index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Sono da beleza: como dormir bem melhora a saúde do seu cabelo

Sono da beleza: como dormir bem melhora a saúde do seu cabelo

Nada como uma boa noite de sono, não é mesmo? É incrível como dormir bem nos ajuda a ter mais energia, disposição e humor para enfrentar o dia a dia.

Mas a verdade é que, para a maioria das pessoas, dormir as 8 horas recomendadas sem interrupções é praticamente um privilégio. Seja por falta de tempo, hábito, ansiedade ou estresse, é comum que a qualidade do sono não seja das melhores.

Segundo dados divulgados pelo Instituto do Sono, 63% da população adulta do país tem alguma queixa relacionada ao sono. Portanto é realmente um assunto que merece nossa atenção.

Mas você sabia que além de melhorar nossa saúde e bem-estar geral, o sono é o melhor amigo da saúde e beleza dos cabelos? Vamos explicar tudo neste conteúdo cheio de dicas de como dormir bem. Confira!

Importância do sono para a saúde e bem-estar

Você sabia que enquanto está dormindo, o seu organismo está trabalhando ativamente na produção de proteínas que fortalecem o sistema imunológico, na regulação hormonal e na renovação celular?

Pois é. Enquanto você está descansando, o seu corpo está trabalhando a todo o vapor! E toda essa ação traz diversos benefícios para a saúde. Vamos conhecer alguns?

Redução do estresse

Enquanto você dorme, a produção dos hormônios cortisol e adrenalina diminuem, reduzindo o estresse.

Essa redução na produção também faz com que a melatonina - hormônio do sono - tenha seus níveis elevados, o que proporciona um sono mais tranquilo e relaxante.

Melhora o humor

Dormir bem melhora o humor e a ciência pode provar! Por produzir menos hormônios do estresse durante o sono, é comum que após uma noite bem dormida você se sinta com mais energia, disposição e humor.

Por outro lado, se você não dorme bem, é comum apresentar irritabilidade, mau humor e impaciência no dia seguinte. A longo prazo, noites mal dormidas podem inclusive induzir a transtornos como a depressão e a ansiedade.

Estimula a memória e o raciocínio

Você sabia que é durante o sono que nosso cérebro processa as informações e experiências vividas no dia consolidando-as como memórias? É por isso que pessoas que não dormem bem podem ter a memória prejudicada.

Além disso, dormir mal afeta a cognição e o raciocínio lógico, o que faz com que pessoas com baixa qualidade de sono tenham mais dificuldade de tomar decisões e resolver problemas, e maior propensão a cometer erros.

Como dormir bem auxilia na saúde da pele e do cabelo

Mulher deitada na cama

Menos estresse, mais humor e memória afiada… quem diria que dormir bem seria tão benéfico, né? Mas tem mais! Você sabia que uma boa noite de sono é uma bela aliada para a saúde e beleza da pele e cabelo?

É durante a noite que as nossas células descansam e se reequilibram, inclusive as da pele. É no sono que elas se recuperam do efeito do sol, poluição e outros. Também é no sono que nosso organismo produz e libera hormônio do crescimento (GH) e a melatonina.

O hormônio GH está relacionado à prevenção o envelhecimento celular. É sério: a saúde da nossa pele está muito relacionada à qualidade de sono. Por exemplo, você sabia que pessoas que dormem mal têm duas vezes mais chances de terem sinais de idade como linhas de expressão e rugas? Isso ocorre devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol.

Além disso, o baixo nível de melatonina no corpo está relacionado a um dos maiores problemas capilares da atualidade: a queda de cabelo.

Como o sono impacta o crescimento do cabelo

Surpresa(o) em ver como dormir bem pode te ajudar a ter uma pele e cabelo mais bonitos? Então olha só: se você está buscando aquele cabelo de Rapunzel, saiba que boas noites de sono podem ser grande aliadas para fazer o seu cabelo crescer mais rápido.

Como dissemos acima, quando dormimos bem, nosso corpo produz a quantidade correta de hormônios, entre eles, o GH, famoso hormônio do crescimento, que desenvolve não apenas o crescimento do corpo, mas também dos cabelos.

