Quer aprender a fazer box braids? Separamos algumas dicas para começar!
As tranças box braids carregam consigo uma história inspiradora de empoderamento negro, tendo uma grande importância para as pessoas cacheadas, crespas e também para quem está passando pela transição capilar.
Este estilo de cabelo atemporal possui diversos mitos e dúvidas, sendo envolvido em inúmeras polêmicas. Pensando nisso, decidimos trazer um conteúdo bem bacana sobre ele para você - nossa(o) YO.User - e deixar para trás qualquer questão sobre essas tranças!
E aí, quer saber o que são as box braids, quais são os seus tipos e como usá-las em seu dia a dia? Então confira o nosso conteúdo completo e adote esse visual tão cheio de personalidade!
O que são as box braids?
As box braids são tranças de origem africana e consistem no uso de uma fibra sintética trançada - ou costurada - junto aos fios de cabelo para formar um visual único.
Seu nome se dá, justamente, pela aparência “encaixada” que elas possuem, que as diferenciam dos demais estilos de trança. Neste visual, as mechas de cabelo são divididas em diversos quadrados e trançadas com o cabelo sintético até as suas pontas.
Esse estilo de cabelo é muito mais do que imaginamos, tendo se originado em 3.500 A.C, na África do Sul. Nesta época, apenas mulheres mais ricas gastavam tanto tempo e esforço para trançar os fios e, por isso, as box braids eram muito simbólicas, comunicando o status econômico, disponibilidade para matrimônio e muitas outras classificações sociais de quem as usava.
No início do século XVI, quando os primeiros navios negreiros chegaram ao nosso país, as tranças - especialmente a trança nagô - faziam parte de uma espécie de sistema de comunicação entre os escravos. Muitas vezes, os desenhos trançados serviam como mapas de fuga para os quilombos, além de identificar de qual região da África cada pessoa pertencia.
Além disso, diversas mulheres escondiam em suas tranças alguns mantimentos, como arroz, feijão e outros tipos de sementes, para alimentar seus familiares que tinham sido acorrentados. Sabia disso?
Felizmente, nos dias atuais, essas tranças se disseminaram por todo o mundo, sendo utilizadas por pessoas de qualquer gênero. No entanto, elas ainda são consideradas um forte símbolo do empoderamento da mulher negra e da sua influência no mundo da beleza e da moda. Deu para perceber que as box braids possuem um papel muito importante, indo bem além da estética em si, né?
Ah… E para quem está passando pela transição capilar, este tipo de visual pode ser um grande aliado. Afinal, como este processo costuma demorar e afetar a nossa autoestima, as tranças podem ser uma opção bem bacana, envolvendo todas as texturas do cabelo.
Tipos de box braids
As box braids são super versáteis e, por isso, possibilitam diversos visuais para quem decide utilizá-las, seja um cabelo chanel ou longas mechas coloridas. Porém, é importante saber que os tipos de fibras usadas em cada procedimento podem influenciar, diretamente, no resultado final das tranças.
Sendo assim, reunimos as fibras mais utilizadas para te mostrar:
- Jumbo: este é o tipo de fibra mais indicado para as box braids. Isso porque, este material é feito especialmente para tranças, sendo capaz de imitar os fios naturais;
- Kanekalon: a fibra kanekalon é um pouco mais fácil de trançar, pois possui um acabamento mais fino e embaraça menos. No entanto, a sua aparência não é tão natural, podendo pesar um pouco mais;
- Lã: muito utilizada no lugar da fibra sintética, as lãs oferecem uma maior variedade de cores e pode ser encontrada por um preço bem mais acessível do que os outros materiais;
- Linha de crochê: por ser mais leve do que as demais fibras que citamos, a linha de crochê acaba oferecendo menos desconforto para quem a usa, além de durar por mais tempo.
Como preparar o cabelo antes das box braids
Apesar do que muitas pessoas pensam, as box braids não são capazes de ressecar ou causar qualquer tipo de dano aos nossos cabelos naturais.
No entanto, antes de trançar os seus fios, é muito importante se certificar de que eles estejam fortes, já que muitos tratamentos capilares, como a hidratação, nutrição e restauração não são indicados durante o tempo em que estiverem trançados.
Por isso, a nossa dica é: invista em um cronograma capilar para fortalecer os seus cabelos! Faça isso algumas semanas antes do procedimento, pois assim você conseguirá evitar que eles se danifiquem ao longo do tempo.
Como fazer box braids em casa
Para aprender a fazer suas box braids em casa, você precisará de muita paciência e prática. Afinal, o mais indicado é que este tipo de procedimento seja feito por um(a) trancista profissional!
Porém, para te ajudar neste processo, caso você prefira trançar o seu cabelo sozinha(o), trouxemos um passo a passo bem legal. Olha só:
Você vai precisar de:
- Fibra para trançar os fios;
- Escova de cabelo;
- Gel capilar;
- Elástico;
- Tesoura.
Passo a passo:
- Antes de qualquer coisa, separe as fibras que serão utilizadas conforme a espessura das tranças que você fará. Tranças muito finas necessitam de mais experiência, então se estiver começando agora, prefira as mais grossas;
- Lave os cabelos e os deixe secar completamente, sem qualquer produto;
- Com a ajuda de uma escova, desembarace todo o seu comprimento;
- Escolha uma mecha na nuca e prenda todo o resto do cabelo. Quanto menor a mecha, mais tranças serão necessárias;
- Aplique um gel por todos os fios, sempre enluvando bem;
- Separe a fibra e a posicione sobre a mecha escolhida. Dê uma volta bem apertada e, se preferir, use um elástico para prender;
- Comece a trançar a fibra com o seu cabelo natural, apertando bem próximo à raiz;
- Faça isso até atingir o comprimento desejado e, em seguida, prenda com um elástico;
- Corte o excesso de fibra com uma tesoura e repita esse processo por toda a cabeça.
E pronto… Um visual novinho para você!
Como escolher um(a) trancista
Como dissemos, mesmo sendo possível fazer as suas box braids em casa, o mais indicado é procurar um(a) trancista profissional para isso. Afinal, esta técnica é uma arte!
Um bom profissional conhece inúmeros tipos de couro cabeludo e, por isso, é capaz de preservar a saúde dos seus cabelos, além de evitar que as tranças se soltem antes do normal. Sendo assim, se estiver com dúvidas ou medo de realizar este procedimento sozinha(o), agende um horário com um(a) trancista, ok?
E para encontrar o(a) profissional perfeito para você, é importante procurar o(a) que mais combina com o seu estilo. Por isso, use suas redes sociais a seu favor, busque inspirações e peça indicações para outras pessoas… Você só vai precisar de um pouquinho de paciência - rs
Tempo de duração do procedimento
O tempo de produção das box braids pode variar de acordo com o tamanho que cada pessoa deseja. No geral, tranças mais curtas levam de 2 a 4 horas, mas podem chegar a 8 horas caso você deseje um visual na altura da cintura.
É importante entender que este processo é uma arte e, por isso, o resultado final faz valer todo o tempo de espera!
Assim como o seu tempo de produção, o valor das box braids também pode variar de acordo com o material escolhido, comprimento das tranças, quantidade de cabelo e tamanho da cabeça. Então não hesite em fazer uma boa pesquisa, hein!
Como amenizar a dor ao fazer box braids
Normalmente, a dor causada pela aplicação das box braids costuma durar no máximo 3 dias, tudo vai depender da sensibilidade do seu couro cabeludo.
Porém, para amenizar este desconforto, você pode apostar em alguns truques para afrouxar as suas tranças, como usar um cabo de pente para aliviar a pressão, ou tomar um banho quente para que o vapor solte um pouco os seus fios.
Mas atenção, é importante que você faça isso poucas vezes para não diminuir a sua durabilidade, ok?
Manutenção e cuidados necessários
A manutenção das suas box braids vai depender muito do aspecto das suas tranças ao longo do tempo. Isso porque, elas vão se desgastando, deixando os fios com mais frizz e com a raiz aparecendo.
Como o seu cabelo natural ficará sem qualquer tipo de tratamento enquanto você estiver usando as tranças, é recomendado tirar as box braids a partir do terceiro mês para cuidar da sua saúde capilar.
Para que você mantenha o seu visual intacto por mais tempo, reunimos algumas dicas que podem te auxiliar:
Não deixe a higienização de lado
O vinagre de maçã possui ação fungicida, podendo ser utilizado nas tranças antes da lavagem. Para isso, basta aplicar um pouco de vinagre com o auxílio de um algodão nos 4 lados da raiz das suas box braids antes de higienizar os seus fios.
Atente-se ao shampoo utilizado
Durante o período em que estiver com as tranças, prefira shampoos de limpeza ou detox, pois eles possuem menos chances de deixar resíduos em seus cabelos.
Respeite a frequência de lavagem
O indicado é lavar as suas box braids uma vez por semana. Jamais utilize qualquer creme enquanto estiver com os seus fios trançados… Não queremos que haja o acúmulo de resíduos em seu couro cabeludo, não é mesmo?
Deixe o frizz para trás
Evite o atrito das suas tranças com o travesseiro, busque utilizar um lenço, touca ou fronha de cetim na hora de dormir. Isso vai garantir que as suas box braids se mantenham sem frizz por mais tempo.
E aí, gostou do nosso post de hoje? Aproveite e se aventure neste visual tão especial!
Caso queira saber mais dicas de cuidados capilares, temos um conteúdo bem bacana sobre dreads. Que tal dar uma olhadinha?