index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Realinhamento capilar X escova progressiva: você sabe a diferença?

Realinhamento capilar X escova progressiva: você sabe a diferença?

O realinhamento capilar está super em alta nos últimos anos por ser, justamente, um tratamento sem química que alinha os fios e os alisa levemente. Isso porque, muitas mulheres que sofrem com o frizz e volume no cabelo ainda buscam o alisamento com química para deixá-lo mais alinhado.

Felizmente, atualmente existem diferentes formas de controlar os fios arrepiados e reduzir o volume - sem qualquer tipo de química! Quer saber tudo sobre o realinhamento capilar e as suas principais diferenças com a escova progressiva? É só conferir esse post!

Vamos lá?

O que é o realinhamento capilar?

O realinhamento capilar nada mais é do que um tratamento para reduzir o frizz e o volume excessivo dos fios, mantendo o cabelo mais alinhado.

Este tratamento alisa os fios suavemente, sem usar química ou formol. Por isso, pode ser feito em todos os tipos de cabelo, até mesmo por quem já utiliza algum tipo de química.

O segredo do realinhamento capilar está na presença de aminoácidos, ingredientes naturalmente presentes em nossos fios, que selam as cutículas capilares, reduzem o frizz e recuperam a vitalidade dos cabelos.

O resultado? Um cabelo super alinhado, hidratado e nutrido - além de livre de qualquer fio arrepiado!

Realinhamento capilar x escova progressiva

Cabelo alinhado e saudável

Apesar dos resultados do realinhamento capilar e da escova progressiva serem semelhantes, é importante reforçar que o realinhamento não é uma técnica de alisamento, ok?

Isso mesmo, além de não utilizar formol e outras substâncias nocivas à nossa saúde capilar, o realinhamento capilar não é capaz de alterar a estrutura molecular nos fios. Porém, diferente da escova progressiva, este tratamento consegue hidratar profundamente as estruturas internas do cabelo e recuperar a fibra capilar danificada, reequilibrando o seu grau de porosidade e proporcionando um aspecto muito mais saudável aos fios.

Como dissemos, a diferença entre as duas técnicas está na fórmula dos produtos utilizados. Enquanto os métodos de alisamento convencionais - como a progressiva - utilizam formol e outros químicos alisantes, o realinhamento não usa qualquer tipo de substância pesada em sua composição, o que garante um procedimento saudável às pessoas que desejam reduzir o volume excessivo dos fios sem precisar agredi-los.

Os produtos utilizados no realinhamento capilar são ricos em vitaminas, aminoácidos e proteínas. Sendo assim, além de melhorar o aspecto dos cabelos, eles ainda tratam toda a nossa fibra capilar! Dessa forma, podemos dizer que a principal diferença entre a escova progressiva e o realinhamento capilar está em seu poder de tratamento.

Quanto tempo dura o realinhamento?

Por não ser um procedimento de alisamento e permanente - com substâncias químicas -, o realinhamento capilar tem uma durabilidade menor do que as demais técnicas conhecidas, sendo em torno de 2 a 3 meses.

No entanto, assim como as técnicas de alisamento, o realinhamento tende a enfraquecer ao longo das lavagens dos fios. Desse modo, para prolongar a durabilidade dos resultados, é importante evitar banhos de água muito quente e não expor seus fios ao uso constante de ferramentas de calor.

E caso seja necessário utilizar a chapinha, babyliss ou o secador de cabelo, não pode esquecer de passar um leave-in com proteção térmica antes. Anotou aí?

Como esse procedimento é feito?

Ok… Já entendemos o que é este tratamento e suas principais diferenças com a escova progressiva, mas como ele é feito? Bom, o realinhamento capilar pode ser feito em algumas etapas super simples. Olha só:

  1. Lave o cabelo com um shampoo antirresíduo para uma limpeza profunda e abertura das cutículas capilares - isso garantirá uma melhor penetração do produto;
  2. Enxágue e retire o excesso de água dos fios com uma toalha;
  3. Divida o cabelo em mechas menores;
  4. Aplique o produto para realinhamento capilar em cada uma das mechas;
  5. Deixe o produto agir pelo tempo descrito no rótulo da embalagem;
  6. Lave o cabelo normalmente - com shampoo e condicionador;
  7. Aplique um leave-in com proteção térmica e seque todo o cabelo com o secador;
  8. Use a chapinha para selar e alinhar os fios.

Caso você tenha cabelo cacheado ou crespo e deseja ter um alinhamento dos fios, mas sem alterá-los muito, mantendo seus cachos, a etapa da chapinha pode ser descartada.

Importante: leia atentamente o rótulo dos produtos que utilizará neste tratamento. e vale lembrar que, embora existam produtos específicos para realinhamento capilar disponíveis no mercado para usar em casa, o mais indicado é procurar um profissional para aplicar os produtos de forma segura e que garanta o efeito desejado nos fios.

Ok… E as vantagens do realinhamento capilar?

Realinhamento capilar antes e depois

Os benefícios do realinhamento capilar são inúmeros. Por isso, pode dar “adeus” ao frizz, aos fios ressecados e ao volume excessivo e “oi” para cabelos macios, brilhosos e alinhados.

Confira as vantagens desse tratamento para o seu cabelo:

  • Sem formol: o formol é substituído pelas nanopartículas de serina, um aminoácido extraído da proteína de sericina, derivada do bicho da seda, que traz nutrição, brilho e maleabilidade aos fios;
  • Nanopartículas em sua formulação: as nanopartículas presentes na composição do produto de realinhamento capilar possuem grande afinidade com outras proteínas presentes nos fios - como as de queratina -, o que proporciona ainda mais saúde ao cabelo;
  • Rápida finalização: tanto o processo de aplicação do produto, quanto seus resultados, são muito mais rápidos se comparados com a escova progressiva, visto que não é necessário esperar dias para lavar ou prender o cabelo;
  • Não há desgaste dos fios: os aminoácidos presentes na formulação do produto utilizado nesta técnica promovem a nutrição dos cabelos, ao mesmo tempo em que os alinham, e por isso, não desgastam os fios;
  • Compatibilidade com outras químicas: a aplicação simultânea de produtos, como a tintura e descoloração, é permitida, já que o realinhamento proporciona muitos ativos nutritivos ao cabelo.

E aí, o que achou dessa técnica de alinhamento capilar? Mas se você ainda preferir a boa e velha escova progressiva, confira o nosso post sobre os principais cuidados com os fios com alisamento? O importante é não deixar o cuidado capilar de lado!

×