Como evitar a queda de cabelo

Compartilhar
Como evitar a queda de cabelo

Hoje vamos falar sobre alguns itens que são bons no controle da queda de cabelo. Primeiramente, entenda que a queda capilar entre 80 e 140 fios por dia é normal! Possuímos aproximadamente 150 mil fios na cabeça. Desde que você não ultrapasse essa média, sua madeixa está seguindo o ciclo natural!

A queda de cabelo, cientificamente nomeada como alopécia, possui diversas causas. Saber identificá-las é fundamental para recuperação dos fios. Você acorda e seu travesseiro esteja cheio de fios? Ao manusear a escova de cabelos também se observa muita perda de cabelo? Ou seu ralo do banheiro fica com uma quantidade excessiva de cabelo após o banho? Bem, esses são alguns sinais de que existe alguma anormalidade.

Mas não se preocupe, esse quadro é reversível! O ideal nessa situação é consultar um dermatologista ou médico especialista para averiguação do caso, além de aprender um pouco mais sobre estrutura capilar e algumas práticas que interferem de forma negativa na saúde.

17 fatores que colaboram para a queda de cabelo

  1. Herança Genética;
  2. Distúrbio Hormonal;
  3. Anemia;
  4. Estresse;
  5. Pós-parto;
  6. Pós-operatório;
  7. Dietas Restritivas;
  8. Doenças;
  9. Problemas na Tireoide;
  10. Inflamação no couro cabeludo;
  11. Deficiência em relação a alguma vitamina ou mineral;
  12. Interrupção ou introdução de anticoncepcional;
  13. Fumaça de cigarro acumulada nos cabelos;
  14. Tratamento capilar de má qualidade;
  15. Uso de penteados que puxam demais a raiz do cabelo;
  16. Uso de medicamentos como por exemplo: varfarina, propiltiouracila, carbimazol, isotretinoína, acitretina, lítio, betabloqueadores, colchicina, anfetaminas e medicamentos para o tratamento do câncer;
  17. Influência do clima.

10 Dicas sobre queda capilar

Os fios são formados por proteínas, predominantemente queratina. A parte externa do fio é denominada cutícula e age na proteção e brilho do cabelo. Enquanto o córtex, situado na parte interna, gera força, permeabilidade e elasticidade. Qualquer atividade do seu cotidiano que maltrate a estrutura capilar tende a deixar o fio enfraquecido e mais suscetível a queda de cabelo. Por isso, a seguir vão 10 dicas para te ajudar!

1- Alimentação

Ingerir frutas, legumes e verduras, carne vermelha, peixe e produtos integrais repõem as vitaminas e nutrientes necessários para o nosso corpo. A alimentação é fundamental para fortalecer os fios e para estimular o crescimento. As propriedades de nutrientes específicos como os minerais, proteínas e grãos integrais agem muito bem na composição de cosméticos, mas o ganho maior ocorre quando o consumimos.

2-Exercícios Físicos

A realização de atividades físicas libera endorfina que diminui o estresse e consequentemente a queda de cabelos. Por isso, pratique atividade física regularmente!

3-Cabelos limpos

Mulher lavando o cabelo

O ideal é massagear bem o cabelo durante a lavagem com as pontas do dedo para que todos os produtos sejam removidos. Ao dar somente aquela passada rápida no chuveiro, além de manter as impurezas nos fios, não permite que o resto de shampoo e condicionador saia do couro cabeludo.  Uma sugestão é diluí-los em água antes da aplicação, o que auxilia no melhor enxágue.

4-Estresse

Cuidado com o estresse! Estudos demonstram que parte das pessoas que se queixam de queda capilar apresentam algum tipo de estresse que pode ter sido o causador da queda capilar.

5-Ansiedade

O processo para recuperação dos fios perdidos é algo demorado, não procure por novos fios imediatamente! Isso pode gerar ansiedade e agravar o quadro de estresse, aumentando a queda capilar ainda mais. Xô ansiedade!

6-Escova errada

Você sabia que a escolha da escova errada também pode danificar os fios, deixando aquela aparência de cabelos quebrados? Sim!

As escovas que tem bolinha de massagem na ponta são as ideias, pois protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar os cabelos. Se seu cabelo é longo e liso, use uma escova larga em formato de raquete. Se crespos, adote cerdas de plástico, são mais apropriadas apara cabelos ondulados e cacheados. Já se for crespo e volumoso, use de escovas grandes e de cerdas bem próximas para auxiliar na escovação.

7-Não prenda os fios molhados

Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspas, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda dos fios.

8-Evite o álcool e o fumo

Por provocar radicais livres em nosso corpo, é comprovado cientificamente que o fumo propicia a queda capilar. O cigarro faz com que as artérias fiquem mais fechadas e diminui a circulação sanguínea, causando assim a queda.

A ingestão do álcool também gera a produção de radicais livres em nosso corpo. Os radicais livres promovem a inflamação em alguns tecidos do nosso corpo, incluindo a pele do couro cabeludo. E toda inflamação poderá promover o aumento da queda de cabelo.

Além disso, o álcool exige do nosso corpo um esforço maior para metabolização do etanol. O desgaste do metabolismo é mais um fator que pode influenciar na queda capilar.

9-Não passe chapinha com o cabelo molhado

Antes de usar a chapinha seque bem os cabelos! Nem úmidos podem estar! Os fios são profundamente agredidos quando se passa a chapinha com o cabelo molhado, é perceptível no mesmo instante o efeito. Além de queimados, eles se quebram.

10- Doenças de couro cabeludo

A caspa além de ser visualmente desagradável, pode acelerar a perda dos fios. Diante disso, assim que detectada, deve ser combatida imediatamente.

2 Tratamentos caseiros para cabelos com queda

Receita n°1

Ingredientes:

2 cebolas

1 cabeça de alho

2 colheres de chá de óleo de rícino vegetal

Preparo:

Descasque a cebola e o alho e corte a cebola em rodela. Feito isso, insira tudo no liquidificador e adicione de 50 a 100 ml de água, bata bem. Depois de bater coe e coloque em um recipiente limpo. Depois adicione o óleo de rícino, misture bem e coloque em um frasco dosador.

Aplicação:

Com as madeixas sujas, faça a aplicação da receita por todo o couro cabeludo encharcando bem. Após, faça uma massagem com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Dessa forma, ativa-se a microcirculação sanguínea e faz com que se penetre o tônico no couro cabeludo. Deixe agir por 1 hora e lave o cabelo normalmente.

Intervalo de aplicação e armazenamento:

A aplicação pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana.

O apropriado é conservar na geladeira por 15 dias.

A cebola e o alho são super estimulantes, assim estimulam a microcirculação sanguínea e fazem com que o cabelo cresça mais rápido.

Receita n°2

Ingredientes:

2 batatas

1 colher de sopa de mel

1 clara de ovo

1 folha de babosa

 

Preparo:

Lave as folhas de babosa somente com água. Em seguida, com o auxílio de uma faca corte os espinhos que ficam nas laterais das folhas e corte também a parte superior da folha. Feito isso, com o auxílio de uma colher raspe todo o gel que fica no interior da folha e bata bem no liquidificador. Pegue as batatas, descasque e rale bem com o auxílio de um ralador. Em seguida, coe a batata ralada com a ajuda de um pano limpo e extraia todo o sumo da batata. Após isso, coloque o sumo da batata em um potinho plástico e acrescente os demais ingredientes e misture bem.

Aplicação:

Com o cabelo seco aplique a receita em todo o couro cabeludo e, logo em seguida, massageie durante 5 minutos fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Feito isso, prenda o cabelo, coloque uma touca plástica e deixe agir de 40 minutos a 1 hora. Depois basta lavar o cabelo com o shampoo e condiciona-lo.

Intervalo de aplicação e armazenamento:

A aplicação pode ser feita de 2 a 3 vezes na semana.

O apropriado é conservar na geladeira por 15 dias.

A batata é um ingrediente poderoso para os cabelos, pois atua no combate da queda capilar, ajuda no crescimento saudável dos fios, limpa o couro cabeludo, fortalece, doa brilho e age como um condicionador natural.

O mel ajuda no combate e prevenção da queda e também ajuda no crescimento saudável das madeixas, pois fortalece os folículos pilosos e mantém o couro cabeludo limpo e livre de bactérias.

A clara de ovo é rica em colágeno, elastina, proteínas e várias vitaminas e minerais que blindam os fios e fazem o papel de reconstrução fortalecendo, além de dar brilho para o cabelo.   

*

Gostou das dicas de hoje? Você já passou por alguma experiência de queda capilar, como foi? Se não, não deixe de ficar atenta ao que se evitar!

*

Se você tiver alguma outra sugestão de tema deixe seu comentário logo abaixo! Até a próxima!

Preciso usar mesmo condicionador?

Preciso usar mesmo condicionador?

Estilos de cabelo: expectativa e realidade

Estilos de cabelo: expectativa e realidade

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento