Como fazer hidratação com babosa: 3 receitas caseiras passo a passo

Compartilhar
Como fazer hidratação com babosa: 3 receitas caseiras passo a passo

A hidratação capilar é um dos cuidados mais importantes na rotina de hair care e pode ser feita em casa, com ingredientes naturais. Por isso, hoje vamos ensinar como fazer hidratação com babosa, uma folha poderosa e muito usada para tratar os cabelos por seus inúmeros benefícios.

Presente na composição de diferentes cosméticos capilares, a babosa ou aloe vera é facilmente encontrada em feiras, supermercados e até mesmo no quintal de muitas casas. Rica em vitaminas e sais minerais, ela ajuda a repor a água e nutrientes perdidos pelos fios, devolvendo a vitalidade, maciez e brilho para o cabelo.

E como somos fãs de tratamentos naturais e receitinhas caseiras, vamos ensinar o passo a passo de 3 receitas de hidratação com babosa super simples e que podem ser feitas no conforto do seu lar. Vamos lá?

Como fazer hidratação com babosa simples

hidratação para cabelo com babosa: mulher extraindo o gel da babosa

A primeira receita de hidratação com babosa só vai precisar de 2 ingredientes: folha de aloe vera e máscara hidratante.

A dica aqui é na hora de escolher a máscara hidratante: quanto mais natural melhor. Dê uma olhadinha no rótulo e observe se a máscara possui uma boa quantidade de óleos vegetais, ativos condicionantes e reparadores. Da mesma forma, procure por petrolatos, silicones e parabenos, pois estes são químicos agressivos que você deve evitar. Também é importante se escolher uma máscara compatível com os seu tipo de cabelo.

Temos um conteúdo bem legal que explica direitinho tudo que você precisa saber na hora de escolher a melhor máscara de hidratação para o seu cabelo.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • Máscara de hidratação.

Como fazer

  1. Abra a folha de babosa e raspe todo o gel com a ajuda de uma colher;
  2. Misture o gel extraído com a máscara de hidratação em um recipiente até obter uma mistura homogênea. A quantidade de máscara depende do comprimento do cabelo, use o tanto que está acostumada(o).
  3. Lave o cabelo normalmente e depois aplique a máscara com babosa em todo o comprimento e pontas dos fios.
  4. Deixe descansar pelo tempo indicado pelo fabricante da máscara;
  5. Enxágue o cabelo, preferencialmente com água fria, removendo toda a mistura;
  6. Finalize como de costume.

Dica extra: você pode usar a sua máscara hidratante personalizada para fazer este tratamento, mas ele também funciona muito bem com o nosso condicionador. A hidratação será mais leve, similar ao efeito de uma máscara condicionante. No caso do condicionador, o tempo de descanso será de 15 minutinhos.

Outra dica de ouro: se quiser potencializar ainda mais a sua hidratação caseira com babosa, adicione uma colher de chá de óleo vegetal na mistura, para nutrir os fios. Você pode usar óleo de coco ou de abacate.

Como hidratar o cabelo com babosa e maizena

Mulher hidratando o cabelo com babosa

Quem já pesquisou como fazer hidratação com babosa certamente já se deparou com esta receita com maizena.

O amido de milho - também conhecido como maizena ou maisena - é um item de cozinha bem comum, e que sozinho não tem efeito no cabelo, pois não penetra nos fios, mas, combinada com os ingredientes certos, pode potencializar a hidratação. É o que acontece nesta receita caseira com babosa. E é bem simples. Olha só:

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 1 colher de amido de milho (maizena);
  • 1/2 copo de água;
  • 1 colher de máscara de hidratação.

Como fazer

  1. Dilua o amido de milho na água e leve ao fogo por 3 minutos;
  2. Abra a folha de babosa e extraia o gel com a ajuda de uma colher;
  3. Em um recipiente, adicione a mistura de maizena e água, o gel da babosa e a máscara de hidratação, mexendo bem até formar uma mistura homogênea;
  4. Com o cabelo já lavado, aplique a mistura em todo o comprimento e pontas dos fios e deixe agir pelo tempo indicado na máscara de hidratação;
  5. Enxágue o cabelo, preferencialmente com água fria, removendo todo o creme;
  6. Finalize como de costume.

Como fazer hidratação com babosa e açúcar

Que tal uma receita de hidratação com babosa que tem ação esfoliante, ajuda na saúde do couro cabeludo e ainda estimula o crescimento do cabelo?

Estamos falando da hidratação de babosa com açúcar mascavo. É bem fácil de fazer e você só vai precisar de 2 ingredientes. Olha só:

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo.

Como fazer

  1. Extraia o gel da folha de babosa e coloque em um recipiente;
  2. Junte o açúcar mascavo e misture bem até obter uma pasta homogênea;
  3. Com o cabelo úmido, divida-o em duas partes e aplique a mistura em todo o couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos;
  4. Deixe a mistura agir por 10 minutos;
  5. Lave o cabelo normalmente, removendo toda a mistura dos fios. Lembre-se de usar, preferencialmente, um shampoo sem sulfato, que limpe sem agredir os fios e condicionador.
  6. Finalize como de costume.

Dica extra: massagear o couro cabeludo com movimentos suaves e circulares é muito importante para estimular o crescimento dos fios, pois isso aumenta a circulação sanguínea local. Além disso, a babosa possui ativos capazes de fortalecer a raiz do cabelo e nestas condições, os fios podem crescer mais rápido e mais fortes.

Agora que você já sabe como fazer hidratação com babosa, é só escolher uma dessas receitinhas caseiras e colocar a mão na massa. Se você não quiser ter trabalho, uma ótima é investir em produtos capilares que já contém este ingrediente em sua composição.

Aqui na JustForYou, nós amamos a babosa e ela é um dos ingredientes que pode estar nas fórmulas do nosso condicionador. Faça nosso teste online e garanta sua fórmula personalizada. E se a babosa estiver entre os ingredientes certos para você, não esqueça de nos contar como foram os resultados no seu cabelo aqui nos comentários!

Passo a passo para fazer uma umectação quente nos fios!

Passo a passo para fazer uma umectação quente nos fios!

Hidratação com mel: 3 receitas para fazer em casa!

Hidratação com mel: 3 receitas para fazer em casa!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento