Lavar o cabelo todo dia faz mal: mito ou verdade?
Com certeza você já se perguntou se lavar o cabelo todo dia faz mal, não é? Essa é uma dúvida muito frequente em muitas(os) de nossas(os) clientes e por isso entendemos a importância de falar sobre o assunto.
Já adiantamos que a resposta para essa pergunta, apesar de ser bem simples, depende de diversos fatores, como o seu tipo de cabelo e estilo de vida. Pensando nisso, reunimos aqui nesse post tudo que pode influenciar na sua frequência de lavagem ideal. Vamos lá?
Fatores que podem influenciar
Como dissemos, a resposta sobre se lavar o cabelo todo dia faz mal vai depender de alguns fatores, como o estilo de vida, o seu tipo de cabelo e couro cabeludo, clima, entre muitos outros.
Por isso, vamos explicar cada um destes pontos para que você entenda qual a sua real necessidade de lavagem. Olha só.
Estilo de Vida
Pessoas que praticam exercícios físicos todos os dias, usam capacetes ou bonés constantemente precisam lavar o cabelo frequentemente.
Afinal, nesses casos não há como abrir uma exceção, né? É necessário lavar o cabelo todo dia em que se praticar alguma atividade ou fizer uso de acessórios, como o boné.
A lavagem diária nestes casos é importante para não deixar acumular uma grande quantidade de oleosidade em seu couro cabeludo. Já que o óleo em excesso e o suor ocasionados pela prática de esportes ou pelo abafamento causado por bonés e capacetes podem intensificar problemas capilares, como a queda.
Tipos de cabelo
O seu tipo de fio também pode influenciar na necessidade de lavar o cabelo todo dia. Afinal, cada curvatura necessita de um tipo específico de cuidado, começando pela lavagem.
Liso: por possuírem maior tendência à oleosidade excessiva, esses fios necessitam de produtos próprios para o controle do óleo, além de serem lavados com mais frequência.
Ondulado: os fios ondulados necessitam de produtos suaves, que evitem o famoso efeito “liso armado” que esses cabelos podem ter. Além disso, sua frequência de lavagem é muito parecida com a do cabelo liso, sendo necessária com mais frequência.
Cacheado: por serem naturalmente mais ressecados, esses cabelos necessitam de hidratações com maior frequência. Porém, por não sofrer com a oleosidade excessiva, eles não precisam ser lavados da mesma forma que os anteriores, podendo ter uma frequência menor.
Crespo: assim como os cabelos cacheados, esse tipo de cabelo também sofre com o aspecto mais ressecado, o que torna a umectação um de seus principais tratamentos. Nesse caso, sua frequência de lavagem também acaba sendo menor que a dos fios lisos e ondulados.
Tipo de couro cabeludo
Se você tem o cabelo muito oleoso, é indicado que lave os fios regularmente. Afinal, como dito anteriormente, o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo é super prejudicial aos fios, podendo levar a problemas de queda capilar.
Porém, é importante lembrar que, apesar da lavagem frequente ser necessária, não é indicado usar shampoos adstringentes em todas as lavagens, como os antirresíduos. Afinal, isso pode causar um efeito rebote, estimulando o couro cabeludo a produzir mais oleosidade para suprir a que foi removida durante a lavagem. Por isso, busque utilizar um shampoo de limpeza profunda, mas com formulação mais suave, ok?
No entanto, se você tem o cabelo seco ou ressecado, a lavagem continua não é tão fundamental assim. O ideal é que se tenha intervalos entre uma lavagem e outra. Nesses casos, busque utilizar shampoos sem sulfato, pois eles não ressecarão ainda mais os seus fios e farão a limpeza na medida certa.
Procedimentos químicos
Se você passa por procedimentos, como tintura, alisamento ou outras químicas, provavelmente o seu cabelo está com um aspecto mais ressecado, né?
Nesse caso, é importante evitar lavar o cabelo todo dia. Afinal, esses fios demoram para produzir suas proteções naturais, como o lipídio, que ajuda a manter a hidratação do couro cabeludo. Por isso, busque sempre fazer um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra.
Outro motivo para evitar as lavagens excessivas com shampoos muito fortes é porque isso pode fazer com que a progressiva dure menos ou a coloração desbote mais rápido - e não queremos isso, né?
Ah… E se você sofreu um corte químico, é muito importante que essa proteção natural do couro cabeludo seja mantida. Para isso, opte por lavar seus fios apenas quando for realmente preciso ou dê 2 dias de intervalo entre as lavagens. Tudo dependerá das características únicas dos seus fios.
Problemas capilares
Lavar o cabelo todo dia pode diminuir a proteção natural do couro cabeludo. Por isso, se você possui problemas com a queda capilar, esqueça a lavagem diária, ok?
Afinal, isso pode contribuir para a redução dos lipídios nos fios, que auxiliam em sua lubrificação, contribuindo para o ressecamento do cabelo e, consequentemente, para a queda. Dessa forma, opte por lavar o seu cabelo em dias alternados para evitar que esse problema se agrave.
No entanto, é importante lembrar que lavar de menos também não é bom, hein! Afinal, o excesso de óleo também pode favorecer a queda capilar.
Já se você tem caspa, seu couro cabeludo pode ficar ainda mais ressecado com o excesso de lavagens, o que, consequentemente, aumenta o número de escamações. Por isso, o ideal é usar um shampoo específico para tratar desse problema e não intensificar o número de lavagens.
Clima
Se você mora em uma região de clima mais quente ou praiana, você vai entender o que vou dizer… Os cabelos nessas regiões ficam muito mais expostos aos raios ultravioletas, à baixa umidade do ar, à ação do vento, do sal e da areia - além da poluição, né?
Todos esses fatores são muito prejudiciais ao cabelo e podem deixá-lo ressecado, opaco, quebradiço e embaraçado. Por isso, esses fios requerem mais cuidados com a sua proteção solar e contra a exposição a outros agentes externos, o que, geralmente se faz com a aplicação de produtos sem enxágue como leave-ins, por exemplo.
Dessa forma, pessoas que moram em regiões mais quentes precisam lavar mais os cabelos devido aos resíduos destes produtos e à oleosidade em excesso no couro cabeludo gerada pelo calor. Afinal, é fundamental evitar o acúmulo de resíduos, suor e umidade nos fios para prevenir o surgimento de problemas, como a seborreia.
Uso de produtos finalizadores
Se a sua rotina demanda produtos finalizadores, como sprays, géis ou pomadas, é indicado que você lave o cabelo frequentemente, pois esses produtos deixam resíduos muito fortes nos fios e podem comprometer seriamente a saúde capilar e do couro cabeludo.
Mas e aí… Lavar o cabelo todo dia faz mal?
Como dissemos, não há problema algum em lavar o cabelo todo dia, tudo depende dos fatores que te contamos acima!
Porém, outro ponto que deve ser lembrado é a temperatura da água. Afinal, o calor em excesso resseca o couro cabeludo e estimula a produção de mais sebo em nossos fios. Por isso, opte sempre por uma água morna ou fria na hora de lavar o cabelo, ok?
Utilizar produtos personalizados para as necessidades e características únicas dos seus fios na lavagem também é uma opção bem bacana, ainda mais se esses produtos forem feitos com ativos naturais, como os shampoos sem sulfato. Assim, seu cabelo não correrá o risco de entrar em contato com substâncias agressivas que poderão danificá-lo. O que acha?
E já que estamos falando de cuidados capilares, que tal aprender como lavar o cabelo corretamente? Temos um passo a passo super simples e que pode te ajudar muito. Dá uma olhadinha!