Coceira na Cabeça - entenda as possíveis causas

Compartilhar
Coceira na Cabeça - entenda as possíveis causas

Pode parecer que não vai acontecer com você (ou não ia?), mas uma coceira na cabeça pode visitar todo mundo. Seu cabelo pode estar saudável, os produtos que usa podem ter sido escolhidos a dedo, mas há várias razões que podem desencadear aquela coceira no couro cabeludo. Alergia? Infecção? Estresse? Vamos ajudar você a entender o que pode estar acontecendo e a encontrar soluções para acabar com o incômodo!

Causas para a coceira na cabeça

Coçar a cabeça uma vez ou outra é normal, às vezes é gostoso depois de soltar um rabo de cavalo apertado, outras tantas é só um reflexo no meio do dia. Porém, quando a coceira parece não estar dando trégua, é sinal de que alguma coisa não anda bem no couro cabeludo. Então, fomos em busca dos motivos mais comuns para essa coceira:

Caspa

Pode acreditar, a caspa e a coceira na cabeça atingem metade da população. Também conhecida como dermatite seborreia, além de causar descamação, ela deixa a região ressecada e irritada, o que nos dá a vontade de coçar a cabeça. Couro cabeludo oleoso, acúmulo de pele morta ou um fungo chamado malassezia são possíveis causas para a caspa em si.

Lavagem errada

Ao lavar o cabelo, fique atenta aos produtos utilizados e a temperatura da água que não deve ser muito alta para não ressecar demais do couro cabeludo. E não basta escolher um produto não alergênico, é necessário saber aplicá-lo.

Esfregar vigorosamente o shampoo na raiz pode aumentar o excesso de produto na região, o que aumenta a descamação caso ela já exista no local. Ao aplicar o shampoo, utilize os dedos e não as unhas, assim também diminui a chance de irritação ou lesão. Outra dica é retirar todo o shampoo e também o condicionador, ainda que este seja aplicado só nas pontas.

Mulher lavando o cabelo

Temperatura alta

E não pense apenas na água do chuveiro. Secadores, chapinhas, babyliss e escovas térmicas também podem ressecar o couro cabeludo e causar coceira. A dica, portanto, é sempre manter uma temperatura intermediária não só para a lavagem, mas também para a secagem dos fios.

Umidade

Já diziam nossas avós, dormir com o cabelo molhado faz mal! Na verdade, ficar com o cabelo úmido por muito tempo faz com que o couro cabeludo fique muito mais vulnerável à proliferação de fungos e micoses. Se você tem esse hábito, é melhor evitar.

Alergias

Você pode ter começado a leitura desse artigo já pensando nela certo? E se não encontrou outra razão para a coceira na cabeça, a alergia pode ser mesmo que a causa! Tente suspender os produtos aplicados no couro cabeludo e ver se a coceira melhora, afinal a região pode ter uma reação alérgica a ingredientes usados em produtos comuns.

Se não for o caso, ainda assim pode ser alergia: químicas e tinturas são grandes vilãs. Esse tipo de alergia descama a região, causando caspa e, consequentemente, a coceira. Tente lembrar se os sintomas surgiram logo após a aplicação da química.

Doenças

A coceira no couro cabeludo pode estar relacionada a doenças que causam o ressecamento da pele, como hipotireoidismo e doenças renais. Se a coceira está em apenas um ponto da cabeça, pode ser uma condição de pele, como a psoríase.

A doença autoimune causa manchas vermelhas que descamam e, sim, pode ser no couro cabeludo mesmo. Ainda não se sabe exatamente a causa, mas há agravantes conhecidos, como tabagismo, sobrepeso e a ansiedade. Vale dizer que o tratamento da psoríase só pode ser realizado por um especialista.

Emocional

Não torça o nariz, o seu emocional afeta e muito a saúde do seu couro cabeludo. Aliás, o de estresse pode gerar a coceira não só no couro cabeludo como em outras partes do corpo.

Piolho

Tudo bem, é chato dizer que você pode estar com piolho, mas os pequenos insetos não são exclusividade das crianças. Basta entrar em contato com eles ou seus ovos (as lêndeas) e pronto! Se você tem contato constante com crianças e está com uma coceira que parece não ter outra razão, vale pedir para alguém dar uma olhada.

Mas afinal, como acabar com a coceira?

Ah, claro, é isso o que a gente quer! Mas, embora existam muitas receitas caseiras e dicas para aliviar o sintoma, o mais indicado é procurar por um médico dermatologista. Estas dicas com certeza ajudam a descobrir a causa e até mesmo a contar sobre ela ao especialista, mas só ele pode entender de fato qual o seu quadro e como tratá-lo.

 

Low e no poo: você sabe o que é?

Low e no poo: você sabe o que é?

Produtos naturais para queda de cabelo

Produtos naturais para queda de cabelo

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento