index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Por que a reutilização de embalagens deve ser uma responsabilidade compartilhada?

Por que a reutilização de embalagens deve ser uma responsabilidade compartilhada?

A reutilização de embalagens está diretamente ligada ao nosso post sobre logística reversa, lembra dele? Nele te contamos um pouquinho a respeito do papel das empresas no ciclo de vida dos produtos e os resíduos que elas geram.

Saber isso é de extrema importância para diminuir o impacto ambiental que geramos! Mas como nós, consumidores, podemos ajudar a tornar o ciclo de vida de um produto maior? A reutilização de embalagens pode ser uma excelente opção! 

Por que a reutilização de embalagens deve ser feita? 

Antes de tudo, queremos te fazer umas perguntas: o que você faz quando um produto acaba? Você sabia que o lixo com destinação incorreta é um dos principais impactos ambientais que geramos? 

Segundo a Resíduo All, um terço do nosso lixo doméstico é composto por embalagens e cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez. Devido a isso, em nosso país, um quinto do lixo descartado acaba sendo composto por resíduos de embalagens.

Assim, se os resíduos gerados são descartados em lugares não próprios para recebê-los, todo o ambiente acaba sofrendo: o solo com sua contaminação e as pessoas que vivem ao redor do local também. Isso sem falar no descarte feito nos oceanos e rios, ou próximos deles, o que impacta na saúde da água e na vida de aves e animais marinhos.

Nós sabemos que você não tem culpa desse ciclo todo acontecer, até porque não dá para seguir o caminhão de lixo até o aterro e conferir se a destinação está correta, né? Mas você pode ajudar fazendo a reutilização de embalagens e, assim, aumentar o seu ciclo de vida. Interessante, não acha?

Como você escolhe o que consome?

Há várias formas de você decidir o que consome, além da necessidade de certo produto. Por exemplo: o que leva você escolher a marca A de sabonete na prateleira do mercado ao invés da marca B? 

Essa decisão pode ser tomada por vários fatores: 

  • Preço do produto;
  • Componentes;
  • Produto livre de sulfatos e parabenos;
  • Não testado em animais
  • Valor agregado; 
  • Embalagem que chama atenção. 

Ok… Talvez o último tópico tenha chamado sua atenção, mas a verdade é que: sim! Há pessoas que escolhem um produto pelas cores marcantes da embalagem. Qual o problema nisso? Nenhum!

Mas, se essa embalagem for 100% reciclável será muito mais bacana para o ambiente, não acha? 

Aí que vem a nossa grande dica: conheça os produtos e as empresas que consome! Além de cuidar do ambiente em que vive, fazendo a reutilização de embalagens e escolhendo produtos que podem ser reciclados e empresas responsáveis, você também se cuida, evitando certos componentes agressivos como sulfatos e parabenos no seu dia a dia.

Ok… vamos falar de reutilização? 

Embalagem dos produtos para cabelo JustForYou

Depois de comprar e utilizar o produto, o que fazer com a embalagem? Ela realmente precisa ir direto para o lixo? Sabemos que a resposta pode parecer óbvia, mas que tal pensar um pouquinho fora da caixa e encontrar diferentes formas de reutilizar suas embalagens? 

E aproveitando que estamos falando sobre caixas, é hora de sair da sua e entrar em ação: que tal transformar uma caixinha de sapato em uma linda caixa organizadora? Ou então, quem sabe, transformar uma caixa de papelão em uma mesinha de cabeceira encantadora? Além dessas, existem outras formas lindas e muito criativas de praticar a reutilização de embalagens. Vem dar uma olhadinha!

Aqui na JustForYou, nós também somos fãs de reutilização, e por isso, mesmo nossos frascos sendo 100% recicláveis, nós os transformamos em lindos vasinhos de flores. Afinal, nada melhor do que flores para enfeitar os ambientes, né?

Além da reutilização

Sabemos que nem sempre a reutilização de embalagens é algo possível, mas, como te falamos, queremos que pense fora da caixinha! Tudo bem se não conseguir transformar caixinhas em organizadores ou embalagens em vasos para flores. 

Mas que tal pensar mais em sua escolha no momento de compra do produto e após sua utilização separar os resíduos que podem ser reciclados? A responsabilidade pelo ambiente em que vivemos deve ser compartilhada por todos nós e pequenas ações, como essas, podem fazer uma diferença gigantesca a longo prazo.

Assim como já citamos em outros posts, o autocuidado não se limita a uma hidratação capilar e nem a outros cuidados com seus fios. Ele está presente, também, no cuidado com o outro e, principalmente, com o ambiente que te abriga. Afinal, cuidando dele você cuida de si mesma(o) também.

Por isso, agora que te explicamos um pouco da importância da reutilização de embalagens, que tal entender sobre a importância de reciclar papel? Temos um conteúdo muito interessante sobre isso no blog, quer ver?

 

×