Por que a reutilização de embalagens deve ser uma responsabilidade compartilhada?

Compartilhar
Por que a reutilização de embalagens deve ser uma responsabilidade compartilhada?

A reutilização está diretamente ligada com o nosso post sobre logística reversa, lembra dele? Nele te contamos um pouquinho a respeito do papel das empresas no que se refere ao ciclo de vida dos produtos e resíduos que eles geram. Essa lei é de extrema importância para diminuir o impacto ambiental que geramos! 

Mas como nós, consumidores, podemos ajudar a tornar o ciclo de vida de um produto maior? A reutilização de embalagens pode ser uma excelente opção! 

Por que a reutilização deve ser feita? 

Antes de tudo, queremos te fazer uma perguntinha: o que você faz quando o produto acaba? A embalagem vai para o lixo e pronto? Sabia que o lixo com destinação incorreta é um dos principais impactos ambientais que geramos? 

Se os resíduos gerados são descartados em lugares não próprios para recebê-los, todo o ambiente sofre: o solo com sua contaminação e as pessoas que vivem ao redor do local também. Isso sem falar no descarte feito nos oceanos e rios ou próximos deles, o que impacta na saúde da água e na vida dos animais marinhos.

Sabemos que você não tem culpa desse ciclo todo acontecer; não dá para seguir o caminhão de lixo até o aterro e conferir se a destinação está correta, né?  Mas dá para ajudar com pequenas atitudes.

Como você escolhe o que consome?

Há várias formas de decidir o que se consome, além da necessidade de certo produto. Por exemplo: o que leva você escolher a marca A de sabonete na prateleira do mercado ao invés da marca B? 

Essa decisão pode ser tomada por vários fatores: 

  • Preço do produto;
  • Componentes;
  • Produto livre de sulfatos e parabenos;
  • Não testado em animais; 
  • Valor agregado; 
  • Embalagem que chama atenção. 

Talvez o último tópico tenha chamado sua atenção, mas a verdade é que, sim: há pessoas que escolhem um produto pelas cores destacantes da embalagem. Qual o problema disso? Nenhum! Mas, se essa embalagem for 100% reciclável será muito mais bacana para o ambiente, não é? 

Aí vem a grande dica: conheça os produtos e as empresas que consome. Além de cuidar do ambiente em que vive, fazendo escolha de produtos que podem ser recicláveis e empresas responsáveis, você também se cuida, evitando componentes agressivos como sulfatos e parabenos. 

Ok… vamos falar de reutilização? 

Embalagem dos produtos para cabelo JustForYou

Depois de comprar e utilizar o produto, o que fazer com a embalagem? Ela realmente precisa ir direto para o lixo? Sabemos que a resposta pode parecer óbvia, mas que tal pensar um pouquinho fora da caixa? 

Aproveitando que estamos falando sobre caixas, é hora de sair da sua e entrar em ação: que tal transformar uma caixinha de sapato em uma linda caixa organizadora? E quando falamos linda, é LINDA mesmo viu? Dá uma olhadinha aqui.  

Aqui na JustForYou nós somos fãs de reutilização, e mesmo nossa embalagem sendo 100% reciclável, nós a transformamos em lindos vasinhos de flores.

Além da reutilização

Sabemos que nem sempre a reutilização das embalagens é algo possível, mas, como te falamos, queremos que pense fora da caixinha. Tudo bem se não conseguir transformar caixinhas em organizadores ou embalagens em vasinhos para flores. 

Que tal pensar na escolha no momento de compra do produto? E após sua utilização separar os resíduos que podem ser reciclados? A responsabilidade pelo ambiente em que vivemos deve ser compartilhada por todos nós, e pequenas ações como essas podem fazer uma diferença gigantesca a longo prazo. 

Como já citamos em outros posts, autocuidado não se limita a skincare e nem ao cuidado com seus fiozinhos. Ela está presente também no cuidado com o outro e principalmente com o ambiente que te abriga: afinal, cuidando dele você cuida de si mesma(o) também.

Por que e como fazer exercício em casa?

Por que e como fazer exercício em casa?

Alergia a trigo: além da alimentação

Alergia a trigo: além da alimentação

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento