Não cometa estes erros com seu shampoo para cabelos cacheados

Compartilhar
Não cometa estes erros com seu shampoo para cabelos cacheados

Você já se questionou se seu shampoo realmente é o ideal para o seu cabelo? Acha que ele não está respondendo como o esperado? É normal ter esse tipo de dúvida, ainda mais quando o assunto é shampoo para cabelos cacheados. Mas, hoje vamos te mostrar que muitas vezes o resultado do shampoo está associado a nossas próprias escolhas e hábitos.  

É importante ressaltar que muitas vezes a saúde e a beleza dos nossos fios está diretamente ligado com o shampoo. E, em outras, com produtos ou procedimentos que fazem parte do tratamento capilar. Mas relaxa, vamos falar sobre cada um desses erros que as cacheadas não devem cometer! Vamos deixar todos esses erros no passado e partir para as novas recomendações para o futuro!

Escolha do shampoo

Vamos começar falando especificamente dos shampoos. Cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados e, em algumas situações até mesmo mais finos que os fios lisos. Por esse motivo, é essencial investir em produtos específicos para esse tipo de cabelo. Opte por produtos que tem agentes de limpeza que eliminam as impurezas, porém que mantenham a oleosidade natural do fio que auxilia na proteção das madeixas.

Forma de lavar os cabelos

Sabia que existe a forma correta de lavar as madeixas? Geralmente as pessoas lavam os fios com bastante shampoo, aplicando desde a raiz até as pontas e colocando bastante força, e acham que assim conseguirão o resultado desejado. Errado!

Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos e com o uso do shampoo essa tendência aumenta ainda mais, principalmente se aplicado ao longo do comprimento e com movimentos brutos. Essa ação acaba provocando mais oleosidade no couro cabeludo, um efeito exatamente contrário.

O correto é higienizar apenas o couro cabeludo, aplicando shampoo e massageando lentamente com movimentos circulares. Além de limpar bem, proporcionará mais saúde aos fios, uma boa circulação sanguínea e um crescimento saudável dos fios.

Frequência de lavagem

Mulher lavando os fios com shampoo para cabelos cacheados

Por conta do formato espiral, a oleosidade natural das madeixas tem dificuldade de chegar até as pontas. Por isso, os cabelos cacheados tendem a ser mais secos que os outros, demoram mais para sujar e precisar de lavagem. O uso excessivo de shampoo pode agravar esse ressecamento, em função disso é recomendado que se lave os cabelos apenas 2 a 3 vezes na semana, sempre alternando os dias.

Armazenamento dos produtos  

Você já comprou um novo produto para o cabelo, usou, aprovou, porém, percebeu que ele perdeu o efeito com o passar do tempo? Provavelmente o que está acontecendo é que os produtos capilares estão sendo guardados de forma errada, prejudicando sua composição química. Ou seja, você pode estar estragando os seus cosméticos sem saber!

Ao contrário do que a maioria das pessoas fazem, o local mais apropriado para armazenar os produtos de cabelo é longe do banheiro, num local seco e arejado.

A janela do box parece ser um local perfeito e prático, no entanto o sol e o calor que costumam a bater na janela do box são prejudiciais para os produtos capilares. Com o passar do tempo expostos ao sol, os produtos podem secar, estragar e até ter seu pH alterado, deixando de funcionar corretamente. Além do mais, se o box for muito fechado, pode acontecer até o surgimento de fungos no seu produto.

Na pia ou armário do banheiro por ser muito quente e úmido, sem circulação de ar, pode estragar os componentes da fórmula não só dos shampoos, mas de máscaras e condicionadores. Nem mesmo dentro de um armário, longe do box, seus produtos capilares estão protegidos do vapor e das temperaturas.

O shampoo e condicionador do dia-a-dia você pode manter dentro do box, mas desde que eles não fiquem expostos ao sol. Esse tipo de produto costuma ser mais resistente à umidade do que as máscaras e cremes de tratamento.

Opte por juntar todos os seus produtos capilares em um local seco, sem exposição ao sol e mais fresco, para que não corram o risco de estragar. Por exemplo, escolha uma prateleira ou gaveta grande em seu quarto e junte todos eles ali. Aí é só escolher o produto que irá usar no dia, levar para o banheiro, usar e devolver para gaveta junto com os outros.

Pentear o cabelo seco  

Vamos falar agora de algumas dicas que embora não estejam associadas diretamente com shampoo interferem no aspecto dos seus cabelos. Se você deseja um cabelo saudável e bonito, é extremamente proibido você pentear o cabelo seco. Dessa forma, você está destruindo e quebrando a estrutura dos fios.

Você tem duas opções para pentear, no chuveiro, quando o cabelo está com condicionador, ou quando sair do chuveiro, com os fios ainda úmidos. O ideal é utilizar um pente de cerdas largas fazendo movimentos de baixo para cima, subindo aos poucos até chegar a raiz. É bem mais fácil e menos agressivo.

Dormir ou prender o cabelo molhado

Quando você prende ou dorme com seu cabelo molhado, se a água não evaporar pode entupir os poros, causando oleosidade excessiva, mofo, deixando os cabelos sem vida e podre na raiz. Deixe as madeixas secar bem livres e soltas para evitar esse tipo de problema!

Esqueça a toalha

A toalha puxa os fios e pode deixá-los arrepiados. Um truque para a mulherada de cabelo cacheado é usar papel toalha. Isso mesmo! Além de remover a água, ele tem celulose que ajuda a moldar os cachos.

Aplicar máscaras ou cremes diretamente na raiz

Por ter fios mais secos, a maioria das cacheadas já cometeu esse erro. Mas o ideal é aplicar o produto dois dedos abaixo da raiz, assim o produto não ficará acumulado nos poros e sim nos fios. Dessa forma, você não terá problemas com coceira ou caspa, que é provocada pelo acúmulo no couro cabeludo.

Aprendeu o que não deve ser feito? Espero que com as dicas de hoje o aspecto do seu cabelo melhore! É assim mesmo, de passinho em passinho vamos melhorando nossos hábitos para alcançar aquele cabelo tão desejado!

Tem alguma outra sugestão de tema para tratarmos aqui? Não deixe de nos escrever, tem um espaço logo abaixo só para você! Até a próxima! 

Aprenda de uma vez por todas como evitar a oleosidade no cabelo!

Aprenda de uma vez por todas como evitar a oleosidade no cabelo!

Problemas para encontrar shampoo e condicionador perfeito? Faça esse teste e descubra de uma vez por todas!

Problemas para encontrar shampoo e condicionador perfeito? Faça esse teste e descubra de uma vez por todas!

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento