index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Receita caseira para cabelo ressecado e com frizz

Receita caseira para cabelo ressecado e com frizz

Se você sofre com o cabelo ressecado e com frizz, saiba que os seus problemas acabaram!

Quem nos conhece já sabe que, aqui na JustForYou, nós amamos uma boa e velha receita caseira para resgatar o aspecto bonito e saudável dos cabelos. E é claro que o nosso post de hoje seria sobre isso, não é mesmo?

Afinal, com as mudanças climáticas constantes, é super comum que os nossos fios sofram mais com o aparecimento do frizz e com o ressecamento, além de outros problemas capilares.

E aí, quer conhecer a nossa receita caseira para recuperar o seu cabelo ressecado e com frizz? Então não deixe de conferir o nosso post completo!

O que é frizz?

Se você já leu outros posts do nosso blog sobre o assunto, já deve estar cansada(o) de nos ouvir explicando o que são esses fios arrepiados que tanto tememos. Mas se você é nova(o) por aqui, vamos te contar de uma maneira bem simples!

Esse problema está totalmente relacionado à eletricidade estática dos nossos fios. Isso porque, os nossos cabelos são eletricamente carregados com íons negativos e, como já aprendemos na escola, cargas elétricas iguais se repelem, enquanto as diferentes se atraem.

Sendo assim, quando os nossos fios se encontram muito carregados negativamente, a tendência é que eles acabem se repelindo, resultando em uma aparência mais “frisada”. Por isso, se o seu cabelo estiver muito ressecado ou quebradiço, ele tende a se carregar eletricamente ainda mais, aumentando a quantidade de frizz aparente.

Fatores que causam o frizz

Antes de irmos para a receita caseira prometida para recuperar o cabelo ressecado e com frizz, vamos entender um pouco mais sobre o que pode causar esse aspecto arrepiado no seu cabelo? Afinal, de nada adianta uma receita “milagrosa” se não soubermos como evitar o seu aparecimento, né?

De forma geral, podemos dizer que tudo o que danifica os nossos fios de alguma maneira pode contribuir, mesmo que indiretamente, para este problema. Dá só uma olhada nos principais fatores que reunimos por aqui!

Lavar os fios com água quente

Você sabia que a água quente pode danificar os seus cabelos? Pois é… Esse hábito é capaz de retirar toda a oleosidade natural produzida pelo nosso couro cabeludo, também chamada de proteção lipídica dos fios.

Com isso, nossas fibras capilares acabam ficando mais expostas a danos, fragilizadas e quebradiças. O resultado? Um cabelo com muito mais frizz.

Sendo assim, a nossa dica é que você opte por lavar os seus fios sempre com água fria ou, no máximo, morna.

Esfregar o cabelo durante o banho

Se você costuma esfregar o seu cabelo durante a lavagem para deixá-lo mais limpo, pode ir parando por aí!

Esse costume pode estimular o aparecimento do frizz, tanto por causa do atrito entre os fios, como também pela quebra que isso pode causar.

Ah… Vale lembrar que o mesmo vale para quem gosta de esfregar os fios com a toalha na hora de secar, hein!

O mais indicado é que você seque o cabelo delicadamente com a toalha, apertando-a suavemente contra os fios. Já durante a lavagem, o shampoo só precisa ser aplicado no couro cabeludo, massageando a região com os dedos, ok?

Pentear de forma incorreta

Pentear o cabelo de qualquer jeito, principalmente ao desembaraçá-lo, também pode causar o aparecimento do frizz nos seus fios.

A melhor forma de pentear os seus cabelos é com eles completamente secos. Afinal, quando úmidos, eles tendem a ficar mais elásticos e se quebram com mais facilidade, favorecendo o visual mais “frisado”.

Além disso, busque sempre desembaraçar os seus fios das pontas para o comprimento, evitando escovas com bolinhas nas pontas de suas cerdas, pois isso também pode resultar em uma quebra capilar.

Dormir de qualquer jeito

Eu sei que parece loucura, mas a forma como você dorme também pode impactar no aspecto do seu cabelo, colaborando para o frizz.

Isso acontece porque o atrito dos fios com o travesseiro pode torná-los eletricamente instáveis, favorecendo o aparecimento desses cabelos mais arrepiados.

Nesse caso, a nossa dica é utilizar uma fronha ou touca de cetim para proteger o seu cabelo enquanto dorme. Afinal, esse tipo de material é capaz de diminuir a fricção dos fios, evitando o aparecimento deste problema.

Receita caseira para recuperar o cabelo ressecado e com frizz

Mulher desembaraçando o cabelo ressecadoHidratar o seu cabelo ressecado e com frizz é um dos truques fundamentais para evitar esse aspecto arrepiado. Isso porque, quando os nossos fios apresentam essas características, é sinal de que eles estão sem sua proteção natural e mais suscetíveis à perda de água.

Assim, para evitar que esse aspecto “frisado” e sem vida se torne comum em seus cabelos, é preciso buscar tratamentos que devolvam sua saúde capilar. A hidratação é o melhor exemplo, já que ela devolve a água perdida pelos fios e hidrata profundamente a nossa fibra capilar.

A receita caseira para cabelo ressecado e com frizz que separamos para você utiliza óleo de oliva em seu tutorial, um ingrediente “queridinho” aqui na JustForYou e presente no nosso condicionador. Por ser obtido a partir dos frutos da oliveira, esse óleo possui características semelhantes ao azeite, proporcionando hidratação profunda e fortalecimento aos cabelos. Bem legal, né?

Outro ponto importante a se ressaltar sobre esse passo a passo, é que a máscara hidratante utilizada deve ser escolhida de acordo com o seu tipo de cabelo, respeitando as suas características individuais. Sendo assim, optar pela personalização dos seus produtos também é uma boa opção para garantir o resultado esperado.

Mas, sem mais delongas, dá só uma olhada nessa receita incrível que trouxemos no post de hoje!

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de soro fisiológico;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de máscara hidratante;
  • 1 colher (sopa) de óleo de oliva.

Passo a Passo:

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente;
  2. Com os cabelos já lavados, aplique a mistura pronta, enluvando mecha por mecha;
  3. Deixe agir por 15 minutos e lave como de costume.

Simples, não é?

E se quiser potencializar ainda mais o resultado desse tutorial, não deixe de utilizar produtos sem enxágue em sua rotina de hair care, como um leave-in ou spray antifrizz. Afinal, esses produtos também atuam no controle dos fios arrepiados, proporcionando um visual bem bonito e alinhado por mais tempo.

Mas se você deseja saber um pouco mais sobre ativos com função antifrizz, saiba que temos um conteúdo exclusivo para te indicar! Conheça nossos ingredientes que combatem o frizz e entenda os seus efeitos incríveis!

×