Embalagens de cosméticos: veja como reduzir o impacto ambiental delas

Compartilhar
Embalagens de cosméticos: veja como reduzir o impacto ambiental delas

As embalagens fazem parte do cotidiano moderno, não tem jeito! Estão presentes nas refeições, nos momentos de higiene, de lazer e o pior: no meio ambiente. É o que afirma o estudo da ONU sobre o impacto das embalagens no planeta onde, se não mudarmos profundamente a forma como consumimos, até 2050, teremos mais plástico do que peixes nos oceanos.

Infelizmente, apenas cerca de 3% de todos os resíduos são reciclados no Brasil. As embalagens de cosméticos, tão utilizados diariamente, não ficam de fora de todo esse impacto.  Mas calma, não precisa sair desfazendo de todos os produtinhos da penteadeira que possuem embalagem. Vamos mostrar que estar antenada em alternativas sustentáveis e compreender o impacto de cada escolha na hora  escolhas é fundamental para garantirmos um futuro melhor e é mais simples do que se imagina.

Beleza com responsabilidade

Se cuidar é essencial. E dentro de uma rotina de cuidados, os cosméticos, produtos voltados para enaltecer a estética humana, possuem grande influência em nosso dia a dia - das maquiagens aos creminhos.

Agora faça o seguinte exercício: imagine todas as embalagens de cosméticos que estão no banheiro ou penteadeira da sua casa. Além disso, imagine se todas as embalagens de cosméticos já utilizadas na sua vida fossem sendo empilhadas no seu quintal ou varanda.

A embalagem de um creme facial utilizado há 10 anos pode estar contaminando o solo ou entupindo bueiros. Afinal de contas, o planeta é o grande quintal onde enterramos milhares de toneladas de lixo. A solução? São várias e algumas você pode começar a testar hoje mesmo!

Aposte em soluções sustentáveis

Para lidar com todas essas problemáticas do lixo na atualidade, diversas soluções de sustentabilidade estão sendo criadas. E no mundo dos cosméticos, a história não seria diferente. Portanto, deixamos abaixo algumas dicas que podem ser levadas em consideração para diminuir o impacto ambiental negativo das embalagens de cosméticos.

Faça você mesma

máscara para cabelo em um pote branco

Uma das soluções mais sustentáveis (ambiental e economicamente falando) é fazer você mesma seus cosméticos inspirando-se em receitas naturais. Hoje em dia a internet está cheia delas!

A ideia é que reutilizando o mesmo recipiente e aproveitando inteiramente os insumos (frutas, água, leite e etc.) é possível zerar a geração de resíduos com cosméticos. Além de auxiliar na diminuição de todo o impacto ambiental que falamos lá em cima, essa alternativa permite que você aposte em ingredientes de qualidade com menor custo. No entanto, o ponto a desejar dessa solução é que costumam ter um prazo de validade menor que os cosméticos industrializados.

Compre de marcas engajadas ambientalmente

Um outro ponto complicado na correria do dia a dia é o parar para fazer os cosméticos com uma frequência. Sendo assim, a alternativa sustentável ideal é comprar de marcas engajadas ambientalmente. Muitas marcas apostam em soluções sustentáveis para embalagens de cosméticos. Contudo, é só tomar cuidado com a questão das embalagens biodegradáveis - por não termos centros de compostagem no Brasil para que essas embalagens possam ser biodegradadas de fato.

A  JustForYou  é exemplo de engajamento verdadeiro: a marca é certificada pelo  selo eureciclo. Isso significa que todas as embalagens são compensadas ambientalmente através da reciclagem de 100% do equivalente comercializado.

Embalagens compostáveis

Existem empresas de cosméticos que apostam em produtos com embalagens de materiais compostáveis, que são ligeiramente diferente dos biodegradáveis. Afinal de contas, os biodegradáveis se desfazem em micro partículas não tóxicas, já os compostáveis se tornam nutrientes para o solo. Investindo em produtos com embalagens compostáveis e tendo uma composteira em casa, é possível a geração de 0% de resíduos.

Descarte corretamente

Por último, mas não menos importante: realize o descarte correto das embalagens. Só descartando as embalagens, e tudo o mais que for reciclável, na coleta seletiva, é possível aumentar o índice de reciclagem e diminuir nossa pegada no planeta.

E ai? Gostou das dicas? Depois conta para gente o que você já faz para lidar com os resíduos dos seus cosméticos de forma positiva para o meio ambiente!

 

Clean Beauty - você sabe os benefícios desses produtos?

Clean Beauty - você sabe os benefícios desses produtos?

Produtos de beleza para um dia de trabalho arrasador

Produtos de beleza para um dia de trabalho arrasador

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento