index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Goma xantana para cabelo: o que é e para que serve?

Goma xantana para cabelo: o que é e para que serve?

Você já ouviu falar sobre a goma xantana? Se você é daquelas que sempre presta atenção nos rótulos dos produtos, com certeza sabe do que estamos falando. Afinal, ela pode ser encontrada em diversos cosméticos, como shampoos, condicionadores, cremes e muitos outros.

Porém, apesar de estar presente em muitos produtos, este ativo não é tão conhecido como os demais ingredientes capilares. Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a goma xantana neste post!

E aí, vamos entender por que esse ingrediente é tão especial?

O que é goma xantana?

A goma xantana é um tipo de polissacarídeo, obtido a partir da fermentação aeróbica de açúcares simples, como a glicose e a sacarose, pela bactéria Xanthomonas campestris. Ela é um componente super potente na produção alimentícia, principalmente para quem busca uma dieta zero glúten.

Nos produtos capilares, a goma xantana age como um estabilizante, fazendo com que suas fórmulas se misturem e não se separem mais. Além disso, ela também é um excelente modificador de viscosidade - com capacidades de espessamento -, contribuindo para a reparação e proteção das fibras capilares.

Para que serve a goma xantana?

Como dissemos, a goma xantana é muito utilizada em cosméticos e, apesar de não ser o ingrediente principal em uma fórmula, ela é crucial para a formulação e textura desses produtos.

Este ingrediente oferece inúmeros benefícios para o cabelo e pele, pois não possui efeitos tóxicos ou nocivos ao organismo. Por isso, é muito utilizada em produtos de cuidados pessoais, servindo como uma excelente fonte orgânica e natural.

Benefícios da goma xantana

Mulher mexendo em seu cabeloA goma xantana possui um papel crucial na criação de fórmulas eficazes, resultando em um cabelo mais sedoso e brilhoso. Ou seja, ela é uma parte essencial do processo de criação dos produtos!

Um dos maiores benefícios da goma xantana é estabilizar as fórmulas dos cosméticos e prender sua umidade, prevenindo que seus ingredientes se separem. Uma pequena quantia deste ativo pode produzir um aumento significativo na viscosidade de um líquido, fazendo com que toda a fórmula se mantenha junta. Legal, né?

Espessa os produtos para cabelo

Nas fórmulas de cosméticos, a goma xantana funciona como um agente espessante e emulsificante, ou seja, ela mantém diversos ingredientes unidos, formando um líquido coesivo, além de garantir que tudo funcione da maneira correta.

Devido a esse benefício, muitas empresas conseguem produzir produtos capilares, como shampoos e condicionadores, com a consistência ideal para uso.

Prende a umidade

Se você acompanha o nosso blog, já sabe que um couro cabeludo saudável e bem condicionado é essencial para conquistar um aspecto lindo em seus fios!

Apesar do couro cabeludo produzir seus óleos naturais suficientes, ainda existem momentos em que os cabelos ficam mais ressecados, necessitando de nutrição e condicionamento.

E é aí que a goma xantama age! Segundo especialistas, ela pode ajudar - e muito - na hidratação da nossa pele, prendendo os óleos e a umidade juntos, o que torna seu condicionamento ainda maior.

Indicações

A goma xantana pode ser utilizada em todos os tipos e texturas de cabelo, mas é especialmente indicada para cabelos mais ressecados, como cacheados e crespos, por causa do seu fator de condicionamento.

Porém, se você possui alergia a trigo, soja, milho ou laticínios, é importante ficar atenta, ok? Pois a goma xantana, geralmente, vem dessas fontes.

Como usar goma xantana no cabelo

Apesar da goma xantana ser um componente essencial para muitos cosméticos, ela não é um ingrediente que deva ser usado sozinho.

Você até pode encontrá-la pura em algumas lojas, mas certifique-se de não aplicar a goma diretamente nos seus fios. Ao invés disso, busque utilizar produtos de beleza que possuam este ingrediente em suas fórmulas, como os nossos cosméticos personalizados!

Sim! A goma xantana é um dos nossos ativos! Afinal, buscamos utilizar apenas os melhores ingredientes para entregar aos seus cabelos um tratamento mais que especial.

Quer conhecer mais sobre os componentes das nossas fórmulas? Confira a nossa página de ingredientes naturais!

×