index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

5 cuidados pós-alisamento para um cabelo liso e saudável

5 cuidados pós-alisamento para um cabelo liso e saudável

Os cuidados pós-alisamento são fundamentais para manter a saúde dos seus fios em dia após este procedimento. Isso porque, atualmente, muitas pessoas buscam por essas técnicas para conquistar mais praticidade em seus dias, mas acabam deixando os cuidados pós progressiva de lado, resultando em cabelos ressecados e opacos!

É importante lembrar que, apesar de facilitarem nossa rotina de cuidados, reduzindo o volume e diminuindo o aspecto frisado dos fios, os alisamentos podem prejudicar a nossa saúde capilar se não forem cuidados corretamente, causando queda de cabelo, pontas duplas e muitos outros problemas que tanto evitamos.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas incríveis para te ajudar a conquistar cabelos mais saudáveis e belos com nossos cuidados pós-alisamento favoritos! Se interessou pelo assunto? Então confira o nosso conteúdo completo e saiba como manter a sua saúde capilar em dia!

Os efeitos do alisamento no cabelo

Mulher olhando seu cabelo liso no espelhoAntes de falarmos sobre os cuidados pós-alisamento que você deve ter com os seus cabelos, é muito importante entendermos o que este tipo de procedimento é capaz de fazer aos seus fios e os efeitos que ele pode provocar, ok?

As escovas progressivas, ou qualquer outro tipo de alisamento, são tratamentos químicos capazes de modificar a estrutura de nossas fibras capilares, fazendo com que os fios se tornem lisos. Em geral, estes procedimentos possuem formol em suas composições para servir como agente alisador - até 0,2% dessa substância pode ser utilizado como conservante para os produtos químicos que serão usados, sendo liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O formol é capaz de alisar os fios, quebrando suas pontes de ligação de aminoácidos e, assim, penetrando nas fibras capilares para desfazer as proteínas que as formam. Essa mudança em sua estrutura acaba deixando os cabelos mais fracos e frágeis, além de aumentar o nível de perda de água durante todo o processo, colaborando para fios mais ressecados e quebradiços com o passar do tempo.

Alguns dos principais efeitos observados após um alisamento é a oleosidade excessiva do cabelo. Isso porque, além dos fios lisos serem mais oleosos naturalmente, o contato do nosso couro cabeludo com as químicas e a alta temperatura das ferramentas de calor, como o secador, acaba estimulando a maior produção de sebo naquela região. Se isso estiver acontecendo com você, saiba que este aspecto oleoso tende a durar por alguns dias, mas logo ele voltará ao normal, ok?

E por falar em efeitos momentâneos, saiba que aquela impressão de cabelos mais hidratados e brilhantes que a progressiva proporciona pode dar lugar, infelizmente, para fios mais ressecados e opacos caso não recebam o tratamento ideal em sua rotina de hair care, hein!

Além disso, sem os cuidados pós-alisamento corretos, nosso cabelo pode acabar se enfraquecendo e trazendo à tona aqueles fios rebeldes que tanto lutamos contra. Desse modo, um procedimento que prometia nos dar mais praticidade pode acabar gerando muita dor de cabeça!

Cuidados pós-alisamento para recuperar a saúde dos fios

Mulher segurando uma chapinha e um protetor térmico para cabeloIncluir alguns cuidados pós-alisamento em sua rotina de hair care é fundamental para garantir que os seus fios continuem belos e saudáveis por mais tempo. E para te ajudar neste momento de cuidado tão especial, separamos as nossas 5 dicas favoritas com os cabelos após este tipo de procedimento. Dá só uma olhadinha!

Atente-se à frequência de lavagem

Um dos principais cuidados pós-alisamento para recuperar a sua saúde capilar é, sem dúvidas, se atentar à frequência de lavagem ideal para os seus fios!

Isso porque, lavar o seu cabelo todos os dias pode contribuir para a redução da química do procedimento. Porém, ficar muito tempo com os cabelos sujos pode piorar ainda mais o seu aspecto oleoso, influenciando em uma maior produção de sebo pelo couro cabeludo.

Sendo assim, para que os seus fios recebam o cuidado que eles merecem, indicamos uma boa lavagem em dias alternados. Além disso, busque utilizar produtos específicos para cabelos com química, proporcionando a eles os nutrientes que tanto necessitam!

Aposte na hidratação capilar

Os cuidados pós-alisamento também incluem uma boa hidratação capilar após esse tipo de procedimento. Afinal, não queremos que os seus cabelos fiquem ressecados e o seu couro cabeludo se comprometa, não é mesmo?

Busque hidratar suas mechas regularmente, ao menos 1 vez na semana, para devolver todos os nutrientes perdidos por suas fibras capilares durante o alisamento. E caso seja necessário, você pode fazer este tratamento até duas vezes na semana com o auxílio das chamadas ampolas nutritivas para intensificar ainda mais o resultado.

Dê um tempo para a coloração

Um dos maiores erros cometidos pela maioria das pessoas é fazer dois procedimentos químicos, como o alisamento e a coloração, no mesmo dia.

Se você deseja tingir o seu cabelo, tente esperar pelo menos 15 dias entre uma química e outra. Assim, você evita que os seus fios fiquem finos, fracos e quebradiços, além de deixar para trás qualquer risco de desbotar a coloração que tanto deseja!

Tenha cuidado com as ferramentas de calor

Se você já nos acompanha, com certeza sabe que as ferramentas de calor, como a chapinha, babyliss e secadores de cabelo podem danificar seriamente os seus fios se usados se maneira excessiva e sem a proteção térmica ideal.

Nós não poderíamos deixar este item de fora da nossa lista de cuidados pós-alisamento. Por isso, evite ao máximo utilizar estas ferramentas em altas temperaturas e muito próximas à raiz dos seus cabelos para diminuir o risco de ressecamento e quebra capilar.

Não sofra com a falta de brilho

Infelizmente, é muito comum sofrermos com a falta de brilho nos cabelos após um alisamento. No entanto, saiba que devolver esse aspecto brilhoso aos seus fios pode ser mais fácil do que você imagina!

Invista em produtos reconstrutores à base de queratina para fortalecer a sua fibra capilar. Em conjunto, aposte em uma máscara hidratante potente e repita este processo ao menos 1 vez na semana. Pode apostar que, em poucos dias, os seus fios voltarão a ter o brilho natural que você tanto ama!

E se quiser potencializar ainda mais os cuidados pós-alisamento com o seu cabelo, procure utilizar produtos personalizados especialmente para as características individuais dos seus fios! Faça a sua fórmula e assinale o tipo de procedimento que costuma fazer, assim conseguiremos proporcionar um cuidado sob medida para você!

×