Isso acontece porque o GH trabalha a síntese protéica, entre elas, a queratina, importante proteína para a construção da fibra capilar. Além disso, dormir bem regula o funcionamento da hipófise, glândula que produz os hormônios FSH e o LH, importantes para o crescimento saudável dos fios.

O sono também atua reduzindo as inflamações do couro cabeludo causadas pelo excesso do cortisol, hormônio do estresse. E um couro cabeludo saudável e equilibrado é o ambiente ideal para o cabelo crescer.

Cuidados com o cabelo antes de dormir

Já entendemos que o sono é importante para a saúde dos fios e ainda ajuda o cabelo a crescer. Mas você sabia que também é importante tomar alguns cuidados com os fios antes de deitar e ter seu sono da beleza?

Então separamos algumas dicas de como dormir bem cuidando dos fios. Olha só:

Não durma com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado é um veneno para os fios! Úmidos, os fios ficam mais frágeis e elásticos, suscetíveis à quebra pelo atrito com o travesseiro.

Além disso, dormir com ele molhado causa um “abafamento úmido” no couro cabeludo que pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias, que desequilibram a microbiota capilar, tornando o cabelo mais propício a problemas como queda, caspa, entre outros.

Invista em uma fronha ou touca de cetim

O cetim é um material maravilhoso para o cabelo, pois ajuda a evitar o temido frizz. Além disso, evita que os fios fiquem amassados e sem definição.

O algodão, material comum na maior parte das fronhas, roubam a umidade do cabelo, deixando os fios sem definição no dia seguinte.

Por isso, recomendamos que você troque a fronha do seu travesseiro ou use uma touca de cetim antes de dormir, principalmente se seus fios são cacheados ou crespos, pois estas curvaturas sofrem mais com o ressecamento e precisam de técnicas e cuidados especiais para manter a definição. Ela inclusive ajudará no day after!

Faça um coque

Dormir com o cabelo amarrado em coque também é uma boa estratégia para dar um ar mais natural ao fios no dia seguinte, proteger os fios e reduzir o frizz.

A dica é fazer um coque alto e prendê-lo com um elástico, sem apertar.

Fazer uma trança também é uma opção, mas apenas se quiser aproveitar o visual de ondas marcadas que o penteado deixa no dia seguinte.

Como dormir melhor

Para finalizar, vamos dar algumas dicas gerais de como dormir bem. Afinal, queremos que você tenha um sono de princesa para poder desfrutar de todos os benefícios que um sono de qualidade pode trazer. Olha só:

  • A primeira dica de como dormir bem é criar uma rotina de sono. Estabeleça um horário para dormir e tente segui-lo inclusive nos finais de semana, pois nosso metabolismo demora para se acostumar com oscilações. Ao definir o horário, leve em conta que um adulto necessita de 7 a 8 horas de sono por dia;
  • Faça refeições no mínimo três horas antes de dormir, para que o corpo faça a digestão. Vale dizer que o metabolismo fica mais lento durante o sono, então prefira alimentos mais leves no jantar;
  • Não ingira álcool e bebidas ou alimentos com cafeína antes de dormir, como café e chocolate, por exemplo. Estas substâncias são estimulantes e certamente atrapalharão o seu sono;
  • Evite ficar mexendo no celular antes de dormir ou na frente do computador ou TV. A luminosidade da tela destes dispositivos estimulam o cérebro, deixando-o mais ativo e dificultando o sono;
  • A obrigação de dormir na hora pode gerar ansiedade e prejudicar o sono. Se você deitar no horário e não conseguir dormir em 30 minutos, não fique estressada e rolando na cama. Levante e faça uma atividade relaxante, como tomar um chá calmante (camomila, melissa), ouvir música ou ler um livro.

Agora que você já sabe os benefícios de uma boa noite de sono e dicas de como dormir bem, relaxe e vá para o seu sono da beleza! Afinal, como vimos, ele é essencial para a beleza dos seus fios, principalmente se você está deixando o seu cabelo crescer. Aliás, se este é o seu caso, não deixe de conferir nosso guia para fazer o cabelo crescer mais rápido!

×