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Como aliviar a ansiedade com pequenas atitudes

Como aliviar a ansiedade com pequenas atitudes

Nos últimos anos, diferentes formas de como aliviar a ansiedade tem sido discutidas. Afinal, com rotinas cada vez mais corridas, metas mais altas e a preocupação com o futuro cada vez maior, esse sentimento acabou se tornando presente no dia a dia de muitas pessoas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mais de 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa na pandemia que enfrentamos. Nesse período, muitas pessoas desenvolveram ou aumentaram sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Então, relaxa e respira um pouquinho! Você não está sozinha(o) nessa! Por isso, trouxemos uma lista para você descobrir como aliviar a ansiedade de maneiras simples.

O Brasil é o país mais ansioso

Quando falamos que você não está sozinha(o), pode acreditar! O Brasil é o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo inteiro, atingindo cerca de 9,3% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Não que seja bom dizer que há mais milhões de pessoas lutando contra a ansiedade, mas queremos, e precisamos dizer, que está tudo bem em sentir isso de vez em quando. Ainda mais em um momento com isolamento social, incertezas e dificuldade de acesso a ajuda psicológica como o que passamos, não acha?

Você não precisa fingir que está tudo maravilhoso o tempo todo e que as preocupações não passam por sua mente também. O importante é se atentar e não deixar que esse sentimento se torne cada vez mais presente em sua vida. Mas… Que tal descobrir como diminuir a ansiedade com pequenas atitudes?

Mulher lendo deitada no sofáMúsica sempre é uma boa ideia! 

Ah… Nós amamos uma boa música e, realmente, acreditamos em seu poder para uma boa noite de sono e para aumentar o foco e concentração. 

Mas você sabia que a música também é uma forma de aliviar a ansiedade? Um estudo feito pela organização britânica Mindlab analisou um grupo de voluntários que faziam testes desenvolvidos para reduzir o estresse, mas tudo isso com música!

O resultado foi muito bacana: avaliando a pressão sanguínea, batimentos cardíacos, ritmo da respiração e atividade cerebral dos voluntários, os neurocientistas concluíram que a música “Wightless” do grupo Marconi Union foi capaz de reduzir a ansiedade em até 65%. Incrível, né? 

Por isso, acreditamos que outras canções também são capazes de trazer uma sensação de relaxamento e calmaria para quem as escuta, e é claro que nós criamos uma playlist especialmente para você: a JustForBreathe.

Autocuidado

Se você já nos acompanha aqui no blog, sabe o quanto amamos e incentivamos o momento de autocuidado e não é à toa. Afinal, além de ser uma delícia tirar um momento só para você, esse cuidado consigo mesma(o) traz muitos benefícios para seu corpo e mente. E é justamente por acalmar a mente que esse momento é considerado uma forma bem importante de como aliviar a ansiedade!

Aliás, saiba que ele não se limita a uma hidratação capilar, por exemplo. Na verdade, você deve reservar um momento para pensar qual a sua necessidade no momento e o que pode fazer para se sentir melhor. Por exemplo: está cansada(o)? Que tal um banho quente com uma música relaxante?

O importante é lembrar de sempre olhar para si mesma(o), identificar sua necessidade e buscar o que te faz bem.

Como aliviar a ansiedade acordando 15 minutos mais cedo 

Acordar de 15 a 30 minutos antes do horário que estamos acostumadas(os) pode ajudar a descansar nossa mente e também evita o estresse, pois isso permite que tenhamos mais tempo para fazer nossas atividades diárias antes de sairmos de casa, ou seja: zero preocupações no início do dia!

Com o tempo, você vai perceber que acordar mais cedo deixará de ser apenas uma forma de como aliviar a ansiedade e se tornará um hábito e, por isso, acabará ficando mais fácil - especialmente depois de perceber os benefícios que isso tem sobre o seu humor e bem-estar.

Caminhar para relaxar 

A atividade física é um excelente exemplo de como aliviar a ansiedade, pois ela eleva a produção de serotonina - substância que aumenta nossa sensação de prazer.

Assim, caminhar pelo menos 30 minutos por dia pode te ajudar muito com a ansiedade. Afinal, além da substância liberada, sua mente também trabalha enquanto caminha e isso torna possível realizar uma meditação ativa, por exemplo. 

Busque controlar a sua respiração

Em situações mais graves, muitas pessoas buscam maneiras simples para descobrir como aliviar a ansiedade. Nesses casos, a respiração pode ser a solução!

Foque sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca, isso é uma técnica de meditação (mindfulness) que, além de proporcionar calma e o controle da respiração, ainda reduz as reações do sistema nervoso autônomo, o que colabora para o alívio da ansiedade.

Peça ajuda

Para descobrir como aliviar a ansiedade, é necessário que você entenda suas causas, motivações e consequências. Por isso, é muito importante que você procure um acompanhamento psicológico para que um profissional qualificado avalie quais medidas serão necessárias para a redução das suas crises e sintomas.

Evite a procrastinação

Procrastinar pode fazer com que você lute, constantemente, com sua própria agenda de compromissos, o que pode te causar momentos de estresse e crises de ansiedade.

Por isso, deixar esse hábito de lado e manter suas tarefas e prioridades em dia é uma maneira muito interessante de diminuir esses sintomas. Utilize o que for necessário, pode escrever seus compromissos em um planner, uma agenda, um post-it, usar um app… O importante é se organizar e deixar de procrastinar!

Foco no presente 

Sabemos que as preocupações existem e, como dissemos logo ali em cima, está tudo bem! É perfeitamente compreensível que isso ocorra. Mas o mais importante é se concentrar no que está acontecendo agora… Tente viver um momento de cada vez!

Pense: o que você está fazendo nesse momento? O que está sentindo? 

Essa “tarefinha” também é capaz de te ajudar a entender como aliviar a ansiedade. Afinal, nada melhor do que focar no presente para deixar as preocupações e incertezas do futuro de lado, né?

Tudo bem não estar bem 

Talvez essa seja a dica mais importante: não se preocupe em estar forte o tempo todo! Tudo bem não estar em um dia ou momento tão bom. Você não precisa fingir que tudo está maravilhosamente bem!

Ocupe sua mente e descubra como aliviar a ansiedade da sua maneira. Busque se distrair… Veja o seu filme favorito, leia aquele livro que sempre quis ou sente-se com quem gosta e conte o que se passa - com certeza te fará bem trazer suas angústias para fora.

Ah… E claro que se precisar de nós, basta mandar um “oizinho” no WhatsApp! É sempre um prazer te atender. Muitas conversas revitalizantes começam por assuntos como cabelo e terminam em uma sessão deliciosa de autoconhecimento, trocas de ideias e desabafos =)

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