index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Cuidados com o cabelo na praia: antes, durante e depois!

Cuidados com o cabelo na praia: antes, durante e depois!

Os dias de calor estão chegando e os cuidados com o cabelo na praia não podem ficar para depois, não é mesmo? Afinal, o excesso de sol e o sal do mar podem acabar prejudicando nossa saúde capilar, deixando os fios opacos e ressecados.

Sendo assim, é fundamental estarmos sempre cuidando e tratando dos nossos cabelos para prevenir qualquer tipo de dano que um bom banho de mar pode nos causar. E foi pensando nisso que reunimos algumas dicas essenciais para você dar aos seus cabelos os melhores cuidados antes, durante e depois da praia!

Ficou curiosa(o)? Então confira os cuidados com o cabelo na praia que separamos para você hoje!

Conheça os principais cuidados com o cabelo na praia

Os cuidados com o cabelo na praia são necessários para manter os fios protegidos e saudáveis durante os dias mais quentes. Isso porque, no verão, os cabelos acabam sofrendo muito com a exposição solar constante, além da umidade do ar, o sal e a areia.

Para que você possa curtir esta estação sem medo, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar antes, durante e depois de um passeio incrível na praia. Olha só!

Antes do banho de mar

Os cuidados com o cabelo na praia devem se iniciar antes mesmo da sua viagem acontecer. Que tal investir em cremes nutritivos e hidratantes com uma semana de antecedência para deixar os seus fios mais fortes, protegidos e resistentes?

Afinal, quanto mais protegermos o nosso cabelo antes do contato com o mar, menor será a necessidade de uma restauração capilar…

Óleos vegetais, por favor!

Sabemos que a água salgada do mar pode ser incrível para um bom mergulho, mas infelizmente ela é capaz de causar danos sérios em nossa estrutura capilar. Por isso, para evitar aquela sensação de fios ressecados e ásperos após dias na praia, os óleos capilares vegetais podem ser os seus melhores amigos!

Este produto cria uma camada protetora ao redor dos cabelos, impedindo que eles sofram com o contato com o sal do mar e o sol. Sendo assim, não se esqueça de espalhar algumas gotinhas de óleo vegetal capilar em seus fios antes de ir curtir a sua praia, ok?

Um leave-in também pode ajudar

Além dos óleos capilares vegetais, você também pode optar por um leave-in com proteção térmica para proteger os seus fios antes de um banho de mar. Isso porque, esse produto também é capaz de criar uma película protetora ao redor do cabelo, evitando danos que a água salgada e altas temperaturas podem provocar.

Para garantir que essa proteção permaneça por todo o passeio, o ideal é reaplicar o seu leave-in todas as vezes que molhar os seus fios. Assim, você poderá aproveitar o melhor do verão sem deixar a sua saúde capilar de lado!

Molhe o cabelo ou aposte no pré-shampoo

Um outro truque bem bacana da nossa lista de cuidados com o cabelo na praia é molhar os seus fios, em água doce, antes de mergulhar no mar. Assim, você acaba evitando que eles absorvam muita água salgada e ressequem logo no primeiro contato. Interessante, né?

Você também pode utilizar um pré-shampoo antes do seu mergulho, pois esse produto protege os seus fios da ação detergente dos shampoos comuns, assim como dos danos causados pela água salgada do mar.

Durante o passeio

Assim como protegemos o nosso corpo com protetor solar, também devemos proteger os nossos fios dos efeitos nocivos que o sol pode causar. Por isso, além dos cuidados com o cabelo na praia que já listamos acima, estas outras dicas também são essenciais para garantir a saúde e o aspecto bonito dos seus cabelos.

Aposte nos acessórios

Em dias mais quentes, a exposição solar pode prejudicar os nossos fios e, até mesmo, o couro cabeludo. Por isso, além de utilizar produtos com proteção térmica antes do passeio na praia, apostar em acessórios - bonés, buckets e chapéus - também é uma ótima forma de prevenir danos futuros.

Crie barreiras físicas, com um guarda-sol por exemplo, e aproveite o seu dia de calor, praia e muita diversão!

Prefira os fios presos

A presença de ventos mais fortes na praia, sem dúvidas, é um fator de grande influência para o aspecto dos nossos fios. Isso porque, o excesso de vento, misturado com a areia, pode deixar os cabelos mais embaraçados, facilitando a sua quebra.

E como os cuidados com o cabelo na praia vão muito além de apenas protegê-lo do sol, indicamos que você aposte em penteados, como o rabo de cavalo e o coque, para manter os seus fios protegidos e sem nós por mais tempo.

Depois de aproveitar

Produtos capilares na areia da praiaOs cuidados com o cabelo na praia, após o banho de mar, são totalmente voltados para a potencialização da hidratação e restauração dos fios. Por isso, seja em casa ou aonde você estiver, não deixe os seus cuidados pós-praia de lado, hein!

Lave bem o cabelo

Após alguns dias na praia, aderir a uma rotina de tratamento para cabelos ressecados é muito importante para deixar o aspecto opaco dos fios de lado e trazer de volta sua vitalidade.

Por isso, escolha o shampoo mais indicado para o seu tipo de cabelo e que auxilie a retirar todas as impurezas presentes em seu couro cabeludo, como o sal do mar e a areia. Aposte em um produto que remova toda essa sujeira, mas que ainda nutra a sua fibra capilar e prepare os seus fios para os demais produtos de hair care.

Não esqueça do condicionador

O condicionador, assim como o shampoo, é fundamental para nutrir os fios, trazendo de volta o seu brilho e maciez após alguns dias de praia. Isso porque, esse produto age como um escudo contra as agressões diárias, aumentando a resistência dos cabelos e selando as suas cutículas.

Mas atente-se: para obter os melhores resultados, é preciso utilizar o condicionador apenas do comprimento ás pontas do seu cabelo. Nada de passar na raiz, ok?

Faça hidratações

É claro que ela não ficaria de fora dos nossos cuidados com o cabelo na praia, né?

A hidratação capilar deve ser feita regularmente em uma boa rotina de hair care, mas se os seus fios sofreram com a exposição constante aos efeitos do sol e do mar, ela se torna ainda mais necessária.

A função deste procedimento é, simplesmente, repor toda a água e nutrientes que foram perdidos em nosso dia a dia. Em um cabelo pós-praia, os fios se tornam mais ásperos, embaraçados e quebradiços, sendo essencial incluir a hidratação entre a sua lista de cuidados capilares.

Atente-se ao desembaraçar os fios

Desembaraçar os cabelos pode até parecer um ato simples, mas você sabia que, se feito de maneira errada, isso pode comprometer a saúde dos seus fios?

Um dos nossos cuidados com o cabelo na praia, após um bom banho de mar, deve acontecer logo depois da lavagem: com os seus fios ainda úmidos, aplique um bom creme para pentear e desembarace os seus cabelos com a ajuda de um pente e muita paciência - rs

Deixe de lado as ferramentas de calor

Se você costuma utilizar ferramentas de calor com muita frequência, como chapinha, secador e babyliss, esse é o momento de dar um descanso para o seu cabelo!

As altas temperaturas emitidas por esses acessórios podem deixar os seus fios frágeis, ainda mais após um bom tempo expostos ao sol.

Além de prejudicar a nossa saúde capilar, as ferramentas de calor também colaboram para a perda de água dos cabelos, resultando em um cabelo ressecado, fraco e opaco. Por isso, opte por deixar os seus fios secarem naturalmente por um tempo, ok?

E se quiser mais dicas de como cuidar do seu cabelo em dias de calor, temos um conteúdo bem bacana sobre cuidados no verão. Que tal conferir?

×