{% comment %}Default{% endcomment %}

Alimentos para a ansiedade - como eles podem te ajudar?

Compartilhar
Alimentos para a ansiedade - como eles podem te ajudar?

O consumo de alimentos para a ansiedade pode ser uma boa saída para lidar com esse sentimento. Afinal, já citamos algumas vezes aqui no blog como a nossa alimentação pode influenciar a saúde dos cabelos e também da nossa pele. Mas… Você sabia que ela não nos ajuda somente na esfera física, mas também no nosso campo emocional?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo antes da pandemia que enfrentamos, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do SUl (UFRGS), 80% da população brasileira se tornou ainda mais ansiosa entre maio e julho do ano passado.

Por isso, percebemos a importância de falar sobre o assunto e mostrar como alguns alimentos podem auxiliar no controle desse sentimento. Vamos lá?

“É culpa da ansiedade”

Sabemos que a ansiedade se tornou um sentimento muito comum por conta da rotina corrida que vivemos e pelo isolamento social que passamos. Enfrentar metas, pressões e prazos sempre com um sorriso no rosto tornou cada vez mais comum o sentimento de ansiedade nas pessoas. Por isso, acredite: É totalmente compreensível se sentir ansiosa(o)!

Mas o que a ansiedade nos causa? Ataques noturnos - ou mesmo de dia - à geladeira, por exemplo. Isso é algo frequente nos momentos de ansiedade. Afinal, acreditamos que o prazer em comer pode nos ajudar, mas esse argumento não é real.

Veja bem, meu bem: há alimentos para a ansiedade, mas a compulsão por comida não é a melhor solução.

Quais são os alimentos para a ansiedade?

Para combater a ansiedade, muitas pesquisas indicam que uma alimentação rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras podem ser muito úteis, ajudando a gerenciar esse sentimento de uma forma natural.

Ok… Mas quais são, então, esses alimentos para a ansiedade? Vamos lá?

Castanha do Pará

Por ser rica em selênio (nutriente que melhora o humor e reduz inflamações), a castanha do Pará pode ser uma boa aliada no combate da ansiedade. Afinal, como os níveis de inflamação de pessoas que sofrem com ansiedade são, normalmente, altos, o selênio pode ajudar a reduzí-los e promover um alívio a elas.

Porém, é importante lembrar que o consumo de selênio deve ser moderado por conta de possíveis efeitos colaterais. Assim, a quantidade recomendada desse alimento para consumo é de somente 3 ou 4 unidades por dia!

Chocolate

Dá para acreditar que além de ser uma delicia ele ainda nos ajuda com a ansiedade? Incrível, não é?

O chocolate e o cacau são alimentos para a ansiedade que melhoram o humor de quem o consome. Afinal, esse alimento favorece a produção de serotonina - hormônio responsável pela nossa sensação de bem-estar.

O chocolate amargo, especificamente, é uma grande fonte de magnésio e, por isso, é muito eficiente na redução dos sintomas da depressão e ansiedade. Assim, na hora de consumir, opte pelos chocolates que tem 70% ou mais de cacau, sempre mantendo uma porção de 1 a 3 gramas diárias.

Espinafre

Ouvimos, desde pequenas(os) que esse alimento nos ajuda a ter mais força, não é? Mas graças ao seu ácido fólico, ele também é considerado um importante item da nossa lista de alimentos para a ansiedade!

Esse nutriente é um “antidepressivo” natural, pois ajuda a manter os nossos níveis de serotonina normais, estabilizando nossa pressão arterial e níveis de estresse. Assim, quando o ácido fólico começa a faltar em nosso organismo, os níveis de serotonina também caem, o que pode causar sintomas de depressão e ansiedade.

Além disso, sabia que o espinafre também é um potente antioxidante natural? Isso mesmo, ele ajuda no bom funcionamento do nosso cérebro e do sistema nervoso. Por isso, a força que esse alimento nos traz não é somente física, mas também mental!

Banana

Essa fruta está entre os alimentos para a ansiedade por ser rica em triptofano - aminoácido que auxilia na produção de serotonina, além de facilitar a liberação de componentes energéticos para manter a vitalidade do nosso organismo.

Assim, a banana é uma excelente aliada contra a depressão e ansiedade, pois, como vimos ali em cima, a serotonina está diretamente ligada à nossa sensação de bem-estar.

Carnes e peixes

Esses alimentos para a ansiedade são quase como um “combo power” para mantê-la bem longe. Afinal, além de conter vitamina B3, magnésio e triptofano para a produção de serotonina, as carnes e peixes ainda possuem taurina, uma substância que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor GABA - responsável por controlar a ansiedade fisiologicamente.

Peixes, como salmão, cavala, sardinha, truta e arenque, são muito ricos em ômega-3, substância que nos auxilia na função cognitiva, melhorando nossa saúde mental. Porém, é necessário controlar a ingestão de peixes para garantir bons resultados.

Dessa forma, o recomendado é a ingestão de 1 a 2 porções diárias de carne (de preferência brancas e magras) e apenas 2 porções de peixes gordos na semana.

Então, a dieta basta?

Mulher espreguiçando no sofáEsses alimentos para a ansiedade que listamos podem, e são, excelentes aliados para lidar com esse sentimento. Mas, eles não são nossa única opção, pois se aliados a outras práticas que vêm de dentro para fora, podem nos garantir resultados ainda melhores!

Meditação 

Quem nos acompanha aqui no blog já sabe: somos fãs dessa prática!

Através dela, conseguimos focar no que verdadeiramente importa: o momento presente! Deixando de lado toda a preocupação e angústia futura. Existem várias formas de praticar meditação, você pode iniciar com a ajuda de um aplicativo e/ou seguindo alguns passos bem simples.

O importante é se dedicar ao máximo à sua prática e aproveitar os benefícios que ela pode te oferecer.

Yoga

Além de ser considerada uma atividade física e liberar endorfina, nos dando uma sensação de prazer, ela também estimula nossa respiração, o que traz calmaria e relaxamento para nosso corpo e mente.

Um momento de paz e tranquilidade pode ser incrível para uma mente ansiosa… Agora imagine a prática da Yoga aliada à algum dos alimentos para a ansiedade que te mostramos, tem tudo para dar certo, não acha?

Pequenas atitudes para dar tchau à ansiedade

Além dos alimentos para ansiedade que te mostramos, várias atitudes pequenas também podem te ajudar a lidar com esse sentimento!

E por consideramos esse assunto tão importante, desenvolvemos um conteúdo exclusivo para você se sintonizar com o melhor de você mesma(o). Nele, há várias dicas amigas para te auxiliar a passar por momentos em que está com sentimentos negativos.

E sabe porque são dicas amigas? Porque, além de desenvolvermos tudo aqui na JustForYou com o carinho que uma amiga teria por você, nós também já nos sentimos ansiosas em algum momento... E está tudo bem!

Vem cá, vamos juntas(os) aprender pequenas atitudes para lidar com a ansiedade da melhor maneira!

Alergia a trigo: além da alimentação

Alergia a trigo: além da alimentação

4 momentos de autocuidado para se inspirar

4 momentos de autocuidado para se inspirar

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}