index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Dread: saiba como aderir a este estilo e cuidar dos seus fios

Dread: saiba como aderir a este estilo e cuidar dos seus fios

O dread, também conhecido como dreadlocks, é um estilo que ganhou o mundo na década de 60 e que faz, até hoje, a cabeça de muita gente, seja temporariamente ou em um visual definitivo.

O cabelo com dread não é apenas um penteado. Ele representa fortemente a cultura africana, indiana e muitas outras. Atualmente, existem diversos métodos e técnicas que possibilitam que pessoas com qualquer tipo de cabelo - do liso ao crespo - apostem no visual sem medo algum.

E aí, quer saber mais sobre esse estilo e como cuidar dos seus fios com dread? Então não deixe de acompanhar nosso post de hoje!

O que é dread?

Os dreads nada mais são do que fios de cabelo enrolados em um formato cilíndrico, que podem ser feitos nos mais variados estilos. Muito além de um simples penteado, acredita-se que o surgimento do dread ocorreu há milhares de anos, com as civilizações da África e Índia.

Esse visual possui um grande significado religioso e tribal para quem o utiliza, tendo como um dos maiores exemplos dessa ligação o movimento jamaicano rastafári. Hoje em dia, muitas pessoas utilizam dreads como uma espécie de reafirmação da herança de seus antepassados africanos, atraindo grande atenção por toda a sua representatividade e luta.

A origem dos dreads

É importante entendermos de onde veio esse visual tão marcante. Muitas pessoas acreditam que os dreadlocks tenham surgido na Jamaica, com o auge do movimento rastafári. Porém, como já adiantamos, este estilo já era muito comum há anos na África e na Índia.

No entanto, a real popularização do dread se deu a partir de 1930, com os rastafáris na Jamaica. Os seguidores deste movimento acreditavam que seus cabelos só deveriam ser lavados com águas purificadas e, por isso, preferiam deixar que seus fios se embaraçassem e formassem suas formas naturalmente ao invés de lavá-los constantemente com águas comuns.

O grande responsável por trazer o dread para a cultura popular, sem dúvidas, foi o cantor Bob Marley, que na década de 60 trouxe os ensinamentos do movimento rastafári para suas músicas, através do reggae. Não poderíamos deixar de citá-lo, né?

Tipos de dread

Pessoa balançando seus dreadsOs tipos de dread, além de se diferenciarem por seu estilo, possuem diversos métodos de execução. Separamos os 4 tipos principais para você conhecer:

Dread de agulha: esse estilo é o mais comum e também o mais utilizado. Pode ser feito em todos os tipos de cabelo, com o auxílio de uma agulha de crochê para dar o formato cilíndrico aos fios.

Dread de cera: antes do método anterior surgir, o dread de cera era o mais usado pelas pessoas. Nesta técnica, depois do cabelo ser emaranhado em rolinhos, a cera era utilizada para unir os fios. No entanto, por dificultar a limpeza capilar, este tipo de dread deixou de ser tão comum.

Dread de linha ou lã: esse método tem a duração de até 3 meses nos fios. Nele, a base dos dreads é feita de linha ou lã, ajustada no cabelo e contornada novamente com a lã. Se você quiser, pode usar fios coloridos nesse processo para trazer ainda mais personalidade ao seu visual.

Dread removível: esse tipo de dread é uma opção bem bacana para quem deseja experimentar o visual sem estragar os fios. Ele é parecido com o dread feito com agulha, mas são costurados aos cabelos já existentes, trazendo um ar mais natural ao penteado.

Eu sei… São várias opções, né? Por isso, não deixe de consultar um especialista para escolher o melhor método para o seu dread, ok?

3 penteados com dread para te inspirar

É claro que nós encontraríamos algumas ideias de penteados com dread para te inspirar. Afinal, nós amamos um visual com muita personalidade. Olha só esses passo a passos incríveis:

Coque torcido

Passo a passo:

  1. Separe seus dreads em três partes e puxe-os para trás, fazendo coques;
  2. Junte os três coques pelas pontas, formando uma meia lua e os prenda;
  3. Esconda as pontas dentro do próprio penteado.

E pronto! Um penteado super fácil e prático!

Coque samurai

Passo a passo:

  1. Separe dois dreads da parte da frente e traga todos os outros para o alto da cabeça, como um rabo de cavalo, deixando suas pontas para dentro, dando um formato de coque samurai;
  2. Utilize os dreads que você separou no começo para enrolar e fixar o penteado.

Coque alto coroa

Passo a passo:

  1. Separe dois dreads para prender o penteado;
  2. Faça um coque bem alto no topo da cabeça, enrolando os dreads em seu eixo, como uma rosquinha;
  3. Amarre com os dreads que você reservou.

Um super penteado para você!

Como cuidar do cabelo com dread

Mulher com dread

Alguns cuidados básicos são fundamentais para manter o seu cabelo com dread sempre saudável e bonito. Pensando nisso, reunimos algumas dicas super simples para te auxiliar a conquistar o melhor visual. Dá só uma conferida:

  • Lave os cabelos pela manhã, para que seus dreads tenham o resto do dia para secar bem;
  • Não utilize produtos que levem óleos, nem cremes ou condicionadores durante a lavagem;
  • Use um shampoo neutro ou antiresíduo uma vez na semana para uma limpeza mais profunda;
  • Nunca esfregue o couro cabeludo com força, isso pode machucar a região - além de desfazer o seu dread;
  • Não mergulhe em mar ou piscina antes de quatro semanas após a aplicação dos dreads;
  • Deixe os fios secarem naturalmente ou use um secador morno, mas sem aproximar muito, ok?

Mantendo esses cuidados, pode ter certeza de que o seu visual se manterá intacto por muito mais tempo!

Como lavar o dread em casa

E por último, mas não menos importante… Sabemos que antes de apostar no dread, uma das maiores preocupações das pessoas é, justamente, em relação à sua higienização.

Desse modo, trouxemos algumas instruções para te ajudar:

  • Lave os seus dreads apenas duas vezes por semana;
  • Use sempre água morna ou fria para a higienização dos fios;
  • Lembre-se de sempre enxaguar muito bem para retirar qualquer produto aplicado.

E já que estamos falando de cuidados com os cabelos, que tal aprender a secar os seus fios da melhor forma? Assim, manter o aspecto bonito e saudável que você sempre sonhou não será mais uma tarefa complicada!

×