Cabelo ressecado: como recuperar esses fios?

Compartilhar
Cabelo ressecado: como recuperar esses fios?

O cabelo ressecado pode se tornar um verdadeiro pesadelo, pois seu aspecto não é nada agradável: nem aos olhos e muito menos a sua saúde capilar. Mas, fique tranquila(o)! Nós vamos te contar como é possível trazer brilho, saúde e hidratação a eles. 

Cabelo ressecado ou seco?

Muitas pessoas costumam confundir o cabelo ressecado, com o cabelo seco. Por isso, antes de te dar as soluções, queremos que entenda qual o seu caso entre os dois citados. 

Cabelo seco

O cabelo seco está ligado ao tipo de couro cabeludo e a falta de oleosidade natural. Por faltar oleosidade para os fios, seu aspecto fica opaco e menos brilhante quando comparados aos outros tipos de cabelo. 

Cabelo ressecado 

Já o cabelo ressecado é uma condição que o cabelo apresenta e não está relacionada ao seu couro cabeludo. 

O ressecamento acontece porque o ph do cabelo foi alterado, as cutículas dos fios estão dilatadas e desprotegidas, pois ele perdeu a proteção natural de gordura. 

Como a proteção é perdida? 

Os agentes externos são os responsáveis por retirar a proteção dos nossos fios. Podemos considerar como agentes externos: exposição ao sol, cloro, poluição, chapinha, babyliss, secador, cloro e processos químicos. 

Mas não é só isso… Os sulfatos também podem ter grande participação na “culpa” dos fios ressecados. 

Esse composto, muito utilizado em shampoos convencionais, é um ativo muito forte que limpa o couro cabeludo e leva a proteção dos fios embora, juntamente com a sujeira. 

Como virar o jogo?

Mulher tratando os cabelos ressecados

Yeaah! It’s time! Vamos virar o jogo e recuperar o cabelo ressecado? Olha só essas dicas incríveis: 

Lavagem

Sabemos que muito provavelmente você já ouviu essa dica algumas vezes ao longo da vida, mas ela realmente é extremamente importante. 

A temperatura da água deve estar entre morna e fria, mas nunca quente! Isso porque quando a água está em uma temperatura mais elevada ela acaba retirando aquela proteção dos fios que falamos logo ali em cima, sabe? Além de deixar as cutículas abertas e muito mais sensíveis aos agentes externos.  

Para quem possui o couro cabeludo oleoso isso pode ser ainda pior, pois como a oleosidade é totalmente retirada, acontece o efeito rebote: é produzida mais oleosidade para compensar a que foi perdida na lavagem. 

A querida umectação

Aqui na JustForYou nós já a chamamos até de “querida”, pois construímos uma relação de amor com a umectação capilar. E não é para menos: ela é uma excelente aliada para as pontas duplas, nutrição e hidratação. 

A umectação, nada mais é do que devolver os nutrientes essenciais para os cabelos, através de óleos vegetais - Natural First, meu bem. 

E se engana se pensa que é um procedimento difícil de ser realizado, na verdade é bem simples, olha só:

  1. Basta escolher o óleo vegetal que deseja;
  2. Separar o cabelo em partes iguais - para facilitar a aplicação;
  3. Passar o óleo da raiz até as pontas;
  4. Aguardar no mínimo duas horas;
  5. Lavar o cabelo até retirar totalmente o óleo;
  6. Finalizar como de costume. 

Super fácil não é? E acredite: o resultado é incrível. 

Fuja dos agentes externos 

Sabe todos os agentes que citamos? Tente evitá-los ao máximo! Sabemos que alguns estão “fora do nosso controle”, como a exposição ao sol, que às vezes acontece sem que desejemos. 

Mas que tal deixar o cabelo secar naturalmente ao invés de usar secador, por exemplo? Essa é uma atitude simples, mas que faz total diferença para a saúde dos seus fios 

Escolha do shampoo

Aqui vai uma notícia que talvez te choque, mas é necessário que a gente te conte: nem todo shampoo que está na prateleira vai fazer bem para o seu cabelo. 

A propaganda pode ser incrível e a embalagem linda, mas o que vale mesmo é o conteúdo de dentro - e é aí que você precisa se atentar. 

Falamos logo no início desse texto sobre os sulfatos e essa é nossa dica de ouro para recuperar seus fios: aposte em produtos premium e livres de sulfatos, pois eles podem roubar a proteção dos seus fios sempre que você lavar o cabelo. 

Cuide do cabelo ressecado e de você por inteira(o)! 

Esperamos que esse conteúdo te ajude a cuidar dos seus fios, mas além disso queremos fazer um pedido muito importante: cuide-se por inteira(o)! Você é importante e merece seus momentos de autocuidado - do corpo e da mente. 

Se cuide, se admire e se ame!

Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

Reposição lipídica: entenda como ela pode influenciar seus fios

Corte químico: por que acontece e como recuperar esses fios

Corte químico: por que acontece e como recuperar esses fios

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento