index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Descubra como dar brilho no cabelo

Descubra como dar brilho no cabelo

Se você quer descobrir como dar brilho no cabelo, você está no lugar certo!

Nós, brasileiras(os), somos conhecidas(os) mundialmente por cuidarmos muito bem dos cabelos. E um dos nossos maiores objetivos costuma ser conquistar fios saudáveis e com brilho, não é mesmo? Por isso, se essa é a sua meta, saiba que você não está sozinha(o). E se não é, reconsidere!

E não é só porque brilho é bonito, não… Mas também porque ele mostra algo essencial sobre os cabelos: eles estão saudáveis! Portanto, se o seu está opaco, algo não vai bem.

Pensando nisso, que tal algumas dicas de como dar brilho no cabelo? Nós separamos algumas bem bacanas que podem te ajudar. Vamos lá?

Algumas dicas de como dar brilho no cabelo

Mulher penteando o cabeloA essa altura você já deve ter entendido que a resposta para como dar brilho no cabelo é uma consequência de mantermos nossas fibras capilares hidratadas e bem cuidadas. Afinal, se a cutícula se mantém fechada, ela reflete melhor a luz. Mas você sabe como deixar o cabelo hidratado e forte o suficiente para brilhar? Olha só.

Use os produtos corretos e de qualidade

Nossa primeira dica é ficar de olho no que você coloca na cabeça. Ou seja, escolher produtos que de fato se alinhem às suas necessidades é essencial.

No caso dos cabelos coloridos, alguns ativos de shampoos e condicionadores comuns podem comprometer não só a cor, mas também seu brilho. Isso acontece quando esses produtos têm em sua composição elementos como o sulfato - o inimigo número 1 da saúde e do brilho nos cabelos tingidos.

Ah… E por falar em ativos, você sabia que um dos responsáveis pelo brilho nos cabelos é o sorbitol? Sua procura e uso em produtos para cuidados pessoais têm aumentado no mundo todo. Afinal, as pessoas estão cada vez mais engajadas e conscientes da causa pró-meio ambiente, e o sorbitol é um ingrediente natural e sustentável!

Algumas vantagens do sorbitol sobre os produtos petroquímicos estão relacionadas à sua origem renovável e o fato de ele não ter risco tóxico. Pra ficar ainda mais claro: estamos falando aqui de um poliálcool, também chamado de glucitol, encontrado naturalmente em diversas frutas como a maçã e a ameixa. É um agente umectante e que ajuda demais na hidratação

Além do sorbitol, um ingrediente que costuma trazer ótimos resultados, tanto em máscaras caseiras quanto em condicionadores formulados por uma marca, é a babosa - ótima por possuir diversos aminoácidos essenciais para a formação de proteínas, que resultam em fios mais saudáveis.

Também conhecida como extrato de Aloe Vera, este é um ativo que possui vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, além de vários minerais. Tudo de melhor para o seu cabelo!

Lave o cabelo com água fria

Lavar o cabelo com água fria tem como um de seus maiores benefícios o fato de ajudar a selar as cutículas, fazendo com que as fibras capilares consigam reter melhor os nutrientes dos condicionadores e máscaras hidratantes, o que prolonga a durabilidade do tratamento.

O benefício da água fria para dar brilho ao cabelo se dá por que os fios ficam mais alinhados e, com isso, conseguem refletir melhor a luz natural. Além disso, pelas cutículas estarem seladas, a formação de nós é evitada e desembaraçar os fios se torna mais fácil, evitando a quebra capilar.

Mantenha a hidratação em dia

Manter a hidratação capilar em dia é uma das formas de como dar brilho no cabelo em casa mais eficientes. Afinal, um de seus maiores benefícios é devolver a água e os nutrientes perdidos para a fibra capilar, deixando os fios saudáveis por dentro e preservando seu brilho e maciez por fora.

Incluir a hidratação em sua rotina de beleza é a melhor forma de repor todas as substâncias que são perdidas no dia a dia pela ação dos raios solares e ferramentas de calor.

Aposte nos óleos vegetais

O uso dos óleos vegetais, principalmente na umectação, proporciona uma nutrição profunda aos fios. Durante a umectação, a ideia é deixar os óleos vegetais agirem da raiz às pontas do cabelo para que o produto consiga nutrir e dar brilho aos fios.

Aliás, que tal conferir o nosso post sobre os melhores óleos para umectação? Com certeza você encontrará o mais indicado para suas necessidades.

Sempre usar protetor térmico antes de modeladores de calor

Outra forma super bacana de como dar brilho no cabelo é sempre usar produtos com protetor térmico antes de submeter seus fios ao uso do secador, chapinha, babyliss ou difusor. Afinal, assim como a água quente, o calor desses aparelhos também resseca o cabelo, fazendo com que eles fiquem opacos.

Para impedir que isso aconteça, o uso de protetores térmicos cria uma película ao redor dos fios, mantendo as cutículas fechadas e, consequentemente, os cabelos hidratados, resultando em um maior brilho a eles.

O último jato do secador deve ser sempre frio

O jato do secador frio é capaz de abaixar os fios mais rebeldes e deixá-los mais soltos. Isso porque o ar frio sela as cutículas, dando mais brilho aos cabelos.

Por isso, é recomendado secar o cabelo em temperatura morna e com o secador longe dos fios, mas os últimos jatos devem ser sempre frios.

Ah, e isso também serve para mais volume, use o ar frio das pontas para a raiz dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem com mais movimento e balanço. Ou então, se preferir ele mais liso, use o jato da raiz às pontas.

Faça um banho de brilho

Quando falamos de como dar brilho no cabelo, não podemos deixar de fora o famoso banho de brilho. Afinal, esse é um tratamento capilar que busca devolver a cor, maciez e o brilho dos fios - naturais ou tingidos.

Ele é indicado, principalmente, para pessoas com cabelos opacos, secos e quebradiços. E, ao utilizar os produtos corretos, você consegue fazer uma selagem das fibras capilares, formando uma película de proteção nos fios.

Os efeitos do banho de brilho duram cerca de oito lavagens, por isso, é indicado que você repita esse procedimento de uma a duas vezes no mês.

Posso fazer isso em casa?

Todas as dicas que demos neste conteúdo podem ser colocadas em prática na sua casa e inseridas na sua rotina de cuidados capilares.

Além delas, você provavelmente já deve ter ouvido falar de várias receitas caseiras de como dar brilho no cabelo em casa, certo? E tudo bem, é super válido testar algumas alternativas - desde que a busca seja pela saúde do cabelo e não por um milagre que pode custar essa mesma saúde.

E não adianta se preocupar apenas com o que tem dentro do frasco do shampoo e do condicionador se você não prestar atenção a cuidados ainda mais básicos. Alguns hábitos, como lavar o cabelo com água quente ou esfregar o cabelo na toalha depois do banho, também espantam o brilho. Por isso, atenção, ok?

E por falar em dar brilho no cabelo, que tal aprender a dar o banho de brilho em seus fios em casa? Isso mesmo, temos um conteúdo perfeito sobre o assunto que pode te ajudar muito. Dá uma olhadinha.

×