index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

4 momentos de autocuidado para se inspirar

4 momentos de autocuidado para se inspirar

Ah, cuidar de si! Para nós, os momentos de autocuidado são mágicos. E à magia que o envolve damos o seguinte nome: amor próprio. Por isso, esses momentos são muito importantes e devem sempre fazer parte da nossa rotina - por mais corrida que ela seja.

Mas também sabemos que muitas(os) de nós ainda não tem o hábito do autocuidado. Pensando nisso, queremos te ajudar a começar. Vamos juntas(os)?

Mas o que é, de fato, autocuidado? 

Em definição, autocuidado é um conjunto de ações realizadas por si, para manter sua saúde e bem-estar. Mas quer saber? Nós consideramos essa uma definição fria e até sem graça!

Acreditamos, sim, que com o autocuidado você mantém e eleva sua saúde e bem-estar, mas não é só isso: esses momentos devem fazer com que você se admire, se ame e se respeite, além de cuidar de você, das pessoas ao seu redor e do ambiente em que vive. 

O autocuidado é aquilo que te impacta positivamente, por exemplo: fazer a reciclagem de embalagens e aumentar o ciclo de vida de um produto. Você acha que isso não é autocuidado? Lição do dia! Veja: reciclar um produto diminui o impacto ambiental no planeta... E você vive nesse planeta, né? É isso: cuide do planeta e estará cuidando de si.

Escolha seus momentos de autocuidado

Mulher passando creme em um momento de autocuidadoComo falamos, o autocuidado é algo que te faz bem, então não se culpe por não ter uma planilha com todos os seus momentos anotados e agendados. Está tudo bem!

Que tal começar aos poucos? Para isso, nós separamos 4 momentos de autocuidado para te inspirar, olha só.

Momento relax

Escolha um momento do seu dia para relaxar!

Afinal, com nossa rotina corrida, uma hora precisamos descansar. Todos nós precisamos nos desligar do mundo exterior às vezes e nos reconectar com nosso interior através de momentos de autocuidado.

Pode ser como quiser: fazendo uma hidratação em seu cabelo, tomando um banho com músicas relaxantes, meditando, assistindo a um filme, acompanhado de pipoca e refrigerante, ou lendo um livro, acompanhado de uma boa taça de vinho…

O importante é você deixar o estresse e as preocupações de lado e focar no que te faz bem e feliz nesse momento: Você mesma(o)!

Atividade física

Relaxa, você não precisa virar uma(um) modelo fitness!

Fazer atividade física não é, necessariamente, uma musculação ou corrida. Pode envolver dança, natação, andar de bicicleta, ou qualquer outro esporte que preferir… Isso significa que exercitar-se pode ser lúdico e muito divertido, não acha? 

E sabe o que é melhor ainda? A atividade física libera endorfina (hormônio responsável pela sensação de felicidade e redução do estresse) e dopamina (hormônio que gera um efeito tranquilizante na pessoa que está praticando o exercício). Assim, a prática de exercícios físicos pode ser uma boa opção, também, para o combate de doenças como a depressão e ansiedade.

Saia com quem gosta (e que também gosta de você!)

Parece bom demais para ser verdade, né?

Mas sair com quem gostamos pode ser considerado um dos principais momentos de autocuidado. Seja em um date, almoço em família, viagem ou barzinho com as amigas, o importante é estar com pessoas que nos fazem bem!

Afinal, passar um tempo com amigos ou familiares nos ajuda a nos desconectar de problemas, ter mais empatia e, principalmente, nos dá um grande apoio psicológico. Além disso, nos tornamos mais sensíveis ao que os outros podem estar passando, nos fazendo escutar mais e, também, aprender a nos colocar no lugar do outro.

Por isso, tire um tempinho para ver aquela pessoa que não vê há anos, isso pode te fazer muito bem!

Autoperdão

Não há um sentimento mais pesado do que a culpa… E a verdade é que os erros são muito comuns na vida de qualquer ser humano. Todos erramos e está tudo bem!

Mas perdoar e se autoperdoar podem ser momentos de autocuidado únicos. Afinal, apagar os erros e torná-los novas experiências pode ser mais gratificante do que você imagina. Acredite: remoer o erro não te fará evoluir, mas aprender com ele, sim! 

É até difícil listar os benefícios que o autoperdão pode nos proporcionar, mas um coisa é certa: quem se autoperdoa sente um alívio imenso em sua vida.

Nossa dica é não desistir. Acredite que você consegue se autoperdoar e notará, cada vez mais, o bem-estar que essa prática traz à sua vida. O importante é perdoar-se e não repetir os mesmos erros…

Que tal se cuidar?

Agora que você já sabe como nós, aqui da JustForYou, enxergamos os momentos de autocuidado, temos uma pergunta: o que ele é para você? Esperamos que seja tão mágico e importante como é para nós!

Lembre-se que quando o assunto é o seu bem-estar, não existe certo ou errado. Afinal, o que pode te fazer um bem danado, às vezes não faz bem para o outro... E aí são duas visões diferentes.

Mas que tal aproveitar e escolher uma forma de autocuidado para praticar agora? Aliás, temos algumas playlists perfeitas para você ouvir enquanto faz isso!

×