Tipos de Shampoo: você conhece os principais?

Compartilhar
Tipos de Shampoo: você conhece os principais?

Hoje vamos direto ao ponto, e vamos aprender a distinguir os principais tipos de shampoo e quais são suas funcionalidades. Descubra o melhor para o seu tipo de cabelo!

Vale lembrar que o shampoo tem como objetivo limpar os fios e o couro cabeludo, sendo um item fundamental para o processo de tratamento dos cabelos. E você sabia que, além de limpar, ele abre as cutículas dos fios e os prepara para receber o tratamento?

Pois é! Porém, o seu uso deve ser de forma moderada, pois quando usado em excesso pode provocar o ressecamento tanto dos fios quanto do couro cabeludo. Conhecer essa "variável" é importante, afinal, para que o cabelo cresça de forma saudável é essencial que o couro cabeludo esteja equilibrado. 

Por isso, é importante conhecer cada um dos tipos de shampoo para usar conforme a necessidade da sua madeixa!

Tipos de Shampoo Perolado, Transparente, Leitoso

Em sua maioria, os shampoos perolados funcionam melhor para couro cabeludo ressecado, assim como os transparentes limpam mais que os perolados. Mas, acredite, transparentes podem ser hidrantes tanto quanto perolados, e estes podem sim limpar muito bem!

Por mais que exista uma "regra", levar em conta apenas o aspecto visual do shampoo pode ser um erro. A limpeza que ele proporciona depende de todas as especificidades de sua fórmula, dependendo por exemplo de ativos hidratantes existentes na composição.

Está acostumada a ouvir que o shampoo transparente é indicado para pessoas que precisam controlar o aspecto oleoso do couro cabeludo? Em geral, isso é verdade, pois ele costuma possuir uma alta carga de sulfato que contribui para essa "limpeza em excesso" e para o ressecamento dos cabelos. No entanto, há produtos transparentes sem sulfato e aí a história toda muda!

O mesmo raciocínio serve para os shampoos de aparência leitosa, que - na concepção comum - possuem baixo teor de limpeza. Geralmente são shampoos para tratamentos específicos, como anti-caspas e cabelos extras secos. A sua coloração branca é em virtude de possuir componentes hidrantes na sua fórmula, os cremes. Mas, mais uma vez, olhe o rótulo e fique atenta a toda a composição do produto, porque ele pode te surpreender!

Pré shampoo

Na verdade, o pré shampoo nada mais é que um produto aplicado do comprimento as pontas do cabelo antes da lavagem, sendo geralmente um óleo ou creme.

Esse produto tem o intuito de proteger o seu cabelo do shampoo, impedindo que ele agrida tanto os fios. Pode ser aplicado sempre! Mas quer uma dica? Ele não precisa ser um produto especifico. O óleo vegetal pode ser usado perfeitamente como um pré shampoo. Aplique-o nos cabelos secos antes de lavar e pronto!

Tipos de Shampoo Esfoliante

Considerado um shampoo para tratamento, não pode ser usado constantemente. O recomendado é uma vez a cada dois meses, pois o couro cabeludo fica sensível ao uso.

O shampoo esfoliante possui esferas que agem realizando uma esfoliação no couro cabeludo. As esferas auxiliam na retirada de todo excesso de pele, tornando o processo bem similar à esfoliação feita na pele.

Tipos de Shampoo Anti-Resíduos

Mulher lavando o cabelo com xampu

Conhecido como shampoo pré-tratamento, o shampoo anti-resíduos possui um PH mais elevado. Ultimamente, você encontra esse tipo de shampoo também no mercado, com a denominação Detox.

Pense assim: ele é responsável por abrir as cutículas do seu cabelo antes de um processo de hidratação, reconstrução, ou até mesmo de uma química. Através dessa "abertura", ele promove uma melhor absorção dos nutrientes no cabelo, e consequentemente um melhor resultado.

Só que...ele não deve ser utilizado constantemente, pois deixa o PH desequilibrado. O que isso significa? Bem, ele pode provocar o ressecamento do couro cabeludo e dos fios, assim como resultar em um cabelo mais armado, opaco e sem brilho. O ideal é utilizá-lo em intervalos bem espaçados, no máximo uma vez ao mês - para limpezas profundas.

Tipos de Shampoo Sem Sulfato

Os sulfatos são muito utilizados nas indústrias, e eles geram muita espuma e muita limpeza.

No entanto, podem causar irritações, escamações, além de provocar o ressecamento dos fios e um possível efeito rebote - a limpeza do couro cabeludo é excessiva e seu corpo pode entender que está faltando óleo ali, ou seja, seu couro cabeludo vai ficar mais oleoso do que o normal.

Os shampoos sem sulfato têm um PH mais equilibrado, fazem uma limpeza mais suave (e saudável) e não ressecam tanto os cabelos. Ele é ideal não só para quem tem cabelos secos ou normais, mas para mistos e oleosos! Uma dica? Ao optar por ele, evite usar reparadores de pontas que tenham silicones insolúveis na composição, pois ele não vai conseguir removê-los.

Tipos de Shampoo co-wash

Na realidade o co-wash é uma técnica que consiste em lavar as madeixas apenas com o condicionador, só que para realizar é um condicionador específico. Para você colocar em prática essa técnica, é essencial que você elimine do seu dia a dia óleo mineral e reparadores de pontas com silicone insolúveis no cabelo.

Se optar por esse tipo de lavagem, a limpeza será mais suave, seu cabelo ficará mais hidratado e sedoso e a cutícula dele deve permanecer fechada. Ele se encaixa perfeitamente para quem tem cabelo seco e ressecado, por isso muitas cacheadas e crespas realizam o co-wash. Mas nada impede o uso por mulheres de cabelo liso ou ondulado.

Não precisa ter receio do cabelo ficar oleoso, porque isso não vai acontecer! O shampoo-condicionador é próprio para isso, com agentes de limpeza que não fazem espuma e também não agridem o cabelo. Ele vai limpar e tratar o cabelo simultaneamente.

**

E você, já conhecia esse universo dos shampoos? Espero que, com esse post, fique mais fácil identificar qual o tipo de shampoo ideal para suas madeixas! Sim, o tipo do seu cabelo tem tudo a ver com o shampoo que você pode e deve escolher! Ah, e compartilhe conosco o resultado do shampoo que está usando! Você pode ajudar outras mulheres a fazerem sua escolha!

Além do mais, se você tiver alguma dica de tema que gostaria de ver nas próximas postagens, deixe um comentário logo abaixo. =)

 

Cronograma capilar - descubra se é preciso e como fazer o seu

Cronograma capilar - descubra se é preciso e como fazer o seu

Óleo de coco - e seus principais benefícios para o cabelo

Óleo de coco - e seus principais benefícios para o cabelo

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento