index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

8 cuidados necessários com o cabelo ruivo

8 cuidados necessários com o cabelo ruivo

Você sabia que apenas 2% da população possui cabelo ruivo natural? Os tons alaranjados e avermelhados dos ruivos chamam a atenção por onde passam e são as cores mais buscadas na hora de mudar o visual e tingir os fios.

Mas você sabia que o cabelo ruivo - natural ou tingido - precisa de cuidados especiais para se manter saudável e bonito?

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para que você possa esbanjar todo o poder que os fios ruivos têm! Vem com a gente!

Tons de ruivo e cuidados com a coloração

Antes de falar sobre os cuidados com o cabelo ruivo, vamos dar um pouquinho mais de atenção para quem tinge ou pensa em tingir os fios com essa cor.

Não existe apenas um tom de ruivo e por isso, é comum uma certa confusão na hora de escolher e chegar a cor certa. Infelizmente, é comum não conseguir chegar ao tom desejado quando a coloração é feita em casa. Muitas vezes, na tentativa de chegar ao tom, as pessoas acabam misturando produtos e tinturas de forma errada, colorindo os fios mais de uma vez… o que pode danificá-los, deixando-os ressecados, quebradiços e fracos.

Apesar da tentação de tingir os fios em casa, quando o assunto é ruivo, o indicado é ir ao salão. Isso porque muitos fatores podem interferir na aderência e no resultado final da cor, como o tipo de cabelo, a cor da base, se o cabelo já é colorido ou é natural… Todos esses fatores são observados por um profissional de coloração para chegar no melhor resultado possível.

Conhecer os tons para já chegar ao salão com uma ideia da cor que deseja para os fios também ajuda. Vamos mostrar os principais tons de ruivo.

Cobre avermelhado

Um clássico entre os ruivos, esse tom mistura reflexos avermelhados com os acobreados, resultando em um laranja intenso e vivo.

Cobre claríssimo

Para quem quer um tom ruivo mais natural, a la Marina Ruy Barbosa, esse é o tom. Ele também é conhecido por strawberry blonde.

Discretíssimo, pode até ser confundido com um loiro mais dourado. Vale lembrar que entre o cobre avermelhado e o claríssimo, temos as nuances intermediárias, como o cobre escuro, médio e claro.

Borgonha

O Borgonha, também conhecido como Marsala ou Acaju, é um vermelho muito intenso e escuro que pode, inclusive, ter tons de azul que dão a ele um toque arroxeado.

Algumas pessoas nem o consideram como ruivo, mas por ter reflexos vermelhos, vale a pena ser citado aqui.

Cereja

O vermelho cereja é um pouco parecido com o Borgonha - intenso e escuro - mas sem a nuance arroxeada. É aquele avermelhado forte, meio vinho, bem similar à cor da cereja mesmo.

Vermelho e laranja fantasia

Essas são as cores puras. Para alcançar esta cor, é necessário que o cabelo esteja com uma base platinada e usar uma coloração ou tonalizante fantasia profissional ou mix.

E o cabelo ruivo natural?

Mecha de cabelo ruivo

Como contamos no início deste conteúdo, apenas 2% da população mundial possui cabelo ruivo natural.

Isso acontece porque essa cor tão linda é fruto de uma mutação genética rara: uma alteração no gene da melanocortina, responsável pela produção da eumelanina e feomelanina, que dão a cor castanha ou avermelhada aos fios, respectivamente.

Nos ruivos há uma menor produção da melanina marrom (eumelanina) e maior produção da melanina vermelha (feomelanina). Essa alteração recebe o nome de rutilismo e é a responsável pelos cabelos avermelhados, a pele clara e as sardas espalhadas pelo corpo.

Mas nem tudo são flores. O rutilismo também deixam os ruivos mais expostos às radiações UVA e UVB, o que os torna mais suscetíveis a desenvolverem doenças como o câncer de pele, por exemplo. Por isso, os cuidados com pele e cabelo devem ser redobrados.

8 cuidados com o cabelo ruivo

Agora vamos ao que interessa!

Seja natural ou tingido, o cabelo ruivo precisa de cuidados especiais. Os naturais precisam de mais proteção por estarem mais expostos à radiação e calor; e os tingidos para evitar problemas de desbotamento. Além disso, os tingidos acabam ficando mais danificados por causa do processo de coloração e precisam de tratamento especial para recuperar - e manter - sua saúde.

Vamos descobrir quais são eles a seguir.

1. Evite shampoo com sulfato

Para quem não sabe, o sulfato é um composto detergente muito utilizado em produtos de higiene pessoal, como shampoos e sabonetes, por exemplo.

Ele é conhecido pela sua função de limpeza e também por ser o responsável pela espuma destes produtos. O problema é que o sulfato faz uma limpeza agressiva aos fios, deixando-os mais sensíveis e fragilizados. Por isso, produtos que contém este composto não são indicados para os cabelos ruivos.

Lavar o cabelo com shampoo com sulfato ou antirresíduos pode favorecer o desbotamento dos fios, além de fragilizá-los ainda mais, visto que o cabelo já estará mais sensível devido o processo de coloração.

O shampoo personalizado JustForYou é livre de sulfato, pois é possível ter o mesmo resultado de limpeza usando compostos detergentes naturais que limpam sem agredir. Nosso shampoo possui inclusive uma espuma natural que nada tem a ver com o sulfato. Incrível né?

2. Cuidado com a frequência de lavagem

Sabemos que para algumas pessoas, lavar o cabelo todos os dias é uma necessidade, seja por hábito, oleosidade excessiva… No entanto, se você tem cabelo ruivo, o ideal é tentar intercalar as lavagens.

A lavagem excessiva pode retirar a camada natural de proteção dos fios e deixá-los ressecados e quebradiços. Mesmo quando o cabelo é ruivo natural, ele ainda tem tendência de perder brilho mais facilmente e essa perda pode ser intensificada se você lavar o cabelo todos os dias.

3. Evite lavar o cabelo com água quente

O cabelo ruivo natural é mais sensível ao calor e os fios ruivos tingidos estão mais suscetíveis à danos por causa do processo de coloração. Por isso, nos dois casos, é melhor evitar lavar o cabelo com água quente.

Isso porque a alta temperatura da água tende a abrir as cutículas dos fios, facilitando a perda de água, nutrientes e da cor, favorecendo o desbotamento e deixando os cabelos opacos e sem vida.

Além disso, a água quente tende a favorecer a queda e também a oleosidade, já que estimulam as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzirem mais óleo.

4. Mantenha a hidratação em dia

Mulher de cabelo ruivo cacheado

 Dica fundamental para qualquer tipo de cabelo.

Todo cabelo precisa de hidratação, o que muda é a frequência.

Cada fio tem as suas particularidades, mas de forma geral, recomenda-se que cabelos ruivos naturais ou tingidos façam uso de uma boa máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana.

A hidratação é capaz de devolver a água perdida pelos fios, dando mais maciez, brilho e vivacidade para a cor.

5. Use tonalizante para manter a cor viva

Produto coringa para evitar o desbotamento do cabelo ruivo, o tonalizante é capaz de potencializar o tom do ruivo de um jeito fácil e prático.

Para isso, você deve fazer um banho de brilho misturando tonalizante com uma máscara de hidratação de base branca. Opte por fórmulas livres de amônia para não agredir o cabelo. Assim, você hidrata os fios além de revitalizar a cor.

6. Retoque apenas a raiz

O retoque é uma necessidade comum em cabelos tingidos.

Geralmente, esta manutenção precisa ser feita a cada 20 dias. A dica aqui é aplicar a coloração somente nas áreas crescidas e não o comprimento inteiro. A sobreposição de colorações pode alterar o tom do ruivo além de danificar a fibra capilar e deixar o fio ressecado e quebradiço.

Se quiser revitalizar a cor do comprimento, use tonalizante, como dissemos acima.

7. Use finalizadores com proteção térmica e solar

Como dissemos, o cabelo ruivo natural é mais suscetível aos raios UVA e UVB e também ao calor. Quando ficamos muito expostos ao sol, podemos perceber que o cabelo fica mais opaco, isso acontece porque o fio oxida e a cor sofre alterações.

Além disso, os cabelos ruivos naturais tendem a ser mais porosos, ou seja, tendem a perder mais água e ter mais frizz. Por isso, o uso de um finalizador sem enxágue é essencial para formar uma camada protetora no fio que minimize esta perda. Procure um leave-in que possua proteínas, colágeno e óleos naturais e que já tenha proteção solar e térmica.

A dica vale também para os ruivos tingidos. Por estarem mais sensíveis por causa da coloração, é importante proteger o fio da exposição ao sol, poluição, vento, uso de ferramentas térmicas… Além disso, ao passar um bom leave-in, você fornece uma camada a mais de proteção, blindando a cor e evitando o desbotamento precoce.

8. Use produtos específicos para cabelo ruivo

Os produtos específicos para cabelo ruivo são desenvolvidos pensando nas características desse tipo de fio e por isso, são mais eficientes do que linhas de cuidado geral.

Geralmente, estes produtos são desenvolvidos com pH mais baixo, para fechar as cutículas do fio e manter o pigmento por mais tempo, podem conter agentes capazes de estimular a pigmentação capilar e diminuir o desbotamento.

Para resultados ainda melhores, você pode (e deve!) investir em produtos personalizados para as necessidades dos seus fios e para o momento do seu cabelo. Aqui na JustForYou, você pode escolher opções como coloração e blindagem de cor para fazer uma fórmula perfeita e manter o seu cabelo ruivo incrível e saudável. Experimente e faça a sua fórmula!

×