index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Cabelo oleoso, normal, misto ou seco: você sabe identificar o seu?

Cabelo oleoso, normal, misto ou seco: você sabe identificar o seu?

Saber se você possui um cabelo oleoso, normal, misto ou seco pode ser uma tarefa um tanto complicada para a maioria das pessoas. Afinal, por mais óbvias que algumas dessas características pareçam, tais aspectos podem nos confundir muito.

No entanto, para identificar a oleosidade do seu cabelo, é importante que você saiba como o seu fio é naturalmente e considerar os procedimentos - como chapinha, babyliss e secador - que você costuma fazer com frequência. Isso porque, o formato do seu cabelo também pode interferir na sua necessidade de hidratação e rotina de limpeza.

Mas não precisa se desesperar, no nosso conteúdo de hoje, traremos dicas para você identificar as características de um cabelo oleoso, normal, misto e seco. Tudo para que você descubra o real nível de oleosidade dos seus fios e proporcione a eles o melhor cuidado. Vamos lá?

Qual a importância de conhecer o seu tipo de cabelo?

Entender o nível de oleosidade dos seus cabelos é fundamental para garantir a eles o melhor tratamento. Afinal, hoje em dia, o número de produtos disponíveis para cuidado capilar é imenso, sendo necessário cosméticos específicos para cada característica do fio!

Cada cabelo possui uma necessidade de hidratação e nutrição diferente, levando em consideração o seu tipo de curvatura, espessura e saúde capilar. Sendo assim, desde o cabelo oleoso até o mais ressecado, cada fio precisa de um produto específico, o que torna essencial conhecermos nossas características capilares, como a oleosidade.

Além disso, ao conhecer o seu tipo de cabelo, é possível equilibrar a oleosidade produzida e a forma como ela se distribui no fio, o que garantirá um cabelo com aspecto bonito e saudável, afinal, o óleo produzido pelo couro cabeludo só é um vilão quando em excesso ou escassez.

Na medida certa, ele forma uma espécie de capa no fio que reduz a perda de água e nutrientes e ainda protege contra os danos causados pela exposição a agentes externos, como sol, poluição, procedimentos químicos e o calor excessivo do secador, chapinha, modeladores, entre outros.

Como identificar um cabelo oleoso, normal, misto ou seco?

Tabela comparativa sobre oleosidade capilarComo dissemos, entender se o seu cabelo é oleoso, normal, misto ou seco pode ser uma tarefa complicada na maioria das vezes. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas bem bacanas para te ajudar a identificar o seu tipo de cabelo de acordo com o nível de oleosidade. Confira!

Cabelo oleoso

O cabelo oleoso possui um aspecto sujo, pesado e sem movimento, principalmente em sua raiz. Isso acontece por causa de uma disfunção no couro cabeludo, que faz com que o nível de sebo produzido seja maior do que o necessário para hidratar os fios.

Apesar de mais comum nos cabelos lisos, alguns hábitos e fatores genéticos também podem aumentar a oleosidade dos fios, como deixar de lavá-los por muitos dias, o uso de cosméticos inadequados, entre outros.

O jeito mais eficaz de identificar um cabelo oleoso é, sem dúvidas, observá-lo um dia após a sua lavagem. Se o aspecto pesado e sujo retornar quase imediatamente, a oleosidade presente no seu couro cabeludo está elevada!

Porém, existem outros fatores que também podem ser analisados… Se você sente que a sua raiz fica muito colada ao seu couro cabeludo, ou que os seus fios se tornam mais pesados após o uso de máscaras hidratantes ou produtos sem enxágue, isso também pode ser um sinal de que os níveis de oleosidade produzidos estão acima da média.

Cabelos oleosos apresentam suas pontas mais finas e pouco movimento de seus fios. Além disso, vale lembrar que a oleosidade em excesso pode contribuir para o aparecimento de outros problemas, como coceira, queda capilar e, até mesmo, a caspa. Por isso, atente-se!

Cabelo normal

O cabelo normal, muito conhecido por não possuir nenhuma necessidade especial, é um dos tipos mais raros de fios - normalmente sendo identificado em crianças, que possuem cabelos ainda puros e sem grandes danos.

Este tipo de cabelo possui um pH totalmente equilibrado, um nível normal de sebo produzido no couro cabeludo, bastante movimento, pouco volume na raiz, além de raramente apresentar frizz e ressecamento.

Geralmente, os cabelos normais ficam super brilhosos após uma boa hidratação, mantendo suas pontas sempre fortes e hidratadas. E o melhor? Sua necessidade de lavagem costuma ser mais espaçada do que os demais, de 2 a 3x por semana!

Cabelo misto

Como o próprio nome diz, os fios mistos possuem características tanto do cabelo oleoso, quanto do seco. Por isso, esses cabelos apresentam pontas mais ressecadas e uma oleosidade acentuada próximo à raiz.

Com certeza, este é um dos tipos mais complicados de se cuidar. Afinal, ele necessita de produtos ainda mais específicos e um cronograma de cuidados muito mais cauteloso para tratar a sua oleosidade e ressecamento, que ocorrem ao mesmo tempo!

Os cabelos mistos estão presentes em quase 60% das pessoas, de acordo com a nossa última pesquisa realizada. Coletamos alguns dados - de 2020 e 2021 - do nosso formulário e pudemos analisar, aproximadamente, 2 milhões de fórmulas únicas, que nos indicaram tais resultados. Bem interessante, não acha?

Este tipo de cabelo possui uma raiz mais colada ao couro cabeludo, mas seu comprimento e pontas apresentam bastante volume e movimento. Além disso, seus fios podem apresentar frizz no comprimento e pontas duplas, justamente pelo fato do óleo produzido ficar localizado mais na raiz e não se espalhar uniformemente pela mecha.

Nesse caso, a lavagem acaba sendo necessária a cada dois dias. Porém, em dias muito quentes, pode ser importante lavar os seus cabelos todos os dias.

Cabelo seco

Ao contrário do cabelo oleoso, os fios secos possuem uma quantidade de oleosidade natural insuficiente para chegar às suas pontas. Por isso, este aspecto acaba sendo mais comum em cabelos cacheados e crespos, pois sua estrutura dificulta ainda mais o seu deslize por todo o comprimento, resultando em um cabelo opaco, sem brilho, com bastante volume, textura áspera, quebradiço e com muito frizz.

Alguns fatores internos e externos também podem tornar os fios mais secos, como o uso constante de ferramentas de calor, como chapinha, babyliss e secador. Além disso, a falta de hidratação periódica, descoloração e outros procedimentos químicos também podem tornar um cabelo mais seco, favorecendo o aparecimento das temidas pontas duplas.

Por causa de seu ressecamento natural, o nível de lavagem desses cabelos é um pouco mais reduzido, de 1 a 2 vezes por semana.

Como tratar cada tipo de oleosidade no cabelo?

Mulher olhando seu cabelo ressecadoSeja um cabelo oleoso ou misto, cada tipo de fio precisa de um tratamento diferente. Por isso, separamos cada um desses cuidados por característica capilar para te auxiliar a usar o que há de melhor para os seus cabelos. Veja!

Cabelo oleoso

A nossa principal indicação é: aposte em um bom shampoo para cabelo oleoso! Este tipo de produto é capaz de remover todo o excesso de oleosidade dos seus fios e limpar, profundamente, o seu couro cabeludo.

Além disso, outros cuidados, como evitar passar as mãos no cabelo com frequência, adotar uma alimentação mais balanceada, hidratar-se, evitar a água quente no banho e não utilizar o condicionador próximo à raiz dos fios, também podem contribuir para a diminuição do aspecto oleoso dos seus cabelos!

O excesso de lavagens, para este tipo de cabelo, também pode ser prejudicial, causando o chamado efeito rebote. Ele acontece quando retiramos toda a oleosidade do couro cabeludo com lavagens muito profundas, fazendo com que nossas glândulas responsáveis pela sua produção aumentem os níveis de sebo da região para suprir a sua falta.

Cabelos oleosos também precisam de uma boa hidratação, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Isso porque, até mesmo este tipo de fio perde água e nutrientes no dia a dia e, por isso, precisa se hidratar, na medida certa, e com produtos e jeitos corretos.

Se você possui um cabelo oleoso, é importante evitar o uso de alguns acessórios na cabeça por muito tempo, como lenços, chapéus e bonés. Afinal, esse uso constante pode acabar abafando o couro cabeludo e, consequentemente, aumentando sua oleosidade.

E como dica boa é dica compartilhada, queremos te lembrar que o shampoo a seco pode ser um grande aliado para disfarçar o aspecto pesado do seu cabelo naqueles dias em que a lavagem não é possível!

Cabelo normal

Deu para perceber que este tipo de cabelo demanda pouco, ou quase nenhum, tratamento especial, não é mesmo?

Por isso, se os seus fios são considerados normais, não deixe de utilizar um shampoo e condicionador neutro durante a lavagem para evitar danos futuros.

As hidratações capilares também são muito importantes. Isso porque, todos os tipos de cabelo sofrem com a perda de água e nutrientes diariamente por causa de agressores externos, como poluição, sol, vento, ar condicionado, uso de ferramentas de calor e muitos outros.

Sendo assim, para conquistar os melhores resultados, aposte em uma boa hidratação semanalmente, ou a cada 15 dias, e perceba como seus fios se tornarão ainda mais bonitos!

Cabelo misto

Se o seu cabelo for misto, você precisa encontrar um equilíbrio entre os produtos purificantes e hidratantes. Afinal, ao mesmo tempo que combatemos a oleosidade excessiva no couro cabeludo, não podemos deixar de nos atentar às pontas ressecadas desse tipo de fio.

Por isso, não se esqueça de utilizar condicionador somente no comprimento e pontas dos cabelos, alterne máscaras hidratantes e nutritivas durante a semana e prefira produtos mais leves e fluidos, ok?

Cabelo seco

Para os fios secos, o uso de produtos com ativos hidratantes são essenciais, assim como a hidratação capilar recorrente.

Além disso, aplicar um protetor térmico antes do uso de ferramentas de calor, alternar os dias de lavagem e investir no seu próprio cronograma capilar também podem ser saídas bastante eficazes, deixando para trás o aspecto ressecado e opaco dos seus fios!

O produto ideal pode ajudar

Seja um cabelo oleoso, normal, misto ou seco, os seus fios precisam de cuidados específicos para uma boa aparência e saúde.

Tratamentos personalizados podem ser uma boa opção se você deseja equilibrar os seus níveis de oleosidade. Afinal, nada melhor do que um cosmético totalmente manipulado para as suas necessidades e que entenda o que os seus fios realmente precisam, não é?

“A fórmula personalizada é ideal para equilibrar as diferenças do fio porque leva em consideração um conjunto de fatores, como comprimento do cabelo, curvatura do fio, frequência entre lavagens e estilo de vida da pessoa. É a fórmula que precisa se adequar às necessidades da consumidora e não o contrário.” - Alex Eduardo Domingos, Chief Scientific Officer da JustForYou.

Qual a frequência de lavagem ideal?

Mulher enrolada na toalhaPara entender a frequência de lavagem ideal dos seus cabelos, é muito importante se atentar à sua rotina. Afinal, alguns fios precisam ser lavados em dias alternados, enquanto outros necessitam da lavagem diária.

Algumas variantes, como a região em que moramos, se praticamos exercícios físicos ou até o que comemos também podem influenciar na quantidade de lavagens necessárias para conquistar um cabelo mais saudável. Por isso, não deixe de observar os seus fios e entenda o que eles precisam!

De um modo geral, o cabelo oleoso precisa ser higienizado diariamente para que o seu aspecto pesado não se torne constante. Os fios normais e mistos podem ser lavados em dias alternados para não prejudicar a sua saúde capilar. Enquanto os cabelos secos podem possuir um intervalo maior entre as suas lavagens, focando sempre em cosméticos com ativos hidratantes em suas composições.

Os seus fios também podem mudar!

Alguns fatores ainda podem transformar os seus cabelos, modificando o nível de oleosidade presente nos fios. Procedimentos químicos, o contato com a água do mar e muitos outros hábitos podem aumentar ou diminuir a produção de sebo no nosso couro cabeludo.

Por isso, além de todo o tratamento especial com o seu fio, alguns cuidados a mais são necessários:

  • Evite utilizar água muito quente durante o banho;
  • Prefira produtos sem químicos agressivos;
  • Evite usar acessórios que abafem o couro cabeludo por tempo prolongado, como chapéus, bonés, turbantes, lenços, entre outros;
  • Beba bastante água;
  • Atente-se a alterações hormonais;
  • Evite o consumo constante de cigarros;
  • Dê maiores pausas entre procedimentos químicos mais agressivos, como a descoloração, tinturas e alisamentos.

Ah… E não deixe de se atentar à alimentação. Afinal, o consumo em excesso de alimentos gordurosos pode contribuir para a maior oleosidade dos fios, assim como uma dieta focada em poucas calorias pode limitar alguns nutrientes e fragilizar os seus cabelos. Prefira uma dieta mais balanceada, sem exageros ou restrições!

Recapitulando…

Resumo para identificar se o seu cabelo é oleoso, misto, normal ou seco

Seja um cabelo oleoso, normal, misto ou seco, identificar as características dos seus fios pode ser essencial para proporcionar os melhores produtos e cuidados a eles. Mas não se esqueça que o nível de oleosidade dos cabelos não são totalmente definidos por suas curvaturas, hein!

Por isso, um cabelo ondulado pode ser mais oleoso ou um liso mais seco… O importante é se atentar ao comportamento dos seus fios em seu dia a dia e entender suas principais necessidades.

E se quiser saber mais sobre a importância dos produtos específicos para cada tipo de cabelo, não deixe de conferir o nosso post sobre como escolher o shampoo ideal para o seu tipo de fio. Você vai adorar!

×