index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Não cometa estes erros com seu shampoo para cabelos cacheados

Não cometa estes erros com seu shampoo para cabelos cacheados

Você já se questionou se seu shampoo para cabelos cacheados realmente é o ideal? Acha que ele não está respondendo como o esperado? É normal ter esse tipo de dúvida. Mas, hoje vamos te mostrar que muitas vezes o resultado do shampoo está associado a nossas próprias escolhas e hábitos.  

É importante ressaltar que muitas vezes a saúde e a beleza dos nossos fios estão diretamente ligadas com o shampoo que usamos. E, em outras, com produtos ou procedimentos que fazem parte do nosso tratamento capilar.

Mas relaxa, vamos falar sobre cada um desses erros que as cacheadas não devem cometer! Temos que deixar todos esses erros no passado e partir para as novas recomendações para o futuro! Vamos lá?

Escolha do shampoo para cabelos cacheados

Primeiro, vamos começar falando especificamente do shampoo para cabelos cacheados ideal.

Os cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados do que outras curvaturas por causa da dificuldade da oleosidade natural dos fios de percorrer todo o seu comprimento.

Por esse motivo, é essencial investir em produtos específicos para esse tipo de cabelo, pois eles trarão os ativos necessários para cada deficiência presente em seus fios, os tratando da melhor maneira. Sendo assim, opte por produtos que possuam agentes de limpeza que eliminam as impurezas, porém que mantenham a oleosidade natural do fio que auxilia em sua proteção.

Além disso, é importante também que o shampoo escolhido seja não-agressivo, ou seja, opte por produtos sem sulfato. Afinal, esse componente é um dos principais causadores do ressecamento excessivo dos fios.

Técnicas de lavagem não-agressiva, como o low poo, também são excelentes para esta curvatura. Afinal, ela busca fazer a lavagem dos fios substituindo produtos com sulfato por shampoos sem este componente, o que danifica menos o cabelo. Para alguns cacheados, técnicas que não usam nenhum tipo de shampoo também podem ser benéficas, como o no poo e o co-wash, que utilizam condicionadores específicos para limpeza no lugar do produto.

Forma de lavar os cabelos

Você sabia que existe uma forma correta de lavar os cabelos? Pois é, geralmente as pessoas lavam os fios com bastante shampoo, aplicando desde a raiz até as pontas e colocando bastante força, achando que assim conseguirão o resultado desejado. Mas isso está errado!

Os cabelos cacheados, como dissemos, tendem a ser mais secos e com o uso do shampoo essa tendência aumenta ainda mais, principalmente se aplicado ao longo do comprimento e com movimentos brutos. Essa ação acaba provocando ainda mais oleosidade no couro cabeludo, ou seja, um efeito exatamente contrário.

O correto é higienizar apenas o couro cabeludo, aplicando um shampoo para cabelos cacheados e massageando lentamente com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares. Isso, além de limpar bem, proporcionará mais saúde aos fios, uma boa circulação sanguínea e um crescimento saudável a eles.

Frequência de lavagem

Mulher lavando os fios com shampoo para cabelos cacheadosPor conta do formato espiral dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldade de chegar até as pontas. Por isso, os cabelos cacheados tendem a ser mais secos que os outros, o que faz com que demorem mais para sujar e precisar de lavagem.

O uso excessivo de shampoo pode agravar o ressecamento já existente nos cabelos cacheados, em função disso, é recomendado que se lave os cabelos apenas 2 a 3 vezes na semana, sempre alternando os dias.

Armazenamento dos produtos  

Você já comprou um novo produto para o cabelo, usou, aprovou, porém, percebeu que ele perdeu o efeito com o passar do tempo? Provavelmente o que está acontecendo é que os produtos capilares estão sendo guardados de forma errada, prejudicando sua composição química. Ou seja, você pode estar estragando os seus cosméticos sem saber!

Ao contrário do que a maioria das pessoas fazem, o local mais apropriado para armazenar os produtos de cabelo é longe do banheiro, num local seco e arejado. Isso mesmo!

A janela do box parece ser um local perfeito e prático, no entanto o sol e o calor que costumam bater nela são prejudiciais para os produtos capilares. Com o passar do tempo, a exposição contínua ao sol podem fazer os produtos secar, estragar e até ter seu pH alterado, deixando de funcionar corretamente. Além do mais, se o box for muito fechado, pode acontecer até o surgimento de fungos no seu produto.

A pia ou armário do banheiro podem não ser uma boa ideia também. Estes locais podem ser muito quentes e úmidos, sem circulação de ar, o que pode estragar os componentes da fórmula não só dos shampoos, mas de máscaras e condicionadores também. Isso porque nem mesmo dentro de um armário, longe do box, seus produtos capilares estão protegidos do vapor e das temperaturas.

Onde guardar então? Bom, o seu shampoo e condicionador do dia a dia você até pode manter dentro do box, mas desde que eles não fiquem expostos ao sol. Esse tipo de produto costuma ser mais resistente à umidade do que as máscaras e cremes de tratamento. Estes últimos devem estar em um local que seja mais seco e arejado.

Porém, por via das dúvidas, opte por juntar todos os seus produtos capilares em um local seco, sem exposição ao sol e mais fresco, para que não corram o risco de estragar.

Por exemplo, escolha uma prateleira ou gaveta grande em seu quarto e junte todos eles ali. Aí é só escolher o produto que irá usar no dia, levar para o banheiro, usar e devolver para gaveta junto com os outros. Fácil, né?

Outros erros para não cometer com seus cachos

Vamos falar agora de algumas dicas que, embora não estejam associadas diretamente com o shampoo para cabelos cacheados que você usa, ainda interferem no aspecto dos seus cachos. Olha só.

Pentear o cabelo seco

Se você deseja um cabelo cacheado saudável e bonito, evite penteá-lo seco! Afinal, dessa forma, você está apenas destruindo e quebrando a estrutura dos fios enquanto os penteia.

Você tem duas opções para pentear: no chuveiro, quando o cabelo está com condicionador, ou quando sair do chuveiro, com os fios ainda úmidos e com a ajuda de uma produto sem enxágue, como o leave-in, por exemplo.

O ideal é utilizar um pente de cerdas largas fazendo movimentos de baixo para cima, começando pelas pontas e subindo aos poucos até chegar a raiz. É bem mais fácil e menos agressivo.

Dormir ou prender o cabelo molhado

Quando você prende ou dorme com seu cabelo molhado, a água pode não evaporar e, com isso, entupir os poros capilares, causando oleosidade excessiva e mofo, além de deixar os cabelos sem vida e podres na raiz.

Por isso, deixe sempre os seus fios secarem bem, livres e soltos para evitar esse tipo de problema!

Esqueça a toalha

A toalha puxa os fios e isso pode deixá-los arrepiados. Um truque para as pessoas de cabelo cacheado é usar papel toalha. Isso mesmo!

Além de remover a água, ele tem celulose que ajuda a moldar os cachos. Que tal tentar? Outra opção é usar toalhas de algodão ou uma camiseta velha para secar o cabelos, pois este tipo de tecido agride menos os fios, gerando menos atrito e quebra.

Aplicar máscaras ou cremes diretamente na raiz

Como dissemos, não é apenas o shampoo para cabelos cacheados que você usa que pode influenciar na aparência dos seus cabelos. A forma como aplicamos as máscaras e cremes hidratantes em nossos fios também possuem um grande papel nisso.

Por ter fios mais secos, a maioria das cacheadas já cometeu esse erro, aplicando produtos como condicionador, máscaras e cremes sem enxágue em todo o cabelo, inclusive na raiz. No entanto, independente do nível de ressecamento dos seus cabelos, o ideal é aplicar esse tipo de produto dois dedos abaixo da raiz, pois assim ele não ficará acumulado nos poros capilares e sim nos fios. Dessa forma, você não terá problemas com coceira ou caspa, que são provocados pelo acúmulo de produtos no couro cabeludo.

E ai, aprendeu o que não deve ser feito? Espero que com as dicas de hoje o aspecto do seu cabelo melhore! É assim mesmo, de passinho em passinho que vamos melhorando nossos hábitos para alcançar aqueles cachos tão desejados!

E se quiser dar um passo a mais, que tal experimentar um shampoo sem sulfato e observar os resultados que ele pode trazer para os seus fios? Temos certeza que irá amar, assim como nós amamos!

×