{% comment %}Default{% endcomment %}

Como dar banho de brilho no cabelo em casa

Compartilhar
Como dar banho de brilho no cabelo em casa

Seu cabelo anda meio opaco, sem vida e com a cor desbotando? Se identificou? Se sim, este conteúdo é para você, pois vamos ensinar como dar banho de brilho no cabelo em casa, com receitas simples e um passo a passo bem fácil de seguir.

O banho de brilho é um tratamento com o objetivo de dar mais brilho e realçar a cor dos fios em cabelos tingidos, usando uma misturinha que pode conter tintura ou tonalizante.

Vamos falar mais sobre o assunto e apresentar algumas receitas passo a passo de como dar banho de brilho no cabelo sem erro!

O que é banho de brilho?

O banho de brilho é um tipo de hidratação específica para dar brilho aos fios e realçar a cor dos cabelos com coloração.

Diversos fatores desbotam a cor do cabelo tingido, tais como:

  • Lavar o cabelo todo dia;
  • Exposição ao sol sem um protetor solar;
  • Uso de modeladores de calor sem aplicar um leave-in com proteção térmica;
  • Contato frequente com a água da piscina ou do mar;
  • Uso de shampoos com sulfatos ou shampoos que não sejam específicos para cabelos tingidos.

Todos estes fatores fazem com que os fios fiquem com uma cor desbotada e aspecto opaco. O banho de brilho é o tratamento mais indicado para trazer a vida de volta aos fios e dar aquele brilho espelhado que só os cabelos saudáveis têm.

O banho de brilho pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, do liso ao crespo, mas é necessário que o fio esteja minimamente saudável. Isso porque há o uso de tinturas ou tonalizantes na misturinha, e mesmo que o produto seja livre de amônia, pode danificar a fibra capilar.

Benefícios do banho de brilho

Além de dar aquele brilho maravilhoso ao cabelo e acender a cor, o banho de brilho traz outros benefícios aos fios, olha só:

  • Recupera o aspecto saudável do fio;
  • Previne o desbotamento da cor;
  • Hidrata o cabelo;
  • Dá movimento natural aos fios;
  • Confere maciez e toque suave.

Como dar banho de brilho no cabelo

Mulher com fios brilhosos após dar banho de brilho no cabelo

Vamos ao que interessa: como dar banho de brilho no cabelo.

Antes começar, recomendamos que você veja se a sua raiz precisa de retoque. Se sim, é melhor fazer antes do tratamento, com a coloração de costume. Vamos explicar porque: o banho de brilho forma uma película protetora sobre os fios que previne o desbotamento da cor. Por isso, é importante que os fios estejam com o tom uniforme, para evitar imperfeições.

A misturinha do banho de brilho é bem simples e tem como principais ingredientes a tintura ou tonalizante e uma máscara de hidratação de base branca.

Como dar banho de brilho com tinta

A primeira forma de dar banho de brilho no cabelo é usando tintura. Por ser um produto usado para colorações permanentes, ela possui amônia, substância que altera a estrutura da fibra capilar, mudando a sua pigmentação.

Por isso, recomenda-se que este banho de brilho seja feito por quem já usa esse tipo de coloração. Também é importante ressaltar que o cabelo deve estar saudável, senão, o tratamento pode causar efeito contrário, pois a amônia pode danificar os fios, caso eles estejam fragilizados.

E é justamente por possuir amônia e danificar os fios, que é necessário adicionar mais um ingrediente à máscara e à tintura, algo focado em fortalecer e hidratar o cabelo. Você pode optar uma ampola de vitaminas, pantenol puro ou bepantol líquido, de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Faça o banho de brilho com a tintura que você já usa normalmente e que seja exatamente da cor do seu cabelo.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de tintura;
  • 3 colheres de sopa de máscara de hidratação de base branca;
  • 1 ampola vitamínica, ou uma colher de pantenol ou uma colher de queratina líquida.

