index

Faça o Teste e
Descubra o Kit Ideal
para Você

Conheça os benefícios do ginseng para o cabelo e saúde

Conheça os benefícios do ginseng para o cabelo e saúde

Os benefícios do ginseng já são muito conhecidos entre a famosa medicina alternativa. Esta planta é bastante popular na Coreia, Sibéria e no norte da China por suas propriedades energizantes para a saúde do corpo, coração e cabelos.

Nos fios, acredita-se que os benefícios do ginseng se dão pela prevenção e combate à queda capilar, além de estimular o crescimento mais forte e saudável dos cabelos, quando usado como ingrediente nas fórmulas de cosméticos.

Quer saber mais sobre esse ingrediente tão famoso? Confira nosso post e descubra os demais benefícios desta planta!

O que é ginseng?

O ginseng consiste em raízes secas do panax ginseng utilizado na medicina por milhares de anos na Ásia Oriental.

Por muitos anos, pesquisas medicinais evidenciaram os benefícios do ginseng para o corpo e mente. Afinal, os chineses acreditavam que ele era capaz de aumentar a longevidade, melhorar a saúde geral, o apetite e aumentar a capacidade de memória.

Por ser rica em suas propriedades, o cultivo dessa raiz é complexo e demanda muito tempo. A sua semente, por exemplo, demora de 18 a 20 meses para germinar e de 5 a 7 anos para maturar. Além disso, não se pode cultivar essa planta duas vezes no mesmo solo. Tudo isso transforma o ginseng em um produto de alto valor!

No caso do ginseng brasileiro, as plantas são chamadas fáfias e pertencem ao gênero Pfaffia e à família Amaranthaceae. Assim como a planta asiática, elas podem ser tomadas em chás ou cápsulas para combater a fadiga e o estresse, além de melhorar a memória, atenção, concentração e visão. Legal, né?

Quais são suas propriedades?

Por causa de suas propriedades antioxidantes, o ginseng possui ação anti-idade, combate os efeitos nocivos dos raios solares e poluentes ambientais, além de estimular a produção de colágeno, diminuindo rugas e marcas de expressão.

Os ginsenosídeos - principais compostos da raiz de ginseng - também estão muito associados a propriedades anti-inflamatórias. Assim, quando aplicado no couro cabeludo, este ingrediente é capaz de devolver os nutrientes em falta para a raiz dos fios, o que os torna ainda mais fortes.

Além dessas propriedades, o ginseng brasileiro também possui características antitumorais e é capaz de atuar como antiviral e um poderoso estimulante metabólico.

Benefícios do ginseng para o cabelo

Mulher passando a mão no cabeloDeu para perceber que os benefícios do ginseng são para todo o nosso organismo, né? Ele pode atuar diretamente no aspecto da pele e na nossa saúde em geral.

Mas… Que tal dar uma olhadinha nos benefícios do ginseng para os cabelos? Confira tudo que este ingrediente incrível pode te proporcionar:

Combate à queda de cabelo

Além dos benefícios do ginseng para tornar os fios mais fortes, este ingrediente também é incrível para a queda capilar. Afinal, com uma raiz mais fortalecida, a queda também acaba sendo menor, visto que os cabelos já crescem com uma nutrição total.

No comprimento e pontas, a raiz de ginseng também pode ajudar o cabelo a absorver melhor as vitaminas que os fios precisam, de acordo com suas reais necessidades.

Prevenção da caspa

O ginseng também possui um composto antibactericida - a saponina - que pode auxiliar nos benefícios do gensing para o combate e prevenção da caspa.

Porém, para ter certeza das causas e do melhor tratamento para o seu problema capilar, não deixe de consultar um médico especialista, ok? Ele pode avaliar os seus fios e indicar as soluções mais seguras e os produtos mais apropriados para o seu caso.

Proteção dos fios

Por se tratar de uma planta, a raiz de ginseng contém celulose. Sabe o que isso significa?

Simples… Essa substância fortificante ajuda a formar uma película fina e super resistente em volta das fibras capilares, formando uma barreira contra as agressões externas, como o sol, a poluição, o vento e a umidade.

Prevenção de fios brancos

Um dos maiores benefícios do ginseng está relacionado não apenas ao cabelo grisalho, mas também um cabelo envelhecido e poroso.

Isso porque, a raiz desta planta possui óleos e fitosteróis que, por sua vez, estão relacionados a características antioxidantes, que combatem os radicais livres - principais responsáveis pelo envelhecimento dos fios.

E sabe o que é mais legal? A Pffafia - ou ginseng brasileiro - também é um dos nossos ingredientes! Ela é utilizada em nossos shampoos e condicionadores por causa de suas propriedades tonificantes, refrescantes e restauradoras.

Mas e aí, que tal conhecer mais sobre os ingredientes naturais que nossas fórmulas possuem? Você vai adorar descobrir os benefícios que eles podem proporcionar ao seu cabelo!

×