index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Alergia a trigo: além da alimentação

Alergia a trigo: além da alimentação

A alergia a trigo pode ser bastante incômoda no dia a dia de quem a tem, se manifestando desde uma asma e rinite alérgica, até episódios de vômitos e dores abdominais.

O trigo é um dos alimentos que mais faz parte da alimentação básica mundial, sendo utilizado para fazer pães, bolachas e massas, além de estar presente em produtos processados, como balas, bebidas alcoólicas, cosméticos, etc.

Segundo a Thermo Fisher Scientific, a alergia a trigo pode ser encontrada em 11% a 20% das crianças e em 25% dos adultos que possuem algum tipo de alergia alimentar. Seu tratamento é baseado, principalmente, em evitar esse componente, o que faz com que pessoas alérgicas à ele saibam identificá-lo nos rótulos de alimento e cosméticos para evitar seu consumo.

Alergia a trigo X Doença celíaca

O glúten pode ser encontrado no trigo, centeio, cevada e malte. Quando algumas pessoas consomem trigo, podem se sentir mal, apresentando dor e inchaço abdominal, ou, em caso mais severos, dificuldade na absorção de nutrientes. Essas pessoas podem ter alergia a trigo ou sofrer de doença celíaca. Mas você sabe qual é a diferença? A gente te explica!

Alergia a trigo

A alergia a trigo é muito comum em bebês e crianças, e não possui cura. Porém, ela vai desaparecendo conforme a pessoa que apresenta essa condição vai se tornando adulta, mas calma: não é porque é comum em bebês e crianças que a doença não possa aparecer na fase adulta, tá? 

Ela pode ser desencadeada pela ingestão de alimentos que contenham trigo e sua inalação também pode causar reações alérgicas. Nesse ponto, ela se assemelha a alergia a frutos do mar, pois pode provocar: 

  • Irritação e coceira da pele; 
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço na boca e garganta. 

A alergia a trigo pode afetar o sistema respiratório, pele e intestino. É importante ressaltar que todas as reações são imediatas - logo após o consumo e/ou inalação do trigo.

Aliás, há quem acredite que alérgicos ao trigo não podem consumir glúten, mas isso não é verdade. Afinal, eles podem, e até consomem, alimentos como o trigo sarraceno, aveia, cevada, cereais e centeio.

Doença Celíaca

Quando falamos sobre os celíacos, o glúten se torna o vilão. Sendo assim, todos os alimentos que citamos logo ali em cima, permitidos para quem possui alergia a trigo, são extremamente proibidos aqui. 

Essa doença é autoimune e, geralmente, é diagnosticada logo nos primeiros 3 anos de vida (quando os cereais são introduzidos na dieta das crianças). Mas, assim como a alergia, isso não é uma regra! Afinal, há pessoas que a descobrem somente na fase adulta. 

Suas reações podem ser diversas:

  • Diarreia;
  • Ânsia de vômito;
  • Irritabilidade;
  • Perda de peso;
  • Lesões na pele;
  • Queda de cabelo.

Nesse caso, a dieta de quem sofre com essa doença deve ser estritamente “zero glúten”.

Imaginamos que, por muito tempo, deve ter sido difícil para os celíacos encontrarem alimentos para fazer alguma substituição. Mas felizmente, hoje já existem vários tipos de produtos para que eles possam montar suas dietas sem glúten sem qualquer tipo de problema.

Cuidado além da alimentação! 

Trigo e cosméticos

Para quem possui alergia a trigo 

Quem é alérgica(o) ao trigo, realmente não pode ter contato com esse componente, seja através da alimentação ou cosméticos. Por isso, é muito importante ficar sempre de olho nos rótulos das embalagens dos produtos e alimentos que consome.

Assim, caso esteja usando ou buscando um tratamento exclusivo e personalizado para as suas necessidades, não se esqueça de informar à empresa que é alérgica(o), pois isso fará com que o ingrediente não seja usado em sua fórmula.

Para os celíacos 

Como sua reação acontece somente após a ingestão do glúten, não é recomendado que essas pessoas usem produtos com esse componente e que possam ser ingeridos de forma mínima ou acidental, como pastas de dente, batons, etc.

Porém, quando pensamos em loções, shampoos, creme de barbear e maquiagens, os celíacos podem usar tranquilamente!

Quais produtos comprar? 

Caso você tenha alergia a trigo, o mais indicado são as fórmulas personalizadas! Isso porque, além de cuidar do que você precisa de verdade, você ainda pode pedir para que determinado componente não seja inserido. 

Aqui na JustForYou, caso você tenha algum tipo de alergia, é possível escolher essa opção em nosso teste online e também enviar uma mensagem para nosso time de Bem-Estar informando a qual componente é alérgica(o). Assim, sua fórmula será personalizada para as necessidades de seus fios, segura e livre deste ingrediente!

Agora que já sabe como lidar com essa situação com leveza, que tal optar por produtos feitos exclusivamente para você? Faça sua fórmula personalizada e fique despreocupada(o)!

×