Como fazer

  1. Prepare a tintura previamente, misturando a tinta e a loção reveladora, conforme as instruções do fabricante, como se você fosse pintar o cabelo normalmente;
  2. Em um recipiente, misture a tintura, a máscara e o ingrediente extra escolhido, nas proporções mencionadas acima, até formar uma pasta homogênea;
  3. Lave os cabelos com shampoo. Dê preferência à um shampoo sem sulfato, para que ele realize a limpeza dos fios e couro cabeludo sem agredir;
  4. Retire o excesso de água com a toalha e com os fios ainda úmidos, separe o cabelo em partes;
  5. Passe a mistura nos fios mecha a mecha, desde a raiz, comprimento e até as pontas;
  6. Deixe a mistura agir nos fios durante 20 minutos;
  7. Enxágue o cabelo e passe o condicionador no comprimento e pontas para fechar as cutículas dos fios;
  8. Enxágue bem e finalize como de costume.

Como dar banho de brilho com tonalizante

Se o seu cabelo passou por alguma química recentemente, está fragilizado ou é naturalmente mais ressecado, como os cacheados e crespos, usar a tintura permanente pode acabar danificando ainda mais os fios.

Então como dar banho de brilho no cabelo nestes tipos de fios? Usando um tonalizante!

Ao contrário das tinturas permanentes, a maioria dos tonalizantes não possui amônia e tem baixa concentração de água oxigenada (creme revelador), por isso, alteram a cor do cabelo de forma menos agressiva. Enquanto a tintura age dentro da fibra capilar, alterando a sua pigmentação, o tonalizante age na parte externa do fio, envolvendo-o com uma película com a nova cor, enquanto a antiga é mantida dentro da fibra capilar.

Mais suave e capaz de dar um brilho incrível para o cabelo, os tonalizantes realçam o brilho, levantam o tom natural ou dão aquele up em colorações que já estavam desbotando.

Para fazer o banho de brilho com tonalizante, você deve escolher um produto que seja exatamente no tom da última tintura ou tonalizante usado. Se você não tinge o cabelo, opte por versões incolores.

Veja o passo a passo de como dar banho de brilho no cabelo com tonalizante.

Ingredientes

  • 1/2 tubo de tonalizante na cor exata do seu cabelo ou incolor;
  • 3 colheres de sopa de máscara de hidratação de base branca;
  • Metade do creme revelador que vem com o tonalizante;
  • 1 ampola de vitamina A ou 2 gotas de óleo vegetal de sua preferência.

Como fazer

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente, até formar uma pasta homogênea;
  2. Lave o cabelo com shampoo, de preferência sem sulfato e retire o excesso de água com uma toalha;
  3. Passe um pouco do creme de hidratação ao redor do couro cabeludo, da testa e das orelhas para evitar que o tonalizante manche a sua pele;
  4. Com os fios úmidos, separe o cabelo em 4 partes para facilitar a aplicação;
  5. Aplique a mistura mecha a mecha, da ponta até a raiz;
  6. Deixe a mistura agir por 20 minutos e então enxágue até remover todo o banho de brilho dos fios;
  7. Passe condicionador no comprimento e pontas dos fios e enxágue novamente;
  8. Finalize como de costume.

Por fim, vale lembrar que o banho de brilho é uma técnica para realçar o tom do cabelo, dando uma aspecto mais vivo e de brilho espelhado. No entanto, ele não substitui tratamentos importantes para a saúde capilar, como a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

As duas técnicas apresentadas neste conteúdo levam tintura ou tonalizante. Se você tem o cabelo natural e prefere não usar estes produtos, a babosa é uma solução natural e que traz mais brilho para os fios. Entretanto, o banho de brilho com babosa é menos intenso e duradouro do que os com tonalizante ou tintura, mas é uma opção mais saudável.

É bem simples: basta retirar o gel da babosa e misturá-lo com água suficiente para formar uma pastinha. Aplique no cabelo previamente lavado, do couro cabeludo até as pontas, deixe agir por 30 minutinhos e enxágue bem. Depois é só condicionar e finalizar como de costume.

Temos um conteúdo bem legal que mostra outras receitas de tratamento caseiro com babosa, não deixe de conferir!

Hidratação com mel: 3 receitas para fazer em casa!

Hidratação com mel: 3 receitas para fazer em casa!

Como fazer fitagem no cabelo cacheado: passo a passo

Como fazer fitagem no cabelo cacheado: passo a passo

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}