Como manter a saúde mental no dia a dia?

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Como manter a saúde mental no dia a dia?

A saúde mental se tornou uma busca incessante para todos que habitam a nossa sociedade, e não é para menos, afinal a falta dela nos afeta de várias formas negativas. 

Confira algumas dicas de como se manter mentalmente saudável. 

O que é saúde mental?

É um estado de bem-estar, onde a pessoa consegue se recuperar do estresse do dia a dia, ser produtivo e contribuir com as outras pessoas da sociedade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Falar sobre saúde mental é muito mais fácil do que mantê-la em ordem, não é? Afinal, nós sabemos que a pressão urbana, estresse e ansiedade existem! Além disso, hoje em dia temos muitas informações circulantes, chegando a nós a todo momento, você pode achar que não, mas elas impactam, e muito, a nossa saúde mental. 

Quem nunca ficou abalado após ler uma notícia triste ou algo semelhante? Não há problema algum nisso, está tudo bem sentir esses desconforto, contanto que esse sentimento não te prejudique, isto é, contanto que ele saia da sua vida em uma janela de tempo saudável. 

Dicas para manter a saúde mental 

Meditação

Já falamos várias vezes sobre ela aqui no blog. E isso porque essa prática realmente nos ajuda de várias formas: com ansiedade, estresse etc. Tudo isso resulta em saúde mental equilibrada. 

Com a meditação conseguimos manter o foco no presente, e com a mente tranquila temos mais clareza para tomar decisões e conviver com a pressão rotineira. É como se a meditação protegesse nossa mente, dessa forma, não deixamos qualquer coisa nos abalar. 

Graças à evolução da técnica, já existem meditações para cada tipo de problema e também músicas que auxiliam nesse momento. 

Gestão do tempo

Sabemos que a correria é estressante, mas que tal organizar o tempo para que o seu dia não seja tão corrido assim, conseguindo, dessa forma, diminuição da pressão e estresse?

Você pode dividir sua tarefas diárias, pessoais e profissionais e estipular um horário para que cada uma aconteça, assim consegue realizar todas as tarefas sem a sensação de ter trabalhado muito e não ter feito nada. 

Para isso, é possível utilizar um planner digital, bloco de notas, ou até uma agenda de papel. 

O sono da beleza

Uma boa noite de sono é fundamental para manter sua saúde mental em dia. São nessas horas que nosso corpo e mente relaxam, por isso a qualidade das horas dormidas são tão importantes. 

Afinal, uma noite mal dormida pode causar irritabilidade, estresse e cansaço no dia  seguinte. 

Pratique a atividade física

Prática de exercícios para a saúde mental

Pode parecer clichê - e talvez realmente seja - mas durante a atividade física, enquanto o corpo cansa, a mente relaxa! 

Os exercícios são muito importantes para a saúde física, mas além disso são capazes de liberar toxinas, permitem o pensamento fluido e ajudam na concentração. 

Com tudo isso, são excelentes aliados a nossa saúde mental também. 

Por que é tão importante cuidar da nossa saúde mental?

Todos fomos criados e ensinados a sermos fortes o tempo todo, nunca chorar ou se arrepender e colher as consequências do que fazemos. Mas vem cá, nem tudo precisa ser levado a ferro e fogo. 

A verdade é que todos nós, precisamos - e merecemos - de um momento nosso, de autocuidado, autoperdão e evolução. E isso não é sinal de fraqueza, mas de fortalecimento. 

Se você cuida de si mesma(o), se perdoa por errar e aprende com o erro, com certeza estará a cada dia mais forte, leve e preparada(o) para o dia a dia e as batalhas diárias. 

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