Autocuidado consciente: como cuidar de si e do ambiente?

Compartilhar
Autocuidado consciente: como cuidar de si e do ambiente?

Praticar o autocuidado consciente, como o próprio nome diz, é o ato de cuidar de si mesma(o) e do meio ambiente ao mesmo tempo. E aqui, na JustForYou, nós consideramos essa uma das formas mais lindas de amor…

Pensando nisso e na importância que esse assunto tem para nós, decidimos trazer esse conteúdo para você. Assim, além de aprender um pouco mais sobre os cuidados com o meio ambiente, você ainda descobrirá novas formas de cuidar de si mesma(o) com a gente. Vamos lá?

“Mas eu não tenho tempo”

Sabemos que a rotina pode ser corrida, mas e se te contarmos que a prática do autocuidado acontece até mesmo nas coisas mais simples do dia a dia? Olha só.

Autocuidado social 

Estar com quem você gosta também é um momento de autocuidado. Seja em uma festa badalada, ou em um simples jantar com os amigos, esses momentos de felicidade compartilhada também são importantes.

E tudo bem se o momento atual de pandemia está complicando a presença física em confraternizações ou cafés compartilhados no meio da tarde. A tecnologia está aí para facilitar e uma sala virtual resolve!

Pegue aquela caneca preferida, uma taça de vinho, marque na agenda e se faça presente na vida de quem ama...

Autocuidado espiritual

Conectar-se com a espiritualidade não significa, necessariamente, ir a igrejas ou relacionar-se com alguma religião, mas cultivar sentimentos de paz, amor e gratidão a si mesma(o) e ao que há em seu redor.

Sabe aquele tempinho que você tira só para você em que corpo e alma estão verdadeiramente presentes - não igual à loucura que costumamos viver? É disso que estamos falando. 

Autocuidado físico 

Apesar do autocuidado consciente não se limitar ao corpo, ele é importante também! Afinal, a atividade física pode ser uma aliada muito bacana até mesmo para diminuir o estresse.

Por isso, sabe aquele momento relax que tanto falamos? Seja fazendo uma hidratação ou cuidando do seu corpo de alguma outra forma, o importante é dizer a si mesma(o) o quanto você é especial! E como dizem por aí “saúde e paz, o resto a gente corre atrás.” 

Não somos os únicos que importamos!

Mulher em um jardim segurando o shampoo personalizado JustForYouMas, ao nos cuidar, não podemos esquecer também de tudo que nos cerca, não é? Por exemplo: Você acha que vale usar uma máscara facial que deixa sua pele maravilhosa, mas que foi testada em animais?

Pois é… Agora entramos no assunto do autocuidado consciente e como você pode cuidar de si, sem deixar de cuidar do ambiente também. 

Cruelty free

Você, provavelmente, já ouviu sobre esse termo. Ele significa “livre de crueldade” e é aplicado a produtos que não são testados em animais. 

Essa prática era muito comum, especialmente na indústria de cosméticos, e por isso é importante ficarmos atentas(os) às marcas que comunicam a respeito.

Afinal, para que sua pele e cabelos estejam hidratados e do jeito que deseja, NÃO é mais necessário que os animaizinhos sofram antes do produto chegar até você. 

Consumo consciente 

Todas as empresas geram impactos ambientais muito grandes, isso é fato! Mas, felizmente, há maneiras de diminuir isso.

Você sabe identificar se as empresas que consome realmente se responsabilizam pelo meio ambiente? Se não, fique tranquila(o) que nós te ajudamos a entender isso. Afinal, isso também é uma forma de autocuidado consciente.

A logística reversa é uma lei que responsabiliza as empresas pela gestão do lixo. Ou seja, quando ela fabrica um produto, já deve ter um planejamento para como, no futuro, ele será reciclado e descartado corretamente.

Mas não é só isso… Organizações que realmente se preocupam com o mundo ao redor delas e com as pessoas que vivem nele são diferentes! Isso não quer dizer que façam ações gigantescas, mas que se preocupam até mesmo com os detalhes.

Pense em quantos copos plásticos uma pequena empresa gasta por dia. Muitos, não é? E se ela substituir esses copinhos por canecas? Cada colaborador pode ter a sua, e a utilizar durante o período de trabalho. Atitudes assim fazem uma diferença gigantesca a longo prazo. 

Além disso, que tal praticar o seu autocuidado consciente dando preferência para empresas que utilizam matérias primas de origem comprovada, fazem compensação ambiental e demonstram essa preocupação?

Nós sabemos que essa identificação não é fácil, mas ela pode ser notada através da comunicação da empresa nas mídias sociais, por exemplo. 

Ou até mesmo nos selos das embalagens: o selo eureciclo é um exemplo, pois ele garante que a empresa cumpre a lei de logística reversa - citada logo ali em cima - e recicla, pelo menos, 22% da massa total de embalagens que coloca no mercado. Interessante, né? 

Calma… Se achou muito complicado, mas ainda quer ter o seu autocuidado consciente, nós temos outras dicas. Algumas ações também podem ser feita por nós - como população - para cuidar do meio ambiente enquanto cuidamos de nós mesmas(os). Que tal começar a reciclar papel? Ou utilizar canecas no lugar de copos de plástico? Você também pode trocar as sacolas plásticas por ecobags - elas são lindas!

Nos cuidando, juntos! 

Deu para perceber que o autocuidado consciente está presente no nosso dia a dia, em pequenas atitudes que contribuem para nossa felicidade e bem-estar do planeta e das pessoas à nossa volta, não é?

Por isso, hoje, além de pedir para que você se cuide e se admire cada vez mais, também queremos pedir para que todos nós cuidemos juntos do nosso próprio futuro, escolhendo empresas e produtos que também sejam responsáveis ambientalmente. Afinal, nosso planeta merece todo o amor e carinho que nos entrega.

Ah.. E se quiser conhecer melhor as nossas ações sustentáveis, temos uma página em nosso site totalmente destinada a isso. Dá uma olhadinha!

Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Reciclar papel - Qual a importância de adotar essa prática?

Outubro Rosa: que tal pensar em pink beauty?

Outubro Rosa: que tal pensar em pink beauty?

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento