Cabelo elástico: como recuperar estes fios?

Compartilhar
Cabelo elástico: como recuperar estes fios?

O cabelo elástico, ou o famoso aspecto emborrachado dos fios após procedimentos químicos, é um problema capilar comum e que pode assustar quando aparece. Ele acontece quando abusamos da química nos cabelos sem tomar os cuidados corretos antes e após os procedimentos.

Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo bem bacana para te ajudar a recuperar o seu cabelo caso ele esteja com este aspecto. Quer saber mais sobre esse assunto? A gente te conta tudo! Vamos lá?

O que é?

O chamado cabelo elástico, como dissemos, é o famoso efeito emborrachado dos fios que faz com que eles estiquem e não voltem ao seu tamanho original, acabando até mesmo por quebrar.

Sabe quando puxamos um fio, ele vai aumentando o comprimento, mas demora para quebrar? Pois bem, é disso que estamos falando.

Por que acontece?

As progressivas, relaxamentos, descolorações e tinturas são os principais responsáveis pelo aparecimento de danos aos cabelos. Isso porque, quando não são tomados os devidos cuidados rotineiros, os fios podem se tornar quebradiços ou elásticos.

Um cabelo elástico, geralmente, é causado pelo excesso ou incompatibilidade entre os procedimentos químicos citados. Afinal, com o excesso de química, os fios acabam perdendo seus nutrientes, queratina e massa capilar, o que os deixa cada vez mais finos e com suas cutículas abertas. Dessa forma, os cabelos perdem sua sustentação e não conseguem suportar impactos e puxões - mesmo que leves -, se tornando elásticos ou mais propensos à quebra, levando ao chamado corte químico se não cuidados corretamente.

Como identificar um cabelo elástico

Mulher mostrando pontas de um cabelo elástico

Para identificar um cabelo elástico, é importante saber observar os sinais que indicam que os seus fios estão muito danificados e frágeis. Dessa forma, quando as fibras capilares perdem sua elasticidade natural, a própria estrutura dos cabelos também sofre alterações, sendo possível notar que os fios se tornam mais opacos, ralos e ressecados.

Assim, para saber se o seu cabelo está com esse problema, além de observar sua textura, você também pode recorrer a um teste prático.

Basta molhar seus cabelos e, com os fios úmidos, separar uma mecha qualquer. Feito isso, estique a mecha escolhida, se ela não voltar ao tamanho original e “encolher”, ficando franzida como um elástico molhado, possivelmente seus fios estão elásticos. Além disso, se você perceber que a mecha, quando úmida, fica com os fios embaraçados ou aglomerados, é preciso buscar soluções para resolver o problema e o aspecto de cabelo emborrachado dos fios.

Cabelo ressecado x Cabelo elástico

Então quer dizer que todo cabelo ressecado é elástico? ERRADO!

Os fios ressecados apenas estão com as cutículas abertas, o que faz com que fiquem escamosos e com um aspecto opaco e quebradiço. Porém, eles são mais comuns de acontecer e mais fáceis de resolver, já que sua estrutura ainda está intacta.

Já o cabelo elástico é um problema de porosidade dos fios e, por isso acaba tendo toda a sua estrutura alterada, além de perder massa e nutrientes. Assim, além de identificar o problema do seu cabelo por meio da técnica que te ensinamos logo acima, você também pode realizar um teste de porosidade em seus fios e, assim, ter ainda mais certeza do que o seu cabelo está realmente precisando. Te ensinamos a fazer isso em outro conteúdo do blog, dá uma olhadinha.

Cabelo elástico: o que fazer?

Sim, um cabelo elástico pode ser tratado e recuperado, porém, é muito importante um tratamento intensivo e constante para que isso ocorra.

Primeiramente, é fundamental interromper a química e o uso de ferramentas de calor nos fios durante o seu processo de recuperação, ok?

Além disso, uma dica bem bacana é investir em um cronograma capilar com hidratações, nutrições e reconstruções constantes. Afinal, estas etapas do cronograma ajudarão a recuperar os nutrientes perdidos dos cabelos, como a queratina, lipídios e água, restaurando a saúde capilar como um todo.

A hidratação é a etapa responsável pela reposição da umidade dos fios, devolvendo sua sedosidade, maciez e movimento, além de reduzir o frizz. Aliás, uma das mais indicadas para a recuperação dos cabelos elásticos é a hidratação com babosa, que tal aprender a fazê-la em casa? Temos um conteúdo incrível sobre isso no nosso blog.

Já a nutrição é essencial para repor o óleo aos fios, combatendo seu ressecamento e opacidade. Já a reconstrução capilar - etapa mais importante para o cuidado de fios elásticos - devolve a queratina e massa aos cabelos, fortalecendo-os e reconstruindo suas fibras.

Outra dica é cortar as pontas dos cabelos a cada 4 meses para retirar a parte mais antiga e desgastada dos fios. Isso melhorará o problema de elasticidade e deixará seu cabelo ainda mais saudável, reduzindo, inclusive, sua quebra.

Também é muito importante tomar cuidado ao desembaraçar os fios. Afinal, como o cabelo elástico é muito frágil, qualquer atrito pode fazer com que ele se parta. Por isso, o ideal é usar um pente de dentes largos e começar penteando o cabelo pelas pontas. Depois de retirar todos os nós dessa parte, parta para o comprimento e raiz dos fios, fazendo movimentos suaves para não correr o risco de arrebentá-los.

Produtos para cabelos elásticos

Shampoo personalizado sem sulfato

Os produtos mais indicados para o tratamento de um cabelo elástico são aqueles com proteínas e aminoácidos em suas composições, pois ela auxiliará na reconstrução de toda a fibra capilar.

No entanto, o uso excessivo de produtos para reconstrução capilar pode causar o enrijecimento dos fios. Por isso, é indicado usá-los com intervalos maiores e suspender o uso após a recuperação do cabelo, ok?

Além disso, busque utilizar shampoos sem sulfato para não agredir ainda mais seus fios que já estão danificados. E, se quiser resultados ainda mais potentes, temos um produto incrível para indicar: nossa máscara hidratante! Ela é totalmente personalizada para as necessidades atuais do seu cabelo e feita à base de ingredientes naturais.

Entre os nossos ativos mais utilizados para a reconstrução de fios elásticos temos o Rep Hair, o Resistanse, o Sublim Hair, o Nutrimell e o Hidra Hair Sphere - todos escolhidos cuidadosamente para dar a reconstrução necessária e profunda aos seus cabelos.

Vale lembrar que a nossa máscara hidratante não atua somente na reconstrução dos fios, mas também em sua hidratação e nutrição. Incrível, né?

E ai, pronta para fazer um verdadeiro cronograma capilar no chuveiro com nossos produtos personalizados? Eles possuem ativos especialmente selecionados para dar ao seu cabelo os melhores cuidados! Faça já a sua fórmula e experimente os resultados da nossa máscara hidratante. O seu cabelo elástico irá te agradecer para sempre!

Lavagem não-agressiva: tudo sobre low poo, no poo, co-wash e mais!

Lavagem não-agressiva: tudo sobre low poo, no poo, co-wash e mais!

Manteiga de manga e os benefícios para cabelos e pele

Manteiga de manga e os benefícios para cabelos e pele

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento