index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Como fazer shampoozada passo a passo

Como fazer shampoozada passo a passo

Que tal aprender como fazer shampoozada com o nosso tutorial? Esse método é super simples e “queridinho” por muitas pessoas, pois ajuda a clarear até dois tons dos fios de cabelo e deixá-los prontos para uma nova cor.

Essa técnica pode ser feita por você mesma(o) em casa. E o melhor? Ela clareia os cabelos de uma forma suave, sem quebrá-los ou ressecá-los.

A shampoozada recebe esse nome por ser realizada, justamente, a partir de uma receita que envolve shampoo em seu passo a passo. Quer saber mais sobre essa técnica? A gente te conta!

O que é shampoozada?

Se você tinge os cabelos com frequência, você sabe que o excesso de pigmentação pode danificar os fios com o passar do tempo e, inclusive, interferir no resultado da sua coloração final, certo?

Isso acontece porque a tinta de cabelo abre as fibras capilares para alterar sua cor. Porém, esse processo químico, além de mudar a coloração dos fios, também pode resultar em sérios danos, como manchas em sua tonalidade, enfraquecimento, queda e aparecimento de pontas duplas.

Nesses casos, mudar ou somente corrigir a cor dos cabelos pode ser um processo difícil, que envolve muita paciência e cuidados para evitar mais danos aos fios já enfraquecidos.

É aí que percebemos como fazer shampoozada pode ter muitos benefícios… Também conhecida como Soap Cap, ela leva esse nome por utilizar uma certa quantidade de shampoo neutro junto com o pó descolorante e a água oxigenada 10 ou 20 vol.

Por ser uma descoloração leve, ela consegue clarear em até 2 tons os fios de cabelo, mas a sua principal vantagem está na própria preparação dos fios para receber uma nova cor. Afinal, não queremos danificar ainda mais os cabelos, né?

Para quem ela é indicada?

Antes de te ensinar como fazer shampoozada, é importante lembrar para quais fios esse método é indicado. Vamos lá?

Essa técnica é super indicada para cabelos claros ou platinados que ficaram esverdeados por causa do contato com o cloro, e também para quem deseja tons mais iluminados ou uniformes e tem dificuldade de conquistar esse efeito por pigmentações já existentes nos fios.

A shampoozada também funciona super bem para quem possui cabelos vermelhos, pois é capaz de abrir muito o tom, facilitando a transição para outras cores. Porém, é importante lembrar que esses fios não ficarão extremamente claros, mas chegarão ao tom de um loiro escuro ou alaranjado e acobreado.

Nos cabelos pretos, o método pode clarear, mas não na mesma intensidade que as outras colorações. Já nos fios de cor castanho escuro, é possível notar um leve clareamento, mas ainda sem muita diferença.

Sendo assim, se a sua ideia é iluminar o seu cabelo para tons loiros, é mais indicado que busque por outras alternativas, como as luzes ou mechas.

Para os fios naturais, a shampoozada não é recomendada, pois a descoloração pode não fazer efeito nesses cabelos e acabar apenas ressecando e quebrando. Nesse caso, para um cabelo natural, o processo ideal é a descoloração comum ou o uso de tonalizantes.

Ah… É muito importante deixar claro que a shampoozada é um método seguro e ideal para uniformizações de cor. Mas, para que os resultados sejam como esperados, é fundamental ter atenção, acompanhar todo o processo e etapas do clareamento, respeitando sempre a forma certa de como fazer shampoozada e as quantidades recomendadas.

Vantagens da shampoozada para clarear o cabelo

Aprender como fazer shampoozada possui muitas vantagens. Afinal, os cabelos com coloração desbotam com o passar do tempo e isso pode deixar os fios com manchas ou nuances diferentes de cores.

Nesses casos, esse método ajuda a limpar os pigmentos antigos, equilibrando melhor o tom ao descolorir e, assim, deixando o cabelo mais neutro para receber uma nova coloração.

Além disso, a shampoozada é menos agressiva que a descoloração comum e pode ser feita de forma segura para que os fios fiquem mais resistentes.

Mas se você já encontrou um tom ideal para o seu cabelo e só deseja dar uma iluminada básica para que fique bem natural, essa técnica também é super indicada para isso. Incrível, né?

Passo a passo de como fazer shampoozada

Mulher lavando o cabelo no banho após shampoozada

Quer saber como fazer shampoozada com poucos ingredientes? A gente te mostra! É super simples e rápido, olha só!

Você vai precisar de:

  • Pó descolorante;
  • Água oxigenada;
  • Shampoo neutro.

Passo a passo:

  1. Usando sempre o mesmo medidor, coloque em um recipiente uma medida de pó descolorante;
  2. Adicione duas medidas de água oxigenada. Para cabelos mais fragilizados, opte pela água oxigenada de volume 10. Mas para fios mais saudáveis, use o volume 20;
  3. Acrescente duas medidas de shampoo;
  4. Misture bem;
  5. Aplique nos fios molhados e massageie - com movimentos circulares - por cerca de 15 a 30 minutos.

Importante: O tempo pode variar de acordo com o tom desejado. Por isso, fique atenta(o) ao seu cabelo… Quando perceber que atingiu a cor esperada, enxágue imediatamente!

Cuidados necessários

Agora que você já sabe como fazer shampoozada, é importante prestar atenção a alguns cuidados necessários com seus fios.

Primeiramente, identifique sempre a condição de saúde do seu cabelo antes de praticar essa técnica. Isso porque, caso seus fios estejam com algum dano profundo, os resultados da shampoozada podem não ser satisfatórios, além de trazer maior opacidade e enfraquecimento ao cabelo.

Por isso, antes de iniciar o método, comece com uma rotina de tratamentos capilares que fortaleça e prepare os cabelos, permitindo maior absorção e desempenho dos produtos utilizados. Comece a sua rotina de hair care pelo menos 15 dias antes da aplicação do descolorante, repetindo entre uma ou duas vezes na semana. Ao tomar esses cuidados, seus fios permanecerão saudáveis com mais facilidade - mesmo após o clareamento.

E se os seus cabelos estiverem muito danificados, vale ainda apostar em um cronograma capilar para ajudar a recuperar a saúde dos fios.

Após a shampoozada, como seus fios passaram por um processo químico, é fundamental que eles sejam cuidados e nutridos para evitar seu ressecamento e enfraquecimento. Sendo assim, após a realização dessa técnica, faça uma boa hidratação capilar com a máscara hidratante mais indicada para o seu tipo de cabelo ou próprias para danos pós tintura.

Na mesma semana, intercale os cuidados de hidratação com a nutrição dos fios, pois isso promoverá uma recuperação mais rápida das cutículas capilares, evitando a perda de água e lipídios. Ao seguir essa dica por pelo menos 15 dias, seus cabelos ficarão ainda mais fortes e preparados para receber a próxima tintura.

E ai, o que achou das nossas dicas? Esperamos que todas as suas dúvidas sobre o assunto tenham sido respondidas.

E já que estamos falando de fios com coloração, que tal conferir o nosso post com 5 cuidados com o cabelo tingido? Você vai adorar!

×