index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Conheça os benefícios do Óleo de Macadâmia para o cabelo

Conheça os benefícios do Óleo de Macadâmia para o cabelo

O óleo de macadâmia é, sem dúvidas, um dos maiores "queridinhos” de quem ama apostar em óleos vegetais durante a rotina de hair care. Isso porque, além de ser super hidratante, este óleo também possui propriedades antioxidantes e um poder de absorção único!

Extraído da macadâmia, uma espécie de noz originária da Austrália, este óleo tem sido cada vez mais utilizado no mundo dos cuidados capilares, deixando de lado o aspecto ressecado, danificado e sem brilho dos fios.

Desse modo, para que você saiba como utilizar este ingrediente da melhor forma em seus cabelos, reunimos tudo o que você precisa saber sobre ele neste post mais que especial. Que tal entender mais sobre os benefícios do óleo de macadâmia e conquistar o seu cabelo dos sonhos?

O que é óleo de macadâmia?

Como dissemos, este óleo é extraído da macadâmia, uma noz nativa da Austrália. Apesar de existirem cerca de dez espécies diferentes desta noz, apenas duas ganharam maior notoriedade por causa da sua produção de alimentos e óleos: a M. tetraphylla (com casca áspera) e a M. integrifolia (com casca lisa).

Historicamente, os povos aborígines da Austrália já consumiam a macadâmia em grandes quantidades devido às suas propriedades nutricionais. Com a descoberta, nos anos 2000, de que esta noz ajudava a baixar os níveis do colesterol LDL, o seu consumo acabou se popularizando ainda mais.

Sua semente é rica em óleo, tendo até 80% de seu peso formado por ele. Para a produção do óleo de macadâmia, os frutos utilizados neste processo são comprimidos e prensados a frio, resultando em um óleo claro e sem cheiro - usado na formulação de inúmeros produtos.

Propriedades exclusivas

O óleo de macadâmia possui uma textura mais leve, tendo uma absorção maior do que os demais tipos de óleos vegetais. Isso contribui para que o seu uso em diversos tipos de cosméticos e produtos para cuidados capilares seja ainda mais comum!

Justamente por causa dos seus nutrientes essenciais para uma boa rotina de hair care, o óleo de macadâmia é capaz de potencializar a nutrição dos fios, controlando quadros de ressecamento e quebra, além de proporcionar um aspecto muito mais belo e saudável a eles.

De um modo geral, entre as propriedades exclusivas deste óleo, podemos destacar seus altos níveis de nutrientes, como o zinco, selênio, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina E e inúmeros ácidos graxos. Um ingrediente mais do que completo, não acha?

Benefícios do óleo de macadâmia para o cabelo

Frutos da macadâmiaTodos esses nutrientes encontrados no óleo de macadâmia são uma potente fonte de hidratação para os fios e couro cabeludo, mas você sabia que este ingrediente também pode proporcionar outros benefícios para a sua saúde capilar? Olha só!

  • Diminui o volume e frizz;
  • Aumenta o brilho;
  • Regula a produção de óleo no couro cabeludo;
  • Repara a elasticidade natural da fibra capilar;
  • Protege o couro cabeludo;
  • Previne a quebra e o surgimento de pontas duplas;
  • Evita o aspecto pesado dos fios;
  • Multifuncional: pode ser utilizado na pele.

É claro que, antes de utilizar o óleo de macadâmia na sua pele ou cabelos, é muito importante consultar um médico especialista para entender o real aspecto e necessidades do seu corpo, ok? Assim você evitará qualquer tipo de dor de cabeça na hora de conquistar uma pele ou fios mais saudáveis!

Indicações

Apesar de ser super indicado para todos os tipos de cabelo, o óleo de macadâmia tem sido muito utilizado por pessoas com fios crespos, cacheados e quimicamente tratados. Afinal, esses cabelos precisam de uma dose extra de hidratação capilar.

No entanto, se os seus fios lisos ou ondulados estão sofrendo com o ressecamento, você pode utilizar este óleo para tratá-los também. Porém, é importante evitar a raiz para não desencadear uma oleosidade excessiva na região, hein!

Atenção: se você possui alergia a nozes, o óleo de macadâmia não é recomendado, pois pode desencadear uma reação alérgica!

Como usar óleo de macadâmia nos cabelos

Os benefícios do óleo de macadâmia podem ser percebidos logo após sua aplicação nos cabelos, que se tornam mais hidratados e brilhantes. Mas você sabia que este óleo vegetal pode ser utilizado de diferentes formas? Tudo vai depender do efeito que você mais deseja no momento…

Dá só uma olhada nestas maneiras de aplicar o óleo de macadâmia nos fios que separamos para você!

Óleo de macadâmia como finalizador

O óleo de macadâmia pode ser utilizado para finalizar os seus cabelos. Para isto, basta aplicar algumas gotas na palma da mão, esfregar para aquecer o óleo um pouco e passar nos fios por todo o comprimento.

Isso fará com que o seu cabelo ganhe muito mais brilho, além de diminuir o frizz e evitar o aparecimento das temidas pontas duplas!

Óleo de macadâmia como pré-shampoo

Você também pode utilizar o óleo de macadâmia como pré-shampoo para proteger os fios do ressecamento durante a lavagem. Afinal, alguns componentes dos produtos convencionais podem prejudicar a sua saúde capilar durante o banho, por mais que não percebamos logo de cara.

Antes de lavar os seus cabelos, aplique uma boa quantidade de óleo de macadâmia por todo o comprimento dos fios, espere 5 minutos e lave como de costume. Você perceberá como o seu cabelo possuirá um aspecto muito mais saudável!

Óleo de macadâmia como umectante

Nós adoramos uma boa umectação capilar e, por isso, ela não poderia ficar de fora, né? - rs

A umectação é um procedimento capaz de devolver os nutrientes e a oleosidade natural dos cabelos, perdidos pela exposição diária a agentes externos como o sol, a poluição, o uso de ferramentas de calor, procedimentos químicos, entre muitos outros.

Sendo assim, para utilizar o óleo de macadâmia neste procedimento, aplique-o por todo o seu cabelo e deixe agir durante toda a noite. Quando acordar, basta lavar os fios normalmente e perceber uma aparência ainda mais bela.

Óleo de macadâmia na máscara hidratante

O óleo de macadâmia também pode potencializar os efeitos da sua máscara de hidratação, proporcionando uma maior nutrição e reparação aos cabelos. O seu modo de uso, inclusive, é super fácil e prático!

Antes de passar a máscara nos fios, separe uma quantidade de produto e coloque algumas gotas do óleo vegetal. Depois é só misturar e aplicar nos seus cabelos como de costume, fazendo uma hidratação power.

Existem, também, outras formas de usar o óleo de macadâmia na sua rotina de hair care. Afinal, este ingrediente pode ser aplicado nos fios secos ou molhados, tudo vai depender da necessidade dos seus cabelos e seus hábitos diários.

E como aqui, na JustForYou, nós amamos atender às características únicas de cada cabelo, utilizamos o óleo de macadâmia também em algumas das nossas fórmulas!

Este óleo vegetal pode ser encontrado no nosso leave-in e máscara hidratante, proporcionando maior ação emoliente aos produtos, além de auxiliar na hidratação e diminuição do frizz, dando mais brilho e maciez aos cabelos. Sabia disso?

Caso queira saber mais sobre os ativos que podem ser encontrados na sua fórmula exclusiva, não deixe de conferir a nossa página de ingredientes. Você vai adorar conhecer os efeitos de cada um deles!

×