em sua composição.

Shampoo personalizado

Esse é um dos nossos tipos de shampoo favorito!

Afinal, sabemos que cada cabelo é único e que todo mundo merece se sentir bem com o tipo de cabelo que tem. Por isso, ter uma fórmula personalizada para as necessidades reais dos seus fios é o ideal para obter resultados incríveis.

Aqui, na JustForYou, por exemplo, levamos em conta não só o tipo de cabelo que nossas(os) clientes possuem, mas também sua rotina, alimentação, nível de estresse, momentos da vida, etc. Tudo para conhecer profundamente os hábitos e necessidades de quem usará nossos produtos e, assim, selecionar os melhores e mais indicados ingredientes naturais para suas fórmulas.

O mais interessante é que o shampoo personalizado muda com você e com as suas necessidades. Afinal, a vida está em constante mudança e sua fórmula poderá sempre ser ajustada para o seu novo momento…

E sem contar que não possuem sulfatos e outros químicos agressivos né? Afinal, para seus fios somente os melhores cuidados!

São tantos tipos de shampoo, né?

E você, já conhecia esse universo dos inúmeros tipos de shampoo?

Esperamos que, com esse post, fique mais fácil identificar qual o tipo ideal para seus fios! Pois é, o seu tipo de cabelo tem tudo a ver com o shampoo que você pode e deve escolher.

E se quiser vivenciar a experiência de ter um produto totalmente personalizado para as necessidades dos seus cabelos… Faça seu shampoo personalizado JustForYou e aproveite os resultados reais de um tratamento único!

×
chatsimple