index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

4 receitas caseiras para deixar o cabelo brilhoso

4 receitas caseiras para deixar o cabelo brilhoso

Conquistar um cabelo brilhoso e saudável parece uma tarefa difícil, não é?

Isso porque, em meio a agressões externas, alisamentos e tinturas, é normal que os fios tenham um aspecto mais ressecado e opaco. Além disso, com a correria do dia a dia, é comum deixarmos a nossa rotina de cuidados com o cabelo de lado e, assim, nossos fios acabam perdendo aquele brilho de cabelo saudável.

Felizmente, com pequenas mudanças de hábito e algumas receitas caseiras - que nós amamos -, é possível recuperar o aspecto dos seus cabelos sem muito esforço. E aí, ficou curiosa(o) para conquistar um cabelo brilhoso? Confira o nosso post e aproveite!

O que pode tirar o brilho do cabelo?

Antes de te ensinar como conquistar o cabelo brilhoso dos seus sonhos, que tal entender o que pode deixá-lo com um aspecto opaco?

A exposição excessiva ao sol, a poluição e o uso de produtos químicos - como tinturas e alisamentos - levam à perda de umidade dos fios e, consequentemente, à sua falta de brilho.

Além disso, enxaguar os cabelos com água muito quente e utilizar produtos capilares com químicos agressivos, como sulfatos, petrolatos e parabenos, também são fatores que podem prejudicar a aparência dos fios. Isso porque, tais hábitos acabam abrindo as cutículas, que precisam estar sempre alinhadas para que os cabelos possam refletir a luz, os deixando ainda mais brilhosos.

Da mesma forma, algumas dietas alimentares muito restritivas e pobres em determinados nutrientes também podem contribuir para fios opacos. Afinal, carnes em geral, vegetais alaranjados, folhas de cor verde-escura, grãos e cereais integrais são essenciais para turbinar a saúde dos fios e dar a eles um aspecto belo.

Algumas alterações hormonais também podem resultar na perda repentina de brilho dos cabelos. Por isso, caso perceba que os seus fios estão mais opacos que de costume e que este problema persiste, o melhor é procurar um médico especialista para obter o tratamento mais indicado.

Dicas simples para manter o brilho dos seus fios em dia

Assim como as receitas caseiras que iremos te ensinar, algumas dicas super simples podem te auxiliar a manter o seu cabelo brilhoso por mais tempo. Reunimos abaixo alguns hábitos de cuidados capilares que você pode colocar em prática e conquistar fios mais saudáveis. Olha só.

Lave o cabelo corretamente

Não pense que esfregar o shampoo com mais força vai fazer com que o seu couro cabeludo fique mais limpo, hein!

O processo de lavagem dos fios deve ser suave: depois de colocar o produto nas mãos, massageie a raiz dos cabelos com a ponta dos dedos - em movimentos circulares - por 20 segundos e enxágue.

A etapa do condicionador também precisa ser feita suavemente: aplique o produto em mechas pequenas para que as cutículas sejam seladas e, assim, protegidas. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do produto e enxágue.

Mas se quiser saber mais sobre como lavar o cabelo corretamente, temos um conteúdo bem bacana aqui no blog. Confira!

O último jato deve ser sempre frio

Ainda durante a lavagem do seu cabelo, certifique-se que a temperatura da água está morna - nunca quente - para não ressecar demais os seus fios. Mas lembre-se, o ideal é que a água seja sempre fria no jato final, ok?

O mesmo vale para o último jato de ar do secador de cabelo. A temperatura mais fria contribui para o fechamento das cutículas capilares e, assim, proporciona um cabelo brilhoso quase imediatamente.

Penteie apenas de baixo para cima

Deixe de sofrer com a quebra dos fios, comece os penteando de baixo para cima, sempre delicadamente e de forma lenta.

Se puder, busque utilizar um pente ou uma escova de madeira. Afinal, como o material não conduz eletricidade, não colabora para o aparecimento do temido frizz nos cabelos.

Faça hidratação com banho de brilho

Outra forma de deixar o cabelo brilhoso e mais forte é apostar na hidratação com banho de brilho. Para isso, basta fazer uma mistura de tonalizante, fixador de cor, ampola de vitaminas e creme de tratamento.

Este procedimento é capaz de formar uma película protetora em volta dos fios, fazendo com que eles percam menos água e fiquem menos expostos aos danos diários.

Não se esqueça da proteção térmica

Por último, mas não menos importante…. Se você deseja um cabelo brilhoso, não deixe de aplicar um protetor térmico nos fios antes de sair de casa. Afinal, assim como a pele, os cabelos também sofrem com a exposição solar excessiva.

Atenção: o protetor térmico também deve ser usado antes de ferramentas de calor - secador, chapinha, difusor ou modelador de cachos - para proteger os fios dos danos que as altas temperaturas podem causar.

4 receitas caseiras para deixar o cabelo brilhoso

Produtos de cuidados capilaresÉ claro que estas dicas acima podem ajudar a conquistar um cabelo brilhoso, mas que tal algumas receitinhas caseiras para um resultado ainda mais incrível? Separamos as nossas 4 receitas favoritas para te auxiliar a obter fios perfeitos. Dá uma olhadinha.

Como deixar o cabelo brilhoso com vinagre de maçã

Com o uso do vinagre de maçã, você pode eliminar os resíduos deixados por químicas em seu cabelo, que contribuem para o aspecto opaco e sem vida dos fios.

Você vai precisar de:

  • 100 ml de água;
  • 25 ml de vinagre de maçã.

Passo a passo:

  1. Coloque a água e o vinagre de maçã em um borrifador;
  2. Lave o seu cabelo apenas com shampoo;
  3. Aplique a mistura sobre os fios e deixe agir por 15 minutos;
  4. Enxágue e condicione os cabelos.

Como deixar o cabelo brilhoso com mel

O mel também é um ótimo aliado para conquistar um cabelo brilhoso. Afinal, ele age dando suavidade e brilho aos fios quase imediatamente.

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de mel;
  • 100 ml de água filtrada.

Passo a passo:

  1. Misture o mel e a água em um recipiente;
  2. Aplique o produto em todo o cabelo e deixe agir por 30 minutos;
  3. Enxágue bem e finalize como desejar.

Como deixar o cabelo brilhoso com suco de limão

O suco de limão pode ser utilizado para dar mais brilho e maciez aos fios.

Você vai precisar de:

Passo a passo:

  1. Misture o suco dos limões e a água;
  2. Aplique o líquido em seu cabelo, após lavá-lo com shampoo, e deixe agir por 20 minutos;
  3. Enxágue bem e hidrate os fios com uma máscara de hidratação de ação rápida.

Como deixar o cabelo brilhoso com café

Por causa de suas inúmeras propriedades, o café pode te auxiliar a recuperar o brilho perdido do seu cabelo, além de funcionar como um antioxidante muito poderoso para os fios.

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de café preto.

Passo a passo:

  1. Com o café frio, aplique sobre o cabelo depois de lavado e deixe agir por 20 minutos;
  2. Retire com bastante água e aplique condicionador.

E já que estamos falando sobre cabelos saudáveis e com brilho… Que tal aprender como dar banho de brilho no seu cabelo em casa? Temos um conteúdo bem bacana no blog para te ajudar!

×