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Entenda os benefícios físicos e mentais que a Yoga pode trazer

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Entenda os benefícios físicos e mentais que a Yoga pode trazer

Se você acha que a Yoga é definida por apenas alguns alongamentos em posições inusitadas, saiba que está enganada.

Mas não se preocupe, se você não é praticante ou nunca teve interesse no assunto, é normal que não saiba o que é essa prática e quais benefícios ela pode trazer para a sua vida. Que tal descobrir quais são e como iniciar? 

O que é Yoga? 

A Yoga é considerada uma filosofia de vida e teve sua origem na Índia há mais de 5 mil anos. Seu nome significa “unir ou integrar” e o objetivo de sua prática é, justamente, unir e harmonizar o corpo com a respiração e a mente.

Mas não pense que há somente um tipo de Yoga. Ela pode ser dividida em várias categorias, como:

  • Ashtanga Vinyasa;
  • Hatha Yoga;
  • Hatha Flow;
  • Iyengar Yoga;
  • Vinyasa Flow;
  • Core Vinyasa;
  • Vinyasa & Alinhamento;
  • Yoga Kurunta;
  • Yin Yoga;
  • Yoga Aéreo;
  • Yoga com Props;
  • Yoga Restaurativo;
  • Kids Yoga;
  • Yoga Para Gestantes.

Mas não importa qual o tipo, toda Yoga envolve sempre técnicas de respiração (pranayamas), posturas (asanas) e, também, meditação

Por que praticar?

Embora seja uma técnica antiga, essa filosofia de vida é atemporal e faz total sentido para o nosso estilo de vida atual: correria urbana, pressão, estresse, ansiedade, etc. 

Seus benefícios físicos vão desde a melhora no condicionamento físico, até nas dores corporais. E isso se dá graças à correção de postura que seus exercícios trazem aos praticantes.

Porém, é importante ressaltar que, para colher os benefícios físicos da Yoga, devemos praticá-la regularmente, por ao menos três meses. Mas até lá, é possível aproveitar seus benefícios mentais, como: redução de estresse e ansiedade, além de uma maior clareza dos pensamentos.

Respiração 

Todos nós sabemos a importância da respiração, mas, na maioria das vezes, não damos a devida atenção a ela, deixando-a apenas como uma função involuntária do nosso corpo para a nossa sobrevivência.

Na prática, a respiração tem três propósitos principais: 

  • Levar oxigênio para o sangue;
  • Nutrir as células; 
  • Dominar a mente e emoções.

Eu sei… Pode soar estranho que a respiração seja capaz de controlar nossos sentimentos, mas basta nos auto-observarmos quando estamos irritadas(os) ou ansiosas(os): nossa respiração é superficial e muito rápida. Já quando estamos em repouso e mais calmas(os), nossa respiração tende a ser mais suave. 

E é assim que a respiração profunda e controlada praticada na Yoga pode acalmar, também, nossa mente. Afinal, da mesma maneira que o nosso estado mental afeta nossa respiração, o inverso também é verdadeiro. 

Meditação 

A meditação é uma excelente técnica para foco e concentração no momento presente. Então, que tal uni-la à Yoga? Assim, ao unir a meditação com as técnicas de respiração da Yoga seus resultados serão ainda mais incríveis e poderosos. 

Isso porque a respiração, como vimos, ajuda a acalmar e dominar a mente e emoções, enquanto a meditação permite que o foco seja exclusivamente você, seu corpo e o momento de “agora”.

Como iniciar?

Mulher fazendo yoga

A Yoga parece ser algo desafiador, mas que tal começar aos pouquinhos? Você pode buscar a ajuda de um profissional desde o início, ou começar em casa mesmo, olha só essas dicas simples.

Encontre um lugar tranquilo 

O primeiro passo é encontrar um lugar onde você não será interrompida(o) durante a prática. Mas também é muito importante que haja espaço para que você não se machuque ou quebre algo, tudo bem? 

Se for preciso, arraste os móveis e deixe o acesso livre!

E não se esqueça de desligar o celular, a tv, o som e, caso more com alguém, sinalize que precisa de um momento sozinha(o) para a prática.

Use tapetes 

Existem tapetes, almofadas e blocos específicos para te auxiliar nas posições da Yoga, mas eles não são obrigatórios.

De início, procure um tapete ou cobertor… Eles podem te ajudar a sentir-se confortável durante a prática enquanto você não tem um tapete específico para isso.

Roupas confortáveis

Suas roupas precisam ser confortáveis e flexíveis. Afinal, sua concentração precisa estar voltada à prática e não no incômodo com roupas.

Pode ser um moletom antigo ou até mesmo um pijama se você se sentir melhor para praticar suas posições. O importante é que você se sinta livre para realizar seus movimentos.

Quanto aos pés: nada de sapato! A Yoga deve ser praticada com pés descalços para melhor execução das posições.

Utilize vídeos ou apps

Os vídeos e apps também são ótimas opções para os iniciantes em Yoga. Você pode usá-los a seu favor e abrir uma vídeoaula para praticar seus movimentos em sua casa enquanto não procura um profissional para te ajudar.

Mais uma vez a tecnologia nos dando uma forcinha, hein?

Se cuidar para se amar

A Yoga também é um autocuidado, e não somente por fazer bem ao corpo, mas porque é um tempinho só seu para cuidar de si - e esses momentos não podem faltar, né?

Porém, nós sabemos que com a correria do dia a dia, muitas vezes, deixamos nosso cuidado de lado. E está tudo bem, não precisa se culpar!

Mas que tal tirar um momento do seu dia para você agora? A sua mente merece um tempinho dedicado à ela também, não acha? Aproveite e veja este conteúdo em que damos algumas dicas para manter a saúde mental no dia a dia!

 

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