{% comment %}Default{% endcomment %}

Cronograma capilar - descubra se é preciso e como fazer o seu

Compartilhar
Cronograma capilar - descubra se é preciso e como fazer o seu

Como fazer um cronograma capilar? Você já deve ter ouvido falar desse termo muito famoso no universo do cabelo, ou quem sabe, até já se arriscou a montar um cronograma para os seus fios.

Ótimo! De qualquer maneira, nossa função aqui é dizer que você não precisa necessariamente de um cronograma capilar! Frustrante? Pode ser, mas é verdade! O cronograma foi feito para "corrigir" problemas nos fios, melhorar sua saúde capilar. Então, se você já tem um cabelo saudável, não existe motivo para aderir a este calendário de cuidados.

No entanto, se você sente que seu cabelo sofre com ressecamento, frizz excessivo, pontas duplas e outros probleminhas, aí sim, fazer um cronograma pode ser bem legal! E a gente vai te explicar tudo sobre essa agenda de tratamentos: como identificar a necessidade do seu cabelo, as três etapas de cuidados, como escolher os melhores produtos e, finalmente, como montar o cronograma capilar ideal para o seu cabelo. Vamos lá?

Índice do conteúdo

O que é um cronograma capilar?
Para quem o cronograma capilar é indicado?
As etapas: hidratação, nutrição e reconstrução
Meu cabelo precisa de um cronograma capilar?
Produtos para cronograma capilar
Como montar o cronograma capilar certo para o meu cabelo?
Cronograma capilar para cabelos que precisam de hidratação
Cronograma capilar para cabelos que precisam de nutrição
Cronograma capilar para cabelos que precisam de reconstrução
Cronograma capilar para crescimento
Cronograma capilar Low Poo
Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos
E depois do cronograma capilar?

O que é um cronograma capilar?

Vamos começar do início… Mas afinal, o que é um cronograma capilar?

Apesar do nome sugerir algo complicado, ele nada mais é que uma agenda de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O processo é feito ao longo de algumas semanas e busca suprir todas as necessidades da fibra capilar, resultando em cabelos reconstruídos, com umidade equilibrada e todos os nutrientes essenciais para a saúde e beleza dos fios.

A ordem e quantidade de cada tratamento vai variar de acordo com o tipo e intensidade do dano e também dos objetivos e necessidades que cada um tem. Por isso, podemos dizer que o cronograma capilar é um plano de tratamento personalizado.

Para quem o cronograma capilar é indicado?

Todos os tipos de cabelo podem se beneficiar com o cronograma capilar, desde que, como dissemos no início, seus fios necessitem deste tratamento.

No entanto, essa rotina de cuidados é mais comum para cabelos cacheados e crespos, pois estes são mais suscetíveis ao ressecamento. Isso acontece porque a curvatura deste tipo de fio faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo tenha mais dificuldade para chegar no comprimento e pontas, tornando-o mais seco.

O cronograma também é muito indicado para quem está passando pela transição capilar ou faz tratamentos químicos, como alisamentos e colorações, pois estes fios costumam ser mais ressecados e danificados, ou seja, precisam ser hidratados, nutridos, e muitas vezes, ter a fibra capilar reconstruída.

As etapas: hidratação, nutrição e reconstrução

Mulher no banheiro fazendo cronograma capilar

Já demos o spoiler no início do conteúdo, mas o cronograma capilar é composto por três etapas que devem ser intercaladas dependendo da necessidade e dano do cabelo.

Vamos saber tudo sobre cada etapa do cronograma capilar a seguir.

Hidratação

A hidratação capilar é o cuidado mais conhecido com os cabelos e muito importante para a saúde dos fios.

Sua principal função é a reposição hídrica, ou seja, ela devolve a água perdida pelo fio diariamente pela exposição a fatores externos como raios solares, vento, poluição, uso de modeladores de calor e procedimentos químicos.

A hidratação é perfeita para combater o ressecamento e traz maciez, suavidade, brilho e movimento natural para o cabelo.

Nutrição

A nutrição é a etapa responsável por fazer uma reposição lipídica nos fios, ou seja, repor os lipídios perdidos diariamente pelos fios, graças a exposição aos mesmos agressores que citamos acima.

Mas o que são lipídios? Eles são gorduras que são naturalmente produzidas pelo nosso couro cabeludo e que formam uma espécie de “capa protetora” no fio. Quando a nutrição está em dia, o cabelo fica mais alinhado e as cutículas seladas, o que minimiza danos e perda de água e nutrientes pelos fios, ou seja, eles ficam hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.

Existem duas formas de se fazer a etapa de nutrição no cabelo: com uma máscara nutritiva rica em óleos vegetais, ou por meio da umectação capilar, aplicando o óleo vegetal natural diretamente nos fios. Temos um conteúdo que fala tudo sobre a umectação capilar, inclusive, como fazer o tratamento passo a passo.

A nutrição deixará seu cabelo sem frizz, sem volume, sem pontas duplas e sem ressecamento.

Reconstrução

Por último, mas não menos importante, trabalha-se a reposição da massa, aminoácidos, queratina, entre outros nutrientes - e por isso você precisa escolher produtos que contenham esses ativos reparadores.

A etapa de reconstrução é especialmente indicada para cabelos danificados por procedimentos químicos, que ficam porosos e quebradiços e que necessitam de uma restauração da fibra capilar.

Essa é a etapa mais potente de todo o processo, pois trata a fibra capilar de dentro para fora e, por isso, não deve ser feita em excesso, caso contrário, pode deixar o cabelos áspero, com aspecto endurecido e espigado.

Meu cabelo precisa de um cronograma capilar?

Agora que você já conhece as três etapas do cronograma capilar, vem a dúvida… mas como saber se o o meu cabelo precisa desta agenda de cuidados?

Vamos lá: fios opacos, sem movimento e ásperos ao toque são sinais de ressecamento e necessitam de hidratação. Já se os fios estão arrepiados, com muito frizz e embaraçando demais, é sinal de que eles necessitam de uma reposição lipídica, ou seja, tratamento de nutrição. Agora, se você fez procedimentos químicos recentemente e sente que seus fios estão porosos e quebrando com facilidade, é preciso investir em reconstrução.

Teste de porosidade

Parece complicado? Vamos facilitar com o teste de porosidade capilar!

Ele é um teste bem rápido e fácil de fazer, que analisa a saúde do fio. Olha o passo a passo:

  1. Encha um copo transparente com água filtrada;
  2. Passe a mão no cabelo para pegar algum fio que esteja solto;
  3. Coloque o fio dentro do copo de água e aguarde 3 minutos.

Após os 3 minutos de espera, é hora de avaliar os resultados:

Teste de Porosidade para Cronograma Capilar

Se o fio está na superfície…

Se o fio está flutuando na superfície do copo, é sinal de que ele precisa de hidratação.

Portanto, este é o tratamento que deve ser mais recorrente no seu calendário capilar.

Se o fio está no meio do copo…

Se o fio parou no meio do copo, significa que ele está hidratado, mas está com porosidade média, ou seja, precisa de nutrição. A melhor forma de nutrir os fios é investir em máscaras nutritivas e umectação com óleos vegetais.

Se o fio está no fundo do copo…

Se o fio afundou significa que ele está com alta porosidade, ou seja, bem fragilizado. Isso mostra que as cutículas do fio estão abertas e danificadas.

Neste caso, é necessário fazer uma reconstrução, com a reposição do cimento na fibra capilar por meio de ativos reparadores.

Fácil né? Em 3 minutinhos você descobrirá qual a maior necessidade do seu cabelo.

Produtos para cronograma capilar

Agora que você já conhece as etapas do cronograma capilar e a maior necessidade dos fios, é hora de escolher os produtos para essa rotina de cuidados.

Já avisamos, tem que ler os rótulos hein!

Máscaras hidratantes

Para a etapa de hidratação são usadas máscaras hidratantes com capacidade de devolver a água para os fios. Alguns componentes importantes em uma máscara de hidratação são o D-pantenol, aloe vera e vitaminas.

Você pode realizar a hidratação apenas com a máscara, mas também pode potencializar com ativos e ingredientes naturais em receitas caseiras, como babosa, maisena, mel

Máscaras nutritivas

Para a etapa de nutrição, são usadas máscaras nutritivas. A melhor forma de saber se um produto tem bom potencial nutritivo, é procurar no rótulo por óleos vegetais como o óleo de abacate, de coco, de amêndoas, de linhaça, entre outros…

Os óleos naturais puros também podem ser usados em uma umectação capilar. Outra opção é misturar algumas gotinhas do óleo vegetal puro na máscara escolhida.

Ficou na dúvida sobre qual óleo usar na sua nutrição? Veja no conteúdo “Os melhores óleos para umectação capilar”.

Máscaras reconstrutoras

As máscaras focadas em reconstrução devem conter proteínas essenciais e outros ativos reparadores.

Procure composições naturais com pantenol, Zemea, HidraHair (complexos vitamínicos), Sublim Hair e Nutrimel.

Para te ajudar ainda mais a escolher os seus produtos , veja nosso conteúdo sobre como escolher as máscaras para cronograma capilar.

E tem outro detalhe: você não precisa escolher uma máscara diferente para cada etapa do cronograma e ter vários produtos na prateleira do banheiro. Você pode optar por um cuidado mais minimalista e escolher uma máscara multifuncional e personalizada, que contenha ativos hidratantes, reparadores e que seja rica em óleos vegetais naturais.

Como montar o cronograma capilar certo para o meu cabelo?

Vamos ao que interessa: como montar um cronograma capilar. Mas antes vamos a algumas informações importantes e que valem para todos os cronogramas.

Esta rotina de cuidados intensiva é um ciclo que dura 4 semanas, ou seja, um mês, em que são feitas todas as etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Os tratamentos são feitos 3 x na semana e a ordem dos cuidados vai depender do nível dos danos e necessidades dos seus fios. Ah, e é importante ter pelo menos 48 horas entre um tratamento e outro.

Vale ressaltar que o cronograma capilar é uma agenda de cuidados personalizada e, por isso, nada é uma regra. Vale saber identificar o que o seu cabelo precisa e fazer um cronograma de acordo com as necessidades e desejos que você tem para os seus fios.

A seguir, apresentamos modelos para cabelos que precisam de mais hidratação, de mais nutrição ou de mais reconstrução. Para saber qual o seu modelo ideal, vá pelo resultado do teste de porosidade. Confira!

Cronograma capilar para cabelos que precisam de hidratação

Se o seu cabelo não apresenta danos graves, mas tem sinas de ressecamento, como fios opacos e ásperos, o cronograma capilar focado em hidratação resolverá o problema. Ele também é o indicado caso seu cabelo tenha ficado na superfície do copo no teste de porosidade.

São 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução.

  • Semana 1: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Hidratação, Nutrição
  • Semana 3: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 4: Hidratação, Reconstrução, Hidratação

Cronograma Capilar para Hidratação

Cronograma capilar para cabelos que precisam de nutrição

Fios que, além de ressecados, estão rebeldes, com muito frizz e pontas duplas precisam de uma cronograma focado em nutrição. Também é o caso dos fios que ficaram no meio do copo no teste de porosidade.

São 6 hidratações, 5 nutrições e 1 reconstrução.

  • Semana 1: Nutrição, Hidratação, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 3: Hidratação, Hidratação, Nutrição
  • Semana 4: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Cronograma capilar para nutrição

Cronograma capilar para cabelos que precisam de reconstrução

Este é o cronograma ideal para quem está com os cabelos frágeis, geralmente após ter descolorido ou feito algum procedimento químico. Geralmente é o cronograma capilar para cabelos com progressiva e tinturas.

Os fios ficam porosos, elásticos e se quebram com facilidade. É o caso de cabelos que afundam no teste de porosidade. Para estes cabelos o cronograma fará uma reconstrução da fibra capilar com proteínas e aminoácidos essenciais.

Mas lembra que dissemos que o tratamento de reconstrução não deve ser feito muitas vezes dentro do cronograma pois pode deixar o cabelo duro e áspero, com efeito contrário ao desejado?

Por isso, este ciclo é composto de 6 hidratações, 4 nutrições e 2 reconstruções.

  • Semana 1: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Nutrição, Reconstrução
  • Semana 3: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 4: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Cronograma capilar para reconstrução

Outros tipos de cronograma capilar

Os cronogramas acima são os principais esquemas de calendário de cuidados de acordo com os danos e necessidades dos fios.

Existem outras agendas, para objetivos bem específicos, mas nestes casos, o que muda são os produtos usados, a adição de ingredientes extras, entre outros detalhes.

Vamos ver alguns exemplos.

Cronograma capilar para crescimento

Não vê a hora do cabelo crescer? Seja para voltar à cor natural, mudar o visual ou passar pelo processo de transição capilar, o cronograma pode ajudar o cabelo a crescer mais rápido.

Isso por que, na maioria das vezes, o cabelo pode demorar a crescer por não estar saudável. Problemas como queda, fios porosos e quebradiços e a presença de pontas duplas retardam o processo. E como já vimos, o cronograma pode ajudar a resolver todos estes problemas.

Para crescimento, a nossa sugestão de agenda são 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução.

  • Semana 1: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 3: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 4: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Cronograma capilar para o crescimento do cabelo

Mas não é só isso. É muito importante apostar em ingredientes que fortifiquem os fios e mantenham o couro cabeludo saudável para estimular o crescimento dos fios.

Na hidratação: se joga na babosa! Brincadeiras à parte, a babosa é uma folha superpoderosa quando o assunto é cabelo. Ela atua na prevenção da queda, estimulando a produção de colágeno e fortalecendo os fios. Além disso, ela estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e abre os poros, criando condições favoráveis para que os fios cresçam mais rápido e com saúde. Temos um conteúdo que ensina 3 receitas para potencializar a sua hidratação com a babosa.

Na nutrição: manter o cabelo nutrido e com a reposição lipídica em dia faz com que o cabelo tenha força para crescer mais rápido. Nossa dica aqui é investir em máscaras hidratantes que contenham óleo de coco na sua composição, pois ele forma uma película protetora no fio que evita a perda de água e nutrientes, evitando que o cabelo sofra danos e tenha o crescimento prejudicado. Além disso, assim como a babosa, o óleo de coco melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que faz com que o fio fique mais forte e resistente.

Na reconstrução: fios frágeis caem e quebram com facilidade, o que impacta o crescimento dos fios. Por isso, essa etapa é muito importante. A dica é escolher produtos que contenham ativos naturais e reparadores como o Sublim Hair , Nutrimel e Rep Hair, além aminoácidos essenciais.

Cronograma capilar Low Poo

Você possivelmente já está familiarizada(o) com o termo, mas caso não esteja, vamos explicar rapidinho: low poo é uma técnica de lavagem, muito comum entre cacheadas e crespas (mas pode ser usada em qualquer tipo de cabelo) que usa shampoos sem sulfato.

E por que? Bom, porque os sulfatos são substâncias detergentes, responsáveis pela espuma em shampoos e que faz uma limpeza agressiva nos fios e couro cabeludo. Ao remover a sujeira, os shampoos com sulfatos levam embora toda a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo e que nos ajuda a proteger os fios dos danos e ressecamento. O resultado disso? Cabelos ressecados, ásperos e sem vida.

A busca por um cuidado mais leve e natural tem feito muitas pessoas aderirem ao low poo. No entanto, não é só o shampoo que vem carregado de químicos agressivos. As máscaras de tratamento utilizadas nos cronogramas capilares também podem conter substâncias nocivas como parabenos, silicones, petrolatos, corantes, ftalatos…

Portanto, para fazer um cronograma capilar low poo, a ideia é que a lavagem antes de cada procedimento seja feita com um shampoo sem sulfato e que as máscaras usadas não contenham químicos agressivos em sua composição e priorizem ingredientes naturais, como óleos vegetais, extratos de plantas, aminoácidos, entre outros.

E para saber qual calendário adotar, faça o teste de porosidade e descubra se você precisa de mais hidratação, nutrição ou reconstrução.

Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos

Os fios cacheados e crespos sofrem mais com o ressecamento do que outros tipos de cabelo.

Isso acontece porque a curvatura em espiral faz com que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tenha mais dificuldade de chegar no comprimento e pontas dos cachos. Assim, o fio fica mais suscetível à perda hídrica e de nutrientes, ficando ressecado e sem vida.

Não é uma regra, mas em geral, cabelos cacheados e crespos necessitam de muita nutrição, justamente para repor essa oleosidade que não chega ao longo do fio. Por isso, além do tratamento com máscaras nutritivas, é comum se realizar uma outra etapa de nutrição, a umectação capilar, um banho com óleo vegetal no cabelo.

Veja essa sugestão de cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos com 6 hidratações, 3 nutrições, 2 umectações e 1 reconstrução.

  • Semana 1: Nutrição, Hidratação, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Umectação, Hidratação
  • Semana 3: Hidratação, Hidratação, Nutrição
  • Semana 4: Hidratação, Umectação, Reconstrução

Cronograma capilar para cabelos cacheados e crespos

E depois do cronograma capilar?

Você identificou o cronograma ideal para você, cumpriu o calendário certinho durante 4 semanas… E agora?

Bom, no geral, você já vai começar a sentir os resultados do cronograma capilar após a primeira semana de tratamento, notando características como mais hidratação, brilho e maciez.

Mas não é porque o seu cabelo está maravilhoso após o ciclo de tratamento que você deve abandonar a rotina de hair care.

Uma vez que os fios estão recuperados, você pode espaçar os tratamentos e ir fazendo conforme sente a necessidade do cabelo. Isso varia muito de pessoa para pessoa. A ideia é ir tratando os fios e caso você sinta que um novo ciclo de tratamentos intensivos é necessário, pode apostar no cronograma novamente.

E claro, todos os cuidados e boas práticas no cuidado do cabelo devem ser mantidas, por exemplo:

  • Usar shampoo sem sulfato;
  • Evitar produtos com silicones, petrolatos e parabenos;
  • Lavar o cabelo com água fria ou morna;
  • Usar um leave-in com proteção térmica e solar;
  • Desembaraçar os fios com cuidado;
  • Secar delicadamente;
  • Não abusar dos procedimentos químicos, colorações e modeladores térmicos;
  • Investir em produtos para o seu tipo de cabelo.

Para manter o cuidado com os cabelos em dia, te convidamos a conhecer um tratamento personalizado para seus cabelos, com produtos com fórmulas feitas sobre medida para você, priorizando ingredientes naturais e sem químicos agressivos. Preencha nosso teste online e faça a sua fórmula personalizada agora mesmo!

5 dicas para dar mais vida aos cabelos

5 dicas para dar mais vida aos cabelos

Tipos de Shampoo: você conhece os principais?

Tipos de Shampoo: você conhece os principais?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}