Benefícios da babosa: por que essa planta é tão "queridinha"?

Compartilhar
Benefícios da babosa: por que essa planta é tão

Ah… a babosa! Quem não a conhece? Seja através de uma receita da avó ou um tutorial na internet, a verdade é só uma: ela é queridinha por onde passa. Aqui na JustForYou não seria diferente, tanto que ela está na composição das nossas fórmulas, sabia? E não é para menos, os benefícios da babosa são incríveis! 

Essa planta é tão rica em nutrientes que ajuda a fortalecer a saúde e imunidade, a combater doenças e aliviar sintomas, faz bem para a pele e, claro, para os cabelos!

Neste post vamos falar sobre todos esses benefícios, dos mais conhecidos até aqueles que, talvez, você não saiba. Vamos lá?

Aloe Vera ou Babosa? 

Para começar, já vamos esclarecer essa dúvida: babosa e Aloe Vera é a mesma coisa?

Sim! Babosa, Caraguatá, Aloe Vera - pode chamar do jeito que preferir, todos esse nomes se referem a essa mesma planta medicinal, que tem origem africana e pertence à família das Liliáceas - plantas semelhantes aos cactos. 

Na verdade, existem mais de 300 espécies de babosa, porém a mais conhecida é a Aloe Vera. Sua aparência é firme, quebradiça, carnosa e recheada com um líquido macio e viçoso - e cheio de coisas boas para nós. 

Benefícios da babosa - os que quase ninguém sabe 

Você já sabe que existem vários benefícios da babosa e os mais conhecidos estão relacionados aos cuidados da pele e cabelo.

Por isso queremos começar pelos “menos comuns” ou os que você não ouça tanto sobre. 

Baixa a febre 

Sim! A babosa pode auxiliar com a febre. Caso ministrada através de uma compressa, a planta possui um antitérmico que reduz a temperatura do corpo febril.

Ajuda a amenizar a prisão de ventre

O gel da babosa possui substâncias laxantes capazes de melhorar o fluxo intestinal, auxiliando no tratamento e prevenção da prisão de ventre. O gel pode ser consumido batido em um suco.

Auxilia no tratamento de queimaduras

O gel da babosa possui ativos com função cicatrizante, anestésica e anti-inflamatória que ajuda no tratamento de queimaduras, sejam as solares, como as causadas por acidentes com fogo ou objetos quentes.

O contato da área afetada com o gel da babosa alivia a dor e ajuda a pele a se recuperar. Além de auxiliar na cura do local, a babosa também possui ação preventiva. Inclusive, ela é encontrada na formulação de alguns protetores solares e loções pós-sol.

Combate dores musculares 

Como dissemos, um dos benefícios da babosa é sua função cicatrizante, anestésica e anti-inflamatória.

Quando aplicada em forma de compressa, a babosa pode aliviar dores ósseas, musculares, enxaqueca, artrite e reumatismo.

Alivia feridas bucais 

Um dos benefícios da babosa utilizada em polpa é o alívio de gengivites, estomatites e aftas, graças às propriedades que acabamos de citar acima.

Melhora a imunidade

Lá no início do artigo citamos que a babosa ajuda a fortalecer a saúde. Isso acontece porque o seu consumo ajuda o corpo a produzir mais linfócitos T, o que melhora a imunidade do organismo, que fica mais resistente à doenças e infecções.

Benefícios da babosa para a pele

gel da babosa sobre um pote

Os benefícios da babosa para a pele são amplamente divulgados e é bem comum vermos a Aloe Vera como ingrediente na composição de muitos dermocosméticos.

E não é para menos. A babosa é rica em sais minerais e vitaminas, como: complexo B, vitamina A, vitamina C, cálcio, zinco, magnésio e selênio. Por isso, tem efeito calmante, cicatrizante, anti-inflamatório, hidratante e clareador.

Ou seja, a Aloe Vera é excelente para:

  • Clarear áreas com manchas;
  • Melhorar o aspecto da dermatite;
  • Cicatrizar queimaduras;
  • Secar espinhas;
  • Acalmar acnes inflamatórias;
  • Aliviar a irritação cutânea após depilação com cera ou lâminas.

Para aproveitar os benefícios da babosa para a pele, você pode inserir produtos com este ingrediente na sua rotina de skincare ou aplicar o gel da planta diretamente sobre a pele.

Para extrair o gel da babosa é bem simples: basta cortar a folha no meio e raspar o gel com a ajuda de uma colher. Aplique na pele por no máximo 15 minutos e evite sempre o contato com os olhos e boca.

Benefícios da babosa para os cabelos

Depois de ler todos esses benefícios da babosa, acreditamos que você já tenha se apaixonado por ela também. E agora, queremos te mostrar o por que nós somos apaixonados. Olha tudo de bom que a Aloe Vera pode fazer pelos seus fios.

Previne a queda dos fios

A babosa é capaz de fortalecer a raiz e os fios dos cabelos - quando aplicada no couro cabeludo - dessa forma, consegue ajudar na prevenção da queda de cabelo.

Além disso, a Aloe Vera estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o fio, deixando-o menos frágil.

Facilita o crescimento dos fios

O aloe vera estimula a circulação sanguínea e “abre” os poros do couro cabeludo.

Nessas condições, os fios conseguem crescer mais rápido e com saúde.

Combate a caspa

Por eliminar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, a babosa elimina a coceira, irritação e a descamação da área. Além disso, ela também possui enzimas que eliminam as células mortas do couro cabeludo.

Por isso, a planta consegue reduzir a caspa.

Hidratação dos fios

O poder de hidratação da babosa realmente merece um destaque. Graças aos minerais presentes em sua composição, ela é capaz de hidratar os fios, deixando eles mais macios e evitando o frizz.

A babosa traz mais vitalidade e brilho para os fios, melhorando o aspecto geral do cabelo. Mas não é só isso, ela também consegue nutrir a fibra capilar, melhorando a saúde do fio.

E é bem simples fazer uma hidratação com babosa. Temos um tutorial com diversas receitas caseiras para diferentes necessidades, mas vamos ensinar uma bem fácil aqui, olha só:

Ingredientes

Como fazer?

  1. Corte a folha de babosa ao meio;
  2. Retire a polpa da folha raspando com uma colher;
  3. Misture com sua máscara de hidratação (quantidade suficiente para hidratar os fios de cabelo com aproximadamente uma colher de sopa do extrato obtido);
  4. Deixe agir nos fios úmidos por 15 minutos (se preferir, use uma touca para potencializar o efeito);
  5. Enxágue bem, sem deixar resíduos no cabelo e finalize como de costume.

Natural First

Agora que já sabe alguns dos vários benefícios da babosa, você nos entende, não é? Aqui na JustForYou nós somos Natural First - priorizamos ingredientes naturais - justamente por isso: existem componentes naturais com efeitos maravilhosos que podem ser utilizados e substituir algo químico.

Nossas fórmulas contam com a melhor seleção de ingredientes naturais, muitos deles raros ou nobres. Você pode conhecer nossa lista de ativos clicando aqui.

Nos conte… você também costuma usar esses ingredientes naturais em seu dia-a-dia? Ou então… já reparou se há Aloe Vera em sua fórmula de shampoo ou condicionador JustForYou? Conta pra gente nos comentários!

Shampoo saudável: por que você deveria usar?

Shampoo saudável: por que você deveria usar?

Benefícios da linhaça - corpo, pele e cabelos

Benefícios da linhaça - corpo, pele e cabelos

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento