index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Conheça os benefícios do óleo de argan para o cabelo

Conheça os benefícios do óleo de argan para o cabelo

Muito conhecido no mundo do hair care, o óleo de argan pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo e de diferentes formas. Este ingrediente possui diversos benefícios e, por isso, é capaz de proporcionar efeitos “milagrosos” nos fios, como uma revitalização completa!

Por conter ácidos graxos, vitamina E e outros antioxidantes em sua composição, este óleo acaba inibindo a ação dos radicais livres em nosso organismo, o que resulta em cabelos muito mais saudáveis, hidratados e com brilhos intensos. Incrível, não acha?

Pensando na importância que este ativo possui para a nossa saúde capilar, reunimos tudo o que você precisa saber sobre ele em um só post. Conheça os benefícios do óleo de argan para o cabelo e as diversas formas de utilizar este ingrediente na sua rotina de cuidados capilares agora!

O que é óleo de argan?

O óleo de argan é um produto originário do Marrocos, extraído das nozes da árvore Argania spinosa. Por ser rico em vitaminas A, D e E, além de antioxidantes, ácidos graxos, ômega 6 e fitoesteróis, este ingrediente é muito utilizado na culinária local, assim como na fabricação de cosméticos para a pele e cabelos há anos.

Cada tipo de uso deste óleo necessita de diferentes formas de extração. Por isso, não tente usar o seu produto de cabelo na hora de fazer alguma receita, ok? - rs

Indicações

Mulher aplicando óleo de argan no cabeloO uso do óleo de argan para o tratamento dos fios é muito indicado para quem está passando pela transição capilar. Isso porque, os cabelos com química acabam se tornando mais hidratados e saudáveis, não aparentando tanto a diferença entre as mechas naturais e as danificadas.

Além disso, este produto é um grande aliado de quem não vive sem química no cabelo, seja por meio de alisamentos ou tinturas. Afinal, ele é capaz de manter a nossa saúde capilar em dia e revitalizar os fios, não deixando que os danos provocados por estes procedimentos afetem drasticamente nossas fibras capilares.

Mas isso não quer dizer que pessoas que não possuem cabelos danificados e ressecados não podem usar este ingrediente. Basta optar por shampoos, condicionadores e finalizadores com este ativo em suas formulações para manter os seus fios sempre bonitos e saudáveis!

Benefícios do óleo de argan para o cabelo

Deu para perceber que o óleo de argan é rico em muitos nutrientes, não é? Assim fica fácil de entender porque ele é capaz de proporcionar tantos benefícios únicos para a nossa saúde capilar!

Listamos os seus principais efeitos para você conhecer. Olha só!

Diminui o frizz

Todo mundo concorda que um cabelo cheio de frizz não é nada agradável, né? Isso porque, este aspecto eriçado dos fios indica um alto nível de ressecamento capilar e, consequentemente, cabelos mais frágeis e quebradiços.

Por isso, para resolver este problema de uma vez, utilize algumas gotinhas de óleo de argan! Ele selará as cutículas dos fios, tornando-os menos rebeldes e muito mais macios.

Dá mais brilho

O uso do óleo de argan nos seus cuidados capilares proporcionará muito mais brilho aos fios. Afinal, este ingrediente possui propriedades altamente hidratantes, deixando para trás o aspecto opaco e sem vida dos cabelos.

Fortalece os fios

Se você sofre com cabelos quebradiços e com a queda capilar, o óleo de argan também pode te ajudar! Suas propriedades nutritivas atuam diretamente no fortalecimento dos fios, trazendo de volta a sua vitalidade.

Possui ação antioxidante

O contato constante de químicas, ferramentas de calor e raios solares nos fios pode causar sérios danos em nossa saúde capilar. Por isso, incluir o óleo de argan em sua rotina de hair care é uma ótima opção para prevenir o envelhecimento precoce dos cabelos, além de protegê-los com suas substâncias antioxidantes.

Proporciona hidratação e nutrição

Outro benefício do óleo de argan é a sua capacidade de hidratação e nutrição capilar. Você pode aplicá-lo diretamente nos fios ou misturá-lo com outros produtos para o tratamento, mas uma coisa é certa: o seu efeito é imediato!

Com uma boa rotina de cuidados, o aspecto seco e opaco dos seus cabelos irá embora, pode apostar!

Protege os fios

O óleo de argan também é capaz de criar uma espécie de camada protetora ao redor dos cabelos. Bacana, né?

Isso garante maior proteção aos fios contra o calor e demais elementos que podem afetar a nossa saúde capilar, resultando em um cabelo muito mais saudável e belo.

Como usar óleo de argan nos fios

Sementes da noz do óleo de arganO uso do óleo de argan nos cabelos pode variar, tudo vai depender da finalidade que você da a ele. Dá só uma olhada nas formas mais comuns que reunimos para te inspirar por aqui:

  • Óleo de argan como pré-shampoo 

Para evitar o ressecamento dos cabelos com o shampoo comum, você pode utilizar o seu óleo de argan como um pré-shampoo. Para isso, antes da lavagem, aplique este produto por todo o comprimento dos seus fios, massageando cada mecha. Deixe agir por uma hora e lave o seu cabelo como de costume!

Essa técnica é muito indicada para quem sofre com o ressecamento capilar. Que tal?

  • Óleo de argan como umectante

Utilizar o óleo de argan durante a umectação pode contribuir - e muito - para a hidratação e nutrição dos seus fios. Para isso, você pode lavar o cabelo com o shampoo e aplicar o óleo em seus fios úmidos, massageando cada mecha de cima para baixo. Após 20 minutos, enxágue os cabelos e aplique o condicionador para fechar suas cutículas capilares e conservar os nutrientes do óleo de argan no local.

Você perceberá como os seus fios se tornarão muito mais macios!

  • Óleo de argan como hidratante 

Você também pode usar o óleo de argan misturado em sua máscara hidratante, assim como é feito com as ampolas de vitaminas atualmente. O óleo potencializará o efeito hidratante da máscara, deixando os cabelos com muito mais brilho e livre de frizz.

Basta misturar algumas gotas deste ingrediente em sua máscara de hidratação, separar o cabelo em mechas e aplicar a mistura em seu comprimento e pontas. Deixe agir de acordo com o tempo definido na embalagem da máscara, ok?

  • Óleo de argan como finalizador 

O óleo de argan pode ser utilizado para reparar as pontas dos cabelos em sua finalização. Isso porque, além de não deixar os fios pesados, ele também proporciona brilho imediato a eles e os protege dos efeitos da umidade - principalmente se for aplicado logo após a escova.

E o melhor é que isso é super fácil de ser feito: aplique três gotas de óleo de argan na palma da mão, esfregue uma na outra para aquecê-lo e passe por todo o comprimento dos fios, evitando o couro cabeludo.

Aposto que você nem imaginava que este ingrediente poderia ser utilizado de tantas formas, não é mesmo?

Ah… E eu vou te contar um segredo: aqui, na JustForYou, nós trabalhamos com diversos óleos com propriedades muito semelhantes ao do óleo de argan, como o óleo de amêndoas, manketti, baobá, linhaça e muitos outros. Tudo para dar ao seu cabelo o melhor tratamento, com os melhores ativos!

Caso queira saber mais sobre cada substância que pode ser encontrada em suas fórmulas, não deixe de conferir a nossa página de ingredientes naturais. Você vai adorar conhecer mais sobre este assunto - assim como nós!